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Exercício físico e equilíbrio emocional

Os jogos cooperativos possibilitam praticar o exercício físico junto com o exercício da convivência harmoniosa entre todos
fonte:drjuliemompreneur.com

"Na atual sociedade, a competição está cada vez mais presente, o que se torna uma postura vista como um comportamento natural dos indivíduos. Certamente, a competição, sob os mais diversos aspectos, esteve presente na história evolutiva do ser humano. Entretanto, observa-se que a ênfase em atividades competitivas pode ocasionar o rompimento de valores essenciais para o convívio social e a inclusão. A questão do aprender é essencial para a evolução do ser humano; a aprendizagem acontece progressivamente, pois o que se aprende hoje pode influenciar a forma como se executam as tarefas. Ao ser inserida na escola, a criança traz consigo várias vivências sobre movimento, corpo e cultura corporal. A Educação Física pode ser entendida como uma disciplina curricular que busca inserir e integrar os alunos à cultura corporal, contribuindo para a formação do cidadão que vai produzir e reproduzir, para desfrutar do esporte, jogos, dança, lutas e ginástica em prol do exercício crítico da cidadania e do aumento da qualidade de vida. Este estudo tem a finalidade de verificar as possibilidades de desenvolver atividades cooperativas no contexto escolar, que oportunizam ao aluno experimentar e vivenciar novas formas de jogar, sem a obsessão de ganhar ou perder, mas sim, com o intuito de cooperar e auxiliar." Esse é um trecho do artigo A Importância dos Jogos Cooperativos no Contexto Escolar, cujos autores são Vinicius Tallar, graduado em Educação Física e especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Gama Filho e Dra. Marcela Lima Cardoso Selow, graduada em Odontologia, mestre em Educação e doutora em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


  Todos os que participam de alguma forma do processo educativo, seja como pais ou educadores, e têm a responsabilidade de educar bem desde o bebê até os futuro PhD (o título de PhD é equivalente ao título de doutor, porém essa nomenclatura é mais utilizada nas universidades anglo-saxônicas; aqui foi usado só para fazer uma brincadeira por causa da rima) sabem que é preciso um constante questionamento sobre métodos e procedimentos. Quem não faz isso, corre o risco de parar no tempo e de perder uma chance  de renovar-se. Seria muita presunção, da parte do educador, pensar que já sabe tudo e que, além disso, que não erra nunca. Foi por causa desse saudável questionamento que surgiu a ideia dos Jogos Cooperativos, que podem nos ajudar a refletir sobre o nosso papel de educadores.


Terry Orlick

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas. Um dos percursores dos Jogos Cooperativos é Terry Orlick, da Universidade de Ottawa no Canadá, que em 1978 publicou o livro "Winning Throught Cooperation" ( editado em português como "Vencendo a Competição") obra reconhecida mundialmente, como uma das principais fontes de inspiração e compreensão dos Jogos Cooperativos. Segundo Terry Orlick," a diferença principal entre Jogos Cooperativos e competitivos é que nos Jogos Cooperativos todo mundo coopera e todos ganham, pois tais jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. Eles também reforçam a confiança em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor." (slideplayer.com.br)




Qual seria o objetivo dos jogos cooperativos ?
"O Jogo cooperativo tem o objetivo de buscar a participação de todos sem que haja qualquer tipo de exclusão, ou seja, o seu objetivo é que os participantes joguem uns com os outros e não uns contra os outros, enriquecendo assim, a socialização entre os indivíduos, a confiança entre os alunos e a participação. Um dos principais intuitos dos jogos cooperativos é criar harmonia entre as diferenças, pois quando existe o respeito aos limites do outro, ultrapassa-se a barreira do individualismo."


Qual seria a contribuição da adoção do jogo cooperativo na formação do indivíduo?
"Crianças educadas na cooperação, na aceitação e no sucesso têm uma chance muito maior de desenvolver uma saudável autoimagem, uma adequada autoestima, da mesma forma como crianças nutridas com dietas balanceadas têm uma maior chance de desenvolver corpos fortes e saudáveis." 
É possível criar novas modalidades de jogos cooperativos e promover a inclusão e a amizade
fonte: walkingbytheway.com
Qual seria a melhor forma de inserir a proposta dos jogos cooperativos na escola? 
"De acordo com Orlick, existem estratégias para começar um processo de reorganização com base nos esportes e jogos tradicionais, inserindo lentamente os valores e princípios dos jogos cooperativos, ou seja, a mudança inicia-se na estrutura de vitória-derrota dos jogos tradicionais para vitória-vitória."

