Pular para o conteúdo principal

Exercício físico faz parte da receita médica

O exercício físico deve ser parte da prescrição médica, como um remédio
fonte : www.arthritis.org

 "A porcentagem de indivíduos com hábitos sedentários tem aumentado nos últimos anos, sendo o sedentarismo um fator de risco importante das doenças crônicas não transmissíveis, nomeadamente das doenças cardiovasculares. Assim, é de extrema importância que ocorram alterações na nossa sociedade, especialmente, nas atitudes, nos valores e na conduta no que concerne à relação entre a saúde e o exercício físico.
   Há evidência que a inclusão do exercício físico na prescrição médica é um caminho viável para diminuir os níveis de sedentarismo da população em geral.
   A prescrição de exercício físico deve ser vista como um processo pelo qual se recomenda um programa de exercícios de forma sistemática e individualizada, segundo as necessidades e preferências de cada pessoa, com a finalidade de obter os maiores benefícios com os menores riscos. Não basta indicar que se deve fazer exercício. À semelhança de como se faz com qualquer outra medicação, é necessário especificar os aspectos quantitativos e qualitativos do exercício físico." Esse é um trecho do artigo  Prescrição de exercício físico: sua inclusão na consulta", da médica portuguesa Diana Carneiro, que era então residente do primeiro ano da Formação Específica de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde Familiar Horizonte – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Portugal. Esse artigo, muito bem redigido, foi publicado pela Revista Portuguesa de Clínica Geral.
   Os benefícios do exercício físico são tão evidentes como os danos que o sedentarismo tem causado à população mundial, em todas as faixas etárias. A ideia da autora desse artigo é bastante oportuna, pois apresenta uma maneira simples e prática de conscientizar os indivíduos da necessidade de adotar um programa regular de atividade física.
A disposição de aprender e melhorar a técnica já nos faz mais jovens
fonte:ussportscamps.com
 Para que se torne eficaz, como deve ser elaborado um programa de exercícios ?
  "O exercício físico implica a existência da planificação de uma atividade, com o objetivo de melhorar a qualidade da saúde de cada indivíduo."
É realmente inquestionável o fato de que a atividade física promove a saúde ?
"Os benefícios do exercício físico são indiscutíveis, sendo este responsável pela promoção do bem-estar psicológico e redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas depressivos, melhoria das funções cognitivas, melhoria da auto-imagem e da auto-estima, diminuição do absentismo laboral, ajuda no controle da tensão arterial, do perfil lipídico e das glicemias, melhoria do padrão de sono, ajuda no controle do peso, maior mineralização dos ossos em idades jovens, contribuindo para a prevenção da osteoporose e de fraturas em idades mais avançadas, prevenção e controle das doenças crônicas."

Quando o instrutor sabe ensinar, é possível aprender a nadar em qualquer idade
fonte: www.artofswimming.com
Na União Européia, existe uma recomendação específica sobre a frequência dos treinos ?
 "De acordo com os documentos orientadores da Organização Mundial da Saúde, a meta recomendada pela União Europeia e os seus Estados-membros para adultos saudáveis, com
idade entre os 18 e os 65 anos, é de 30 minutos de exercício físico de intensidade moderada, 5 dias por semana; ou pelo menos 20 minutos de exercício físico de intensidade vigorosa, 3 dias por semana. A dose necessária de exercício físico pode ser acumulada em sessões de pelo menos 10 minutos e poderá compreender uma combinação de períodos de intensidades moderada e vigorosa. Para adultos com mais de 65 anos, deverão em princípio ser alcançadas metas idênticas às de adultos mais jovens. Nesta faixa etária são ainda especialmente importantes exercícios de flexibilidade, de fortalecimento muscular e de equilíbrio. Os jovens em idade escolar devem participar diariamente em 60 minutos, ou mais, de atividades de intensidade moderada a vigorosa, sob formas adequadas do ponto de vista do crescimento, divertidas e que envolvam uma variedade de atividades. O tempo total poderá ser acumulado em sessões de pelo menos 10 minutos."

