Pular para o conteúdo principal

Benefícios da musculação para a vida longa


 A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade
fonte:gmacademia.com.br
"Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.  A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila. "Esse é um trecho do artigo Benefícios da  musculação para a vida social e para o aumento da auto estima na terceira idade, publicado pela Revista brasileira de qualidade de vida. Este artigo tem o intuito de aprofundar os conhecimentos na área da musculação dando ênfase aos possíveis benefícios que essa atividade pode trazer à vida social e à auto-estima." 

Marco Antonio Bettine de Almeida
Os autores são Marco Antonio Bettine de Almeida, graduado em Educação Física e Direito; doutor em Sociologia do Lazer pela Unicamp - SP, atualmente professor Associado da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades; 
Bárbara Pavan







e Bárbara Pavan, graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, SP; é empresária na área de fitness em Frutal, MG. Ela conhece bem o assunto e trabalha muito.                                                                                          

Algumas academias oferecem um programa especificamente voltado a meia e terceira idade
fonte : lafayettefamilyymca.org

  Você pode ter se assustado com o fato de os quarenta anos marcarem o início das doenças geriátricas. Na verdade, consideramos da terceira idade o indivíduo de 65 anos; a questão é que se os hábitos da pessoa são pouco saudáveis, especificamente se, entre esses, estiverem o  sedentarismo e a má nutrição, a própria condição da pessoa pode propiciar distúrbios que, mais tarde, podem ser difíceis de combater. Se, em contrapartida, o indivíduo conscientiza-se da necessidade de ter boa alimentação e praticar exercícios regularmente, há muito mais chances de evitar doenças e ter mais longevidade, com qualidade de vida. Aí entra a questão da musculação, dando suporte a um programa de exercícios, que, além da própria musculação, pode incluir um pouco de exercício aeróbico, exercícios de flexibilidade e alongamento. Um programa desses dá um enorme diferencial a uma pessoa de meia idade e da terceira idade, economizando muitas idas e vindas a consultórios médicos, laboratórios, hospital... e muito mais fôlego para lidar com a rotina diária.
  
A musculação dá força, massa muscular e resistência para enfrentar a rotina
fonte : imagui.eu
Quais os benefícios da atividade física a partir da meia idade ?
 "Os benefícios da atividade física a partir da meia idade podem ser analisados na perspectiva individual ou social. Podemos classificar as vantagens da seguinte maneira: benefícios fisiológicos – controle dos níveis de glicose, maior capacidade aeróbia, melhoria na flexibilidade e equilíbrio, benefícios psicológicos - relaxamento, redução na ansiedade e melhoria na saúde e diminuição no risco de depressão e por fim benefícios sociais – indivíduos mais seguros, maior integração com a comunidade e funções sociais preservadas."
A musculação combate a osteoporose e ajuda a melhorar as funções cerebrais
fonte: diamond.bapala.org
Por que é importante a realização de exercícios com sobrecarga na terceira idade ?
 "Há certo consenso sobre a influência positiva do exercício físico com sobrecarga, inclusive na terceira idade. Mulheres e homens experimentam importantes adaptações fisiológicas e de desempenho ao treinamento de resistência independentemente da idade." 
    Através dos exercícios de musculação, além de aumento da musculatura, há também ganho na circulação sanguínea. Segundo a médica vascular, dra. Fernanda Damasio, especialista em cirurgia vascular e endovascular, os exercícios com pesos, aumentando o fluxo de sangue, provocam o surgimento de novas veias e artérias secundárias.
A musculação torna a mulher mais forte e jovial
fonte : www.irishtimes.com