Qual seria a classificação dos jogos cooperativos?
" Os jogos cooperativos podem ser classificados da seguinte forma:
 a. Jogos cooperativos sem perdedores: são jogos que podem ser considerados plenamente cooperativos, porque todos jogam juntos e ganham juntos. O jogo só é vencido se todos os participantes vencerem
 b. Jogos cooperativos de resultado coletivo: são jogos em que existe a divisão em duas ou mais equipes, que tentam romper a tradição de jogar uma contra a outra, ao contrário, o resultado final depende do esforço e da participação coletiva, e o objetivo é alcançado com todos jogando juntos
 c. Jogos cooperativos de inversão: são jogos que também envolvem equipes. O objetivo é desviar a atenção das crianças do resultado e voltá-la para a evolução e o desenvolvimento do próprio jogo.Por exemplo:
• Mudar os jogadores de time
 • Quando um jogador marcar um ponto ou um gol, ele passará a jogar no time que sofreu o gol ou o ponto
 • Quando um jogador marcar um ponto ou um gol ele será doado para o outro time
 • Quando um jogador marcar um ponto ou um gol, o jogador que o marcou vai para o outro time, levando o ponto marcado
 d. Jogos semicooperativos: em muitos jogos é comum se observar crianças sem nenhuma participação durante a partida e, somente em alguns momentos, disputam uma bola ou executam uma jogada na mesma equipe. Desse modo, os jogos semicooperativos buscam evitar isso, incorporando algumas regras que forcem a participação efetiva de todos os envolvidos e que estimulem a cooperação e a integração no mesmo grupo. Apesar de conservar a forma de jogar contra” essas adaptações incentivam os alunos mais habilidosos a colaborarem com os demais companheiros. Assim, todos jogam, e o tempo de jogo deve ser dividido igualmente para que todos participem."
É possível adaptar os jogos cooperativos para as turmas da pré-escola, estimulando o respeito
fonte:childrenshappyday.com
 

Qual seria a conclusão sobre os jogos cooperativos?
"Considera-se que os jogos cooperativos devem estar presentes no conteúdo programático, favorecendo dessa forma, a construção e reconstrução de uma sociedade inclusiva. Por meio de modificações gradativas de regras e estruturas básicas do jogo, é possível construir um ambiente de aceitação mútua entre os praticantes, motivando-os a refletir sobre as possibilidades de transformação do jogo, com o olhar voltado para a melhoria da participação, do prazer e da aprendizagem, como um todo. Além disso, pode ajudá-los a dialogar, ter tomadas de decisões em consenso e a praticarem as mudanças cobiçadas. Exercitam ainda, a reflexão comunicativa, a criatividade e a tomada de decisão por consenso, descobrindo as condições de intervenção positiva na construção, na modificação e emancipação de si mesmo e do âmbito onde estão inseridos. Propõe-se também novas condutas para que os professores de Educação Física consigam transmitir os conhecimentos com outra visão em relação à dimensão de ações no contexto escolar, que são capazes de estabelecer seu papel social e compromisso social, tendo como premissa aspectos relacionados à responsabilidade social."

  Talvez essa reflexão sobre os Jogos Cooperativos nos ajude a perceber que nós também podemos aprimorar nossa maneira de trabalhar como educadores. O mais importante na tarefa educativa é que tenhamos sempre em vista o aspecto do equilíbrio emocional do educando; educar exige muitas vezes corrigir mas é preciso ter cuidado com a maneira como corrigimos, para não desanimar aquele que recebe a correção. E, se alguém se sente inferiorizado, a tarefa do educador deve ser, nesse caso, a de ajudá-lo a recuperar a boa autoestima. Assim ganham todos, pois todos podem contribuir de alguma forma para o bem comum. E, nesse clima de cooperação que nos faz vivenciar a fraternidade, aproveito para desejar a todos um feliz Natal e um ano novo cheio de paz e de grandes realizações.














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