Correr permite queimar as gordurinhas indesejáveis em pouco tempo
fonte: .verywellfit.com
Quando começou essa preocupação em fazer com que o próprio médico recomende atividade física aos pacientes em tratamento ?
  "Um dos temas abordados na reunião anual do American College of Sports Medicine, que teve lugar em Denver em Junho de 2011, foi precisamente o aconselhamento sobre exercício físico. O autor desta comunicação referiu que existe evidência que cerca de dois terços das pessoas estariam dispostas a serem mais fisicamente ativas se os seus médicos realizassem um aconselhamento nesse sentido. Além disso, foi também referido que a maioria das pessoas considera que, se o aconselhamento sobre exercício físico fosse realizado por um médico ativo e saudável, seria mais credível e motivador. Foi também salientado a necessidade dos atuais e futuros médicos compreenderem a importância da transmissão de orientações acerca do exercício físico a cada pessoa. Nesta mesma comunicação foram transmitidos os resultados de um estudo que revelou que os estudantes de medicina com hábitos saudáveis, que praticam exercício físico de forma regular, estão mais propensos a prescreverem exercício físico na sua prática clínica futura."
Voltar à forma depois da gestação exige muito sacrifício e determinação
fonte: www.hopkinsmedicine.org
Não será para o médico uma tarefa muito árdua a de conscientizar o paciente para a necessidade de exercitar-se ?
  "Ajudar as pessoas a modificarem os seus comportamentos em saúde é uma tarefa árdua mas não impossível. O comportamento individual é determinado por múltiplos fatores pessoais, institucionais, ambientais que operam e interagem a nível individual, interpessoal e comunitário. O movimento é uma forma de comportamento que implica o indivíduo no seu todo, nas suas dimensões biológica, psicológica e social. O aconselhamento individualizado implica uma avaliação dos níveis de exercício físico, dos níveis motivacionais e das preferências, bem como dos riscos de saúde relacionados com o exercício físico e o acompanhamento da evolução verificada."
Para que a prescrição de exercícios seja realmente benéfica, quais os cuidados necessários ?
  "A prescrição de exercício físico necessita de um conjunto de conhecimentos científicos e de normas elementares, fundamentais para que se obtenha um bom resultado. Quando se pretende realizar uma prescrição a este nível, deve-se esclarecer as suas indicações/objetivos para se evitarem más orientações, que podem induzir consequências nefastas para a saúde das pessoas. Não basta indicar que se deve fazer exercício, é necessário especificar os aspectos quantitativos e qualitativos do exercício físico, como se faz com qualquer outra medicação. Considera-se, mesmo, uma verdadeira prescrição, semelhante a outras terapêuticas, com as suas indicações e efeitos secundários."
Na prática, como isso se traduz ?
 "Portanto, o ato da prescrição de exercício físico deve conter os seguintes itens: tipo, frequência, duração, intensidade, regularidade, progressão e personalização. Contrariando, assim, o que se faz habitualmente na prática clínica, onde apenas se aborda o tema de uma forma leve, realizando-se um aconselhamento mínimo sem regras."
Caminhar regularmente em passo firme e com certa velocidade também é um ótimo exercício
fonte: www.telegraph.co.uk
Qual seria a recomendação geral para a adoção de um programa de exercícios ?
  "Qualquer exercício físico deve ser regular, portanto deve-se praticar um exercício físico de forma contínua e sistemática. Qualquer programa de exercício físico deve permitir uma progressão lenta, com um aumento gradual da duração, da frequência e da intensidade. Cada sessão deve iniciar-se por um período de aquecimento proporcional à sua duração e terminar com um período de arrefecimento."
E, de maneira individualizada, como se daria a prescrição de exercícios ?
  "A personalização do exercício físico engloba vários itens: sexo, idade, passado desportivo, gostos, tempo livre, horários preferenciais, grau de solicitação energética da atividade profissional e doméstica, objetivos e motivação de cada um, antecedentes pessoais, os problemas médicos atuais e a medicação habitual. Deve, ainda, ter-se em consideração as capacidades específicas de cada pessoa (resistência aeróbia, resistência anaeróbia, velocidade, força, coordenação neuromuscular e flexibilidade)."

A criança tem que ter vida ativa, a começar pelas brincadeiras
fonte: www.abc.net.au
Para concluir, qual seria o seu conselho aos médicos no sentido de ajudar os pacientes na adesão a um programa de exercícios ?
"A prescrição de exercício físico deve tornar-se uma componente integral da prática clínica nos cuidados de saúde primários. É difícil imaginar uma abordagem com maior potencial na promoção da saúde da nossa população. A necessidade de mudança de comportamentos em
relação ao exercício físico é dupla. Os indivíduos devem realizar uma revisão às prioridades na sua vida e os médicos devem rever o seu papel na promoção da saúde e na prevenção da doença. Está demonstrada a eficácia do aconselhamento de exercício físico baseado nos modelos de mudança de comportamentos e nos instrumentos/protocolos de apoio. Existem estratégias definidas para a realização de aconselhamento de exercício físico durante as consultas em cuidados de saúde primários. Presentemente prescrever exercício físico é imperativo ético, tão importante como a prescrição de um plano alimentar ou de um fármaco. Existem condições para que o aconselhamento de exercício físico não seja negligenciado. Não vamos desistir dos nossos pacientes, vamos ajudá-los a tornarem-se mais ativos. Mexam-se pela saúde da nossa sociedade! Está lançado o desafio para todos nós!"
  Caro leitor, está tão claro o que a doutora Diana recomendou, que eu, se tentasse acrescentar alguma coisa, correria o risco de estragar. Como você também deveria fazer, vou somente verificar se meus trajes esportivos e tênis estão em ordem para a próxima sessão...ou melhor, para cumprir o que a médica prescreveu neste artigo.

Não há desculpa de mau tempo quando alguém está determinado a exercitar-se
fonte: clubsatriversity.com

 Gostaria de aproveitar a ocasião para divulgar o livro Fisiologia do Exercício, coordenado pelos professores Marília dos Santos Andrade, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), e Claudio Andre Barbosa de Lira, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Destinado aos estudantes, professores e profissionais das áreas de Ciências da Saúde e Ciências da Atividade Física, este livro é uma ferramenta de referência para os professores não somente da disciplina de Fisiologia do Exercício mas também de disciplinas como Bioquímica do Exercício, Avaliação da Aptidão Física e Prescrição de Exercício para Pessoas com Necessidades Especiais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,