 Acompanhando um programa de exercícios de musculação, como deve ser a alimentação  e repouso ?
  "Alimentação e repouso (sono) são variáveis muito importantes nesse processo. O aumento da ingestão calórica, juntamente com a ingestão adequada de proteína (1,6 a 1,8 gramas por quilo de peso corporal) e ingestão reduzida de gorduras, sobretudo, as saturadas, é o princípio alimentar mais importante para ganhos de massa muscular durante o treinamento de força. A ingestão adequada e regular de carboidratos também é um fator importante no treinamento de força."
É possível organizar um grupo especial na academia; você faz o ambiente
fonte : www.medicalnewstoday.com
Qual o papel da atividade física no combate à incapacidade motora em idosos ?
 "As incapacidades físicas ocorrem com frequência em idosos. Estima-se em torno de 20% a 30% o número dos indivíduos acima de 70 anos que vivem na comunidade e que relatam incapacidades para realizar  certas tarefas. Bons níveis de aptidão física em idosos têm se mostrado indicador importante sobre a melhoria de vários aspectos físicos e funcionais, por exemplo, bons parâmetros de composição corporal, controle de peso, capacidade funcional e condicionamento físico melhorado."
Estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia(EUA) mostra que o exercício melhora o humor da mulher
fonte : www.stuff.co.nz
Quais seriam os aspectos sociais do envelhecimento hoje em dia na cultura ocidental ?
  "O processo de envelhecer carrega um estereótipo social negativo muito grande, fundamentando uma ideia errada de que obrigatoriamente o envelhecimento causa incompetência comportamental. Nessa desvalorização, o idoso diminui a sua participação no meio social, gerando um sentimento de inutilidade, levando-o a apresentar problemas orgânicos e psicológicos, ocasionando o isolamento social." 
Praticar exercícios físicos na meia idade evita todos os tipos de câncer
fonte : broscience.com
Como o exercício físico regular poderia contribuir para a qualidade de vida das pessoas de meia idade e idosos ?
  " O exercício físico é um instrumento de prevenção e manutenção da saúde psicossocial do idoso, pois, através de atividades prazerosas, as limitações próprias da idade se dissipam ou minimizam, colaborando para a integração social, desenvolvimento do espírito de equipe, restauram-se a independência e autonomia, promovendo a inclusão e maior habilidade frente às tensões, contribuindo para diminuir a ansiedade, a tristeza, a solidão e a impaciência."
A musculação fortalece os músculos; o ideal é fazer os exercícios com orientação de um instrutor
fonte : imgcop.com
 
Podemos dizer que houve uma evolução da ciência com relação a estudos sobre envelhecimento ?
 "Nos últimos anos houve um interesse científico representativo pela temática do envelhecimento, destacando a importância da prática regular de atividade física e uma intervenção nutricional adequada. Há uma tendência a considerar  que os efeitos degenerativos do envelhecimento são consequência do sedentarismo, imobilidade e desadaptação social. Esse é o grande desafio para todas as áreas do conhecimento: atribuir qualidade de vida a essa população, que tem possibilidade de viver mais, e, sobretudo, de viver com  mais qualidade e dignidade."
A musculação garante um ganho de massa muscular através de treinos regulares
fonte : www.abc.net.au

Como o exercício físico poderia contribuir para a melhora dos aspectos sociais durante o envelhecimento ?
   Em relação ao círculo de amizades, a autoestima negativa leva a pessoa a se afastar do seu grupo social por sentir-se incapaz de manter um relacionamento profundo e significativo, levando-a ao isolamento. Na velhice é normal que exista uma diminuição dos contatos sociais, provocando estado de solidão nos idosos. Porém, o engajamento de indivíduos desta faixa etária em programas de exercícios pode proporcionar a ampliação do círculo de amizades e, desta forma, contribuir no processo de integração social e elevando a autoestima do idoso."
Os exercícios de alongamento dão flexibilidade e são importantes no final do treino de musculação
fonte : www.health.qld.gov.au
   É uma pena que, com tantos benefícios, não haja mais programas de exercícios físicos e , em especial, de musculação para pessoas de meia e terceira idade. O setor público deve estar atento a esse fato, bem como o privado. Há, inclusive a possibilidade de parcerias entre ambos. É uma questão a se pensar : turmas e horários diferenciados, treinos em locais externos como condomínios e ginásios públicos.
  E por que não começar uma campanha para atrair pessoas que não gostam dessa conotação de sensualidade que existe em torno dos treinos de musculação para participar das atividades da academia? Talvez seja uma questão de fomentar o uso de roupas esportivas bonitas, elegantes, arejadas, mas menos  provocantes, e criar um clima mais de família em cada academia. Pode ser um pouco delicado para quem tem empresa no setor de fitness, mas, com certeza, é um desafio que trará mais conhecidos, amizades e, certamente, bons lucros.

Comentários

  1. Excelente post! Faço musculação a mais de 30 anos e com certeza estou muito melhor de saúde do que a maior parte das pessoas da minha idade. Infelizmente noto que o grupo de meia idade e terceira idade ainda é muito reduzido nas academias, mesmo nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,