Pular para o conteúdo principal

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida
fonte: sportadvisory.com
 "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física, de Marcos Santos Ferreira, graduado e mestre  em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca- Fiocruz  e Alberto Lopes Najaru, Engenheiro, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência Política e Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, IUPERJ. Ambos, quando escreveram o artigo, eram membros  do Laboratório de Atividade Física e Promoção de Saúde (LASAU), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Uerj.
Campanhas públicas de promoção de atividade física podem agitar mas cabe a você perseverar
fonte: The Conversation
  Já comentamos diversas vezes que o sedentarismo é considerado uma doença. A partir desse enfoque, existe uma real preocupação dos governos em fomentar campanhas de conscientização sobre a necessidade de aderir a um programa regular de exercícios. Os pesquisadores tentaram, neste artigo, fazer uma reflexão tentando avaliar os resultados efetivos dessas campanhas: aparentemente, não falta empenho por falta dos organizadores que, trabalhando com muita intensidade, conseguem animar muita gente a começar um programa de atividade física. O que os pesquisadores questionam é se as pessoas que deram o primeiro passo nesse caminho, continuam com a mesma disciplina e empenho, apesar de já terem passado os primeiros treinos e já não existir aquele...entusiasmo. Vamos tentar compreender o que se passa a nível da sociedade e, depois, tentar investigar o que acontece individualmente. Por que muitas pessoas querem entrar em forma no verão, disputando um espaço na academia, área de lazer esportivo no parque etc e depois, penduram o tênis?
Alguns centros médicos instalaram área de prática de exercícios para os próprios pacientes
fonte: UT Southwestern Medical Center
Quando se avaliam os índices de adesão da população a programas regulares de exercício físico, os resultados não parecem muito animadores. O que é necessário fazer para reverter esse quadro ?
 "A compreensão e a eventual alteração desse quadro requerem ações de larga abrangência, envolvendo profissionais de várias áreas, que tenham em comum o interesse em difundir a atividade física na perspectiva da promoção da saúde. Nesse contexto, intervenções na área de políticas públicas são particularmente importantes."
As artes marciais possibilitam  ter disciplina, rijeza e perseverança e a impor respeito aos inoportunos
fonte: faifaxcounty.gov
Há controvérsias entre os estudiosos sobre generalizar o fato de que os exercícios físicos representam um real benefício à saúde. O que podemos concluir sobre esse fato ?
 "Ainda que o debate acerca da relação entre exercício físico e saúde esteja longe de findar, parece-nos razoável aceitar o exercício como um dos fatores que podem contribuir positivamente para a saúde de indivíduos e comunidades . O fato é que a possibilidade de o exercício físico contribuir positivamente para a saúde vem dando suporte a iniciativas que visam engajar populações em uma vida fisicamente ativa." Aqui, seria oportuno acrescentar que a atividade física realizada sob orientação e bom senso sempre traz benefícios à saúde e que as deformações que ocorrem em relação aos anseios do indivíduo que pratica exercícios é que podem, não apenas não melhorar mas até acabar com a saúde, como nos indivíduos que querem atingir um ideal praticamente inatingível de corpo escultural ( já citamos, em postagem anterior, o caso de quem usa anabolizantes ou das mulheres que aspiram conquistar a barriga negativa).   

Existe preocupação, a nível de legislação nacional, para combater o sedentarismo?
 "É possível afirmar que programas e campanhas se apresentam como o que há de mais consistente no que se refere a ações para a promoção da atividade física em nível nacional. Embora haja estudos e propostas para que a Educação Física escolar assuma como uma de suas funções a promoção de estilos ativos de vida como forma de combater o sedentarismo da população brasileira e, por conseguinte, reduzir o índice de doenças crônicas não transmissíveis, elas não chegam a constituir um movimento de escopo nacional e de caráter governamental."
As meninas também praticam box:  exercitam a disciplina e a tenacidade bem como a destreza do golpe
fonte: dallasparks.org
As campanhas públicas não poderiam ser consideradas como forma de combater o sedentarismo, dando apoio à Educação Física escolar ?
" A Educação Física escolar não fica imune a interferências dos programas pró atividade física. O Programa Agita São Paulo, por exemplo, também visa influenciar a Educação Física escolar a promover estilos ativos de vida e a melhorar a qualidade das aulas, aumentando o tempo real de atividade física nas mesmas. Além disso, são realizados eventos reunindo escolas estaduais, municipais e boa parte das escolas particulares do Estado de São Paulo para discutir com alunos, professores, pais e dirigentes escolares a atividade física como forma de promoção da saúde (Agita Galera) e distribuídos materiais instrucionais (cartazes, cartilhas etc.) pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo e pelo próprio programa." 
O balé clássico dá delicadeza de gestos, o que disfarça a enorme força que as bailarinas têm nas pernas
fonte: The Guardian.com
Por que é importante avaliar constantemente a forma como são elaboradas essas campanhas?   "Essas considerações apenas vêm confirmar a preponderância que, ousamos afirmar, os programas têm em relação à totalidade das ações em prol da prática sistemática de atividades físicas implementada pelo poder público brasileiro. Ora, considerando que esses programas são subsidiados em boa parte com recursos públicos , sua permanente avaliação é fundamental não só para se analisar a pertinência do investimento público, mas também das ações e estratégias adotadas, tomando-se como referência os objetivos propostos e a correspondência com os resultados obtidos." 

