Pular para o conteúdo principal

Sorrir, um exercício que dá longevidade

Bom humor, riso e positividade beneficiam o funcionamento de todo o organismo
fonte: brathay.org.uk

 "O riso é uma das principais expressões utilizadas na comunicação social. Causa bem estar e conecta pessoas desviando-as, em certos momentos, de situações de estresse e dificuldades cotidianas. É um fenômeno universal que ultrapassa culturas, idade e grupo étnicos. Teorias sobre o humor são relatadas desde a época de Aristóteles...
...O humor e o riso nem sempre tiveram uma conotação positiva. Rir dos menos afortunados era socialmente aceitável até o fim do século XVII. Seguindo o movimento humanista do século XVIII, entretanto, esta forma de humor passou a ser vista como negativa e socialmente inaceitável. No século XX, Freud (1928) via o humor como um dos mais saudáveis mecanismos de defesa psicológica...
...Desde 1970, muitos estudos sobre o humor relacionados à saúde têm surgido. O humor, particularmente o riso, como forma terapêutica é uma ciência nova. O estresse, a baixa imunidade e algumas doenças como câncer, parecem estar associados ao desânimo, tristeza e a sentimentos negativos (raiva e ódio) reprimidos no indivíduo. Já a recíproca seria verdadeira? Quanto o riso, a alegria e o bom humor poderiam beneficiar a saúde do organismo como um todo?" Esses são trechos do artigo Riso e bom humor que promovem a saúde, cuja autora é Renata Campos Capela.



Renata Campos Capela
Ela é biomédica, graduada pelo Instituto de Biociências da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Neto, Unesp, é mestre em Doenças Tropicais e doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Unesp, Botucatu.


  O leitor poderia pensar que não há conexão entre sorrir e praticar exercício físico para  ter boa saúde. Eu argumentaria que tudo o que diz respeito à saúde do leitor é relevante; se sorrir faz bem para a saúde mental e física, vamos tentar compreender o fenômeno. Que sorrir é um exercício, disso não tenho dúvida, pois trabalha a musculatura facial. E, além do mais, dependendo da ocasião, pode ser um exercício especialmente árduo, não é verdade? Bem, acho que consegui, ao menos, despertar sua curiosidade. Então vamos mergulhar no assunto, que pode ser de grande benefício para sua vida.



Para sorrir, você pode utilizar o Zigomático Maior (que produzirá um grande sorriso largo) e de outros levantadores de lábio superior como o Levantador do Ângulo da Boca e o Levantador do Lábio Superior. Além disso, o sorriso pode envolver também a área dos olhos. Nesse caso, contraímos a parte orbicular do Músculo Orbicular dos Olhos. Existem diversos tipos de sorrisos que podem envolver a contração de outros músculos como o Platisma e o Risório, por exemplo.
fonte: https://ibralc.com.br/anatomia-de-um-sorriso/

Como ocorre em termos biológicos, esse mágico exercício do sorriso ?
 "Estudiosos concordam que existe uma forma de integração entre riso, expressão facial, respiração e reações autonômicas. As investigações de correlações neurológicas do humor e do riso têm sido estudadas nas últimas duas décadas e parecem depender de dois caminhos neuronais parcialmente independentes. 
“É forte a transformação causada no corpo físico pela mente preenchida de sentimento de gratidão, pela mente dócil e pela alegria” (Masaharu Taniguchi)
fonte: lsbu.ac.uk
E qual seria o efeito psicológico do sorrir ? 
 "A expressão fisionômica traduz o estado mental do ser humano. William James (1958), filósofo e psicólogo norte-americano disse: a fisionomia reflete os pensamentos, mas, por outro lado, os pensamentos também sofrem a influência da expressão fisionômica. Em outras palavras, mesmo que a pessoa esteja com o pensamento sombrio, se ela dá gargalhadas (expressão fisionômica), seu pensamento muda e a pessoa torna-se alegre."
Sorrir habitualmente é uma das características de quem tem elevado quociente de inteligência emocional
fonte:talentsmart.com
Como a filosofia oriental abordaria o mesmo tema ?
"O filósofo oriental, Masaharu Taniguchi (1930), explica em sua obra que viver sorrindo alegremente atrai pensamentos positivos que contagiam o ambiente, influenciando o estado mental das pessoas e, consequentemente o próprio corpo. Aqueles que manifestam doenças passam a manifestar saúde quando praticam o riso. Para Taniguchi, a doença é causada pela mente e curada pela mente: É forte a transformação causada no corpo físico pela mente preenchida de sentimento de gratidão, pela mente dócil e pela alegria.”

Quanto às pesquisas, poderíamos dizer que caminham nesse mesmo sentido?
"Inúmeras pesquisas utilizando o riso como terapia demonstram a importância desta prática. O riso estimula a produção de endorfinas, o que diminui ou previne a dor; diminui pressão sanguínea; diminui doenças cardíacas; diminui hormônios do estresse e consequentemente, o estresse. Segundo um estudo de Fry (1992), rir cem vezes durante o dia tem os mesmos efeitos cardiovasculares que fazer exercícios de remo durante 10 minutos. Os benefícios físicos do humor foram comparados a exercícios aeróbicos. O humor demonstrou aumentar a tolerância à dor, sendo um poderoso mecanismo de luta usado para diminuição de medo, ansiedade, estresse psicológico além de melhorar habilidade de lutar contra doenças."

 “A fisionomia reflete os pensamentos, mas, por outro lado, os pensamentos também sofrem a influência da expressão fisionômica "( William James)
fonte: germany.travel
Há mais estudos importantes que relacionam bom humor e saúde ? 
"Um novo ramo da ciência, conhecido como neuropsicoimunologia, estuda a interação entre o sistema nervoso, o imune e o endócrino. A comunicação perfeita entre a mente e estes sistemas seria responsável pela saúde do organismo. Substâncias como neurotransmissores (são substâncias químicas produzidas pelas células nervosas, com a função de enviar informações a outras células) e citocinas (moléculas envolvidas na emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes,ou seja, de defesa) do sistema endócrino e imune, respectivamente, desempenhariam papel importante neste processo. Estudos evidenciaram os benefícios do riso no sistema imune como aumento do número e da atividade de células natural killer (células que matam células tumorais), células T (são um grupo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos), aumento de anticorpos da classe IgA (Imunoglobulina A ou IgA é um anticorpo que participa da imunidade das mucosas) e de interferon gama (é uma proteína que ajuda a defender as células), além da diminuição do hormônio do estresse. Também observou-se aumento na atividade das células tipo natural killer, importantes na defesa contra tumores, mostrando os efeitos do riso e do bom humor no aumento da atividade desse componente imunológico, ao mesmo tempo em que os estados depressivos enfraqueciam esse aspecto da defesa orgânica."

Se rir e sorrir fazem bem, e se uma pessoa não se sente feliz, teria sentido que ela se forçasse a dar um sorriso para melhorar o humor ? 
"Diversos cientistas confirmam que a melhora do humor foi demonstrada mesmo quando o riso foi forçado sem nenhum estímulo prévio." 

Qual seria o diferencial da pessoa que procura viver de bom humor, ou, como diríamos, de bem com a vida ? 
"John Morreall (1987), fundador da Sociedade Internacional de Estudos do Humor, afirma que a pessoa que tem sentido de humor, não só é mais descontraída perante situações potencialmente estressantes, como também as compreende de forma mais flexível. Mesmo aquele em cujo ambiente não ocorram muitas coisas, a sua imaginação e criatividade vão afastá-lo da rotina mental permitindo desfrutar de si mesmo, evitar o aborrecimento e a depressão."

" Humor também se refere a ser capaz de rir de si mesmo e algo que provoque graça"( Renata Campos Capela)
fonte: child-encyclopedia.com
Existem pesquisas que demonstram resultados científicos sobre saúde em relação ao bom humor ? 
"Um estudo acompanhando homens por um período de 10 anos revelou que indivíduos otimistas podem ter maior proteção contra doenças coronarianas quando comparados com pessimistas, mesmo em idade avançada. O humor teria uma influência positiva no combate ao câncer de mama. Uma revisão em oncologia sugere que o humor pode surgir também em casos de câncer de duas formas, espontaneamente durante a conversa entre o oncologista e o paciente; e o humor encontrado no próprio paciente, fazendo com que ele veja o lado bom do tratamento. O papel do humor pela experiência de médicos e enfermeiros é visto como parte do cuidado psicossocial do paciente; com respeito e sensibilidade, o humor é valioso e pode ser associado a outros cuidados médicos. O humor pode diminuir dor e ansiedade em pacientes, normalizando situações de estresse. Um artigo de revisão aponta os benefícios do riso, principalmente relatados em ensaios clínicos controlados e randomizados (o estudo clínico randomizado ou ECR, é uma das ferramentas mais poderosas para a obtenção de evidências para o cuidado à saúde; apesar de algumas possíveis variações, baseia-se na comparação entre duas ou mais intervenções, as quais são controladas pelos pesquisadores e aplicadas de forma aleatória em um grupo de participantes. Fonte: usp.br), e em estudos de intervenção. Rir tem mostrado evidências desses efeitos benéficos tanto fisiológicos como psicológicos no organismo e poucos efeitos adversos. "

Quais seriam suas próprias conclusões ao final dessa pequisa ? 
"Estudos que envolvem o humor e o riso estão mostrando sua importância para melhorar não só a saúde, mas também a qualidade de vida e a longevidade. Parece que o riso tem mesmo poder terapêutico. O riso franco pode trazer benefícios, não tem custo, causa bem estar em quem ri, influencia pessoas e o ambiente. O riso é a mais barata e eficaz das drogas. O riso é um remédio universal, segundo o filósofo Bertrand Russel. Que tal aplicarmos esta prática no dia-a-dia? "
Vous n'avez pas besoin de beau temps, pour faire du beau temps, não é preciso bom tempo para fazer bom tempo
fonte: shootmytravel.com
  Acredito que o leitor, ao refletir sobre esse assunto, poderá concluir que rir, sorrir e ter bom humor são atitudes e  hábitos que podem dar uma contribuição muito positiva à saúde. É interessante como certos estudiosos, como o norte americano Travis Bradberry, que escreve sobre Inteligência Emocional, relaciona o hábito de sorrir à pessoa que tem alto quociente de inteligência emocional. Costuma-se definir Inteligência Emocional como um estágio avançado na evolução do pensamento humano, onde a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa seja dada de forma organizada. Poderíamos associar essa forma de inteligência ao equilíbrio emocional. Ora, uma pessoa que tem o hábito de sorrir, costuma sorrir independentemente das circunstâncias, favoráveis ou não. É como disse um transeunte ao observar uma obra de uma cena ensolarada que executava  o pintor brasileiro Antonio Bandeira, sob nevoeiro, nos arredores de Paris : " Vous n'avez pas besoin de beau temps, pour faire du beau temps" (Novis, Vera; "Antonio Bandeira, um raro", ed. Salamandra); a tradução seria você não precisa de bom tempo para fazer bom tempo. Talvez pudéssemos adaptar o nosso tema a esse lema, quer dizer, ter bom humor, rir e sorrir,  quando uma pessoa procura ter uma visão mais positiva, é uma ótima solução, ainda que nem tudo contribua para isso. 

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,