Campanhas  devem transformar-se em rotina habitual: exercitar-se ao menos três vezes por semana
fonte: well.blogs.nytimes.com
Como deve ser medida a efetividade dessas campanhas ? 
 "A avaliação do desempenho desses programas deve pautar-se em indicadores que expressem o alcance dos objetivos anteriormente formulados. Nesse sentido, esperam-se estudos que, tomando como referência determinada região atendida por programas de promoção de atividades físicas e respeitando tempo mínimo necessário para se observarem mudanças, apontem, por exemplo, o percentual da população fisicamente ativa, o nível de conhecimento acerca da importância e da prática regular de atividades físicas propriamente dita e a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis."
Tirar a criança da frente do computador e colocá-la em um programa regular de esporte é tarefa dos pais
fonte : www.careers.govt.nz
Existe o risco de que essa avaliação fosse superficial, sem considerar as reais mudanças necessárias ? 
  "Nesse sentido, é problemático admitir que a avaliação de programas, como o Agita Brasil por exemplo, possa se limitar a quantificar e analisar as atividades e ações desenvolvidas nos níveis locais de estímulo à atividade física e a quantificar e analisar a incorporação do conhecimento da população sobre os benefícios da prática de atividade física, que residem nas cidades onde o Programa foi implantado . Ora, se um dos objetivos finais do programa é levar as pessoas a adotar a prática de atividades físicas como um hábito de vida, há que se ter indicadores que permitam avaliar até que ponto esse objetivo foi alcançado. Sem dúvida que a mensuração do nível de atividade física da população deve ser um dos indicadores a serem considerados na avaliação de programas cujos objetivos são ampliar a adesão à atividade física."
A disciplina tem que aumentar com o passar dos anos, para não colocar obstáculos para o treinamento
fonte: en.arabwomanmag.com
Como conclusão, o que seria mais importante para tornar mais efetivas as ações governamentais que visam a difusão da ideia de adotar um programa regular de atividade física ? 
  "Queremos trazer para o debate, a possibilidade de se considerarem outros indicadores para a avaliação desses programas, que expressem outras variáveis intervenientes no processo de adesão à prática de atividade física. Tal consideração é pertinente uma vez que, como foi visto, também é objetivo desses programas criar condições favoráveis e promover ações  que induzam as pessoas a adotar, de forma regular, a prática de atividades físicas como um hábito de vida ."

Não seria injusto desconsiderar o esforço realizado a nível público, ainda que os resultados mais efetivos a nível de mudança de hábitos ainda não tenham sido alcançados ? 
  "Considerando que a adesão é um fenômeno complexo, e que deve ser entendido como um processo, o hábito de praticar atividades físicas expressa, a rigor, o comportamento final almejado. Assim sendo, ter em conta esse comportamento como o único indicador da efetividade de programas e de iniciativas de promoção de atividades físicas seria enfatizar o produto e desconsiderar o processo, o que, a nosso ver, não seria justo. Isso significa dizer que é possível que a maioria de determinada população não pratique atividades físicas regularmente, mas, ao mesmo tempo, condições favoráveis à sua prática tenham sido criadas por programas ou outras iniciativas do poder público. Em outras palavras, seria plausível afirmar que, apesar de não ter ocorrido uma redução significativa na prevalência de sedentarismo da população de determinada região, pode ter havido uma melhoria na possibilidade de seus membros aderirem à prática de atividades físicas, expressa, por exemplo, numa maior oferta de espaços públicos destinados ao lazer ativo. Portanto, a identificação e avaliação dessas condições (leiam-se variáveis) ajudariam a expressar, por exemplo, o potencial de adesão à prática de atividades físicas em determinado contexto e, em última análise, a eficácia de programas e de iniciativas em prol da atividade física."
Uma vez que se incorpora o hábito de fazer exercícios, o estilo de vida passa a ser ativo
fonte: goldengatepark.com
  
  Independente do fato de a sociedade perseverar ou não em um programa de atividade física, ainda que haja real empenho dos promotores desses programas, temos que pensar quais são os obstáculos pessoais que nos levam à continuidade em um programa de exercícios. As mais clássicas desculpas seriam: 1) Acabou o entusiasmo : creio que já estamos bem acostumados à volatilidade dessa variante em muitos aspectos de nossa vida e já temos suficiente maturidade para saber que, na maior parte dos casos, o entusiasmo termina assim que surgem as primeiras dificuldades; 2)Não dá tempo : quanto tempo você perdeu nos últimos seis meses com consultas, exames ? 3) Sou do tipo intelectual, não sou afeito ao esporte: existem pessoas que têm menos aptidão física que outras, é uma verdade. Talvez uma minoria de pessoas tenha uma aptidão física excepcional. Contudo, se você faz parte daqueles que, usando a cabeça, exercita o cérebro, poderá ter uma aptidão maior para entender que o ser humano precisa praticar exercícios físicos para ter boa saúde física e mental. Há mais alguma desculpa esfarrapada ou você já se convenceu de que é uma das vítimas não identificadas (por você mesmo, pois as estatísticas já o haviam contabilizado) dessa doença chamada sedentarismo? 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como