Pular para o conteúdo principal

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta


A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida
fonte : www.abola.pt

 "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.
  Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.
   Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como o complexo lombo-pélvico com aproximadamente 29 pares de músculos. Portanto, o Core se trata de um programa de treinamento preocupado com a região do corpo onde se encontra o centro de gravidade e o centro de força, e é nessa região que todos os movimentos têm início.
  O Core Training possui uma proposta diferenciada dos programas de treinamento convencionais. A aplicação do método está focado em estabilizar músculos do Core e preparar a postura do indivíduo para enfrentar as atividades diárias e práticas esportivas. Ou seja, um dos fundamentos dessa prática reside no treinamento de grupos musculares do complexo lombo-pélvico para algumas finalidades específicas. Dentro destas finalidades podemos citar a diminuição da compressão intradiscal e das forças compressivas na coluna, e a maior estabilidade da coluna lombar. Esse tipo de treinamento físico é importante, visto que a falta de coordenação intra-muscular ou fraqueza na musculatura postural pode levar a movimentos menos eficientes. Portanto, as atividades funcionais sugeridas pelo método exigem a manutenção do alinhamento postural e do equilíbrio dinâmico entre as diversas estruturas do corpo." Esse é um trecho do artigo Core Training : suas aplicações e seus efeitos nos esportes. Os autores são: Carlos Eduardo Dias Ferreira, graduado em Educação e Arte, Germano de Souza, também graduado em Educação e Arte, Adriano Percival Calvo, Engenheiro Mecânico e Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, e Marcela de Castro Ferracioli, graduada em Educação Física e Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. O artigo foi publicado pela EFDeportes.com.Revista Digital, Buenos Aires.
                                             exercício chamado ponte, fortalece o core
  Estudos relativamente recentes historicamente propiciaram o conhecimento sobre a importância desse tipo de treinamento. A princípio, foi utilizado mais dentro da Fisioterapia, para eliminar dores, corrigindo a postura através de exercícios dirigidos. Mais tarde, as pesquisas mostraram a utilidade de trabalhar essa região não apenas para sanar como para prevenir males nas costas. E, paulatinamente, esses exercícios foram sendo incorporados no treinamento de atletas profissionais ou de atletas não profissionais, e também das pessoas que, mesmo sem se designarem atletas, têm o hábito de praticar exercícios. O texto é bastante didático e o conteúdo pode ajudar você, e muito, a ter mais qualidade de vida.

Como podemos descrever o Core ? 
 "O Core pode ser descrito como uma caixa constituída pelos músculos abdominais, na parte anterior do corpo; pelos paraverterbrais e glúteos, na parte posterior; pelo diafragma no superior; e pelo assoalho pélvico e músculos da articulação coxo-femoral (quadril), no inferior. O Core também pode ser identificado como o complexo lombo-pélvico, e é nessa região que todos os movimentos têm início. O Core já foi chamado de "o cubo da roda", "zona de poder", e "Casa de força". Dentro desta caixa são aproximadamente 29 pares de músculos que ajudam a estabilizar a coluna vertebral e pelve durante os movimentos." 




Qual o benefício de fortalecer o Core, através de um treinamento dirigido ? 
 "O benefício dessa forma de treinamento é a conquista de um sistema globalmente desenvolvido, promovendo seu funcionamento de maneira eficiente. Como resultado, há: 
1) distribuição adequada das forças produzidas pelo indivíduo; 
2) aumento da eficiência dos movimentos; 
3) adaptações positivas na estabilidade; 
4) controle neuromuscular mais eficiente, 
5) postura e equilíbrio do complexo lombo pélvico do indivíduo, e consequentemente 
6) o aprimoramento do desempenho." 


Esse exercício de musculação é muito bom para fortalecer a região dos músculos do Core
fonte:lifestyle.sapo.pt 

 "O Core funciona como uma unidade para estabilização do corpo e da coluna vertebral, com e sem os movimentos dos membros permitindo a criação e coordenação de movimentos de maneira que o mesmo absorva, gere e transmita força para todo o corpo, e tem a função de um espartilho muscular. Por isso, a musculatura dessa região tem sido referida como a força motriz de todos os movimentos realizados pelos membros. Quando todo esse sistema realiza suas ações eficientemente, tem-se como resultado a distribuição adequada das forças que proporciona controle ótimo e eficiente dos movimentos. Além disso, a função da musculatura do núcleo é fornecer um mecanismo de proteção para a coluna como, por exemplo, de forças indesejáveis que fazem parte de Movimentos Funcionais."

Os exercícios de agachamento são muito eficazes para o fortalecimento do Core
fonte: www.tuasaude.com 

Quais são os Movimento ditos Funcionais?
  "Os Movimentos Funcionais estão presentes em nossas atividades da vida diária. São os movimentos utilizados durante a execução de uma tarefa qualquer como caminhar, subir escadas, carregar sacolas de compras, levantar de uma cadeira entre outras.
  Portanto, independentemente do movimento ou ação motora realizada pelo indivíduo, a musculatura central do corpo é responsável por proteger, por processar e pelo resultado motriz conquistado na tarefa."


 
A prancha lateral é outro exercício que ajuda no fortalecimento do Core
fonte: keynerluiz.com 

Qual o risco de não trabalhar essa região do corpo humano ?
  "Muitos indivíduos têm força e potência musculares bem desenvolvidas para realizar atividades específicas, mas poucos desenvolveram os sistemas de estabilização otimamente. Pesquisas recentes sugerem que a diminuição da estabilidade central pode predispor a coluna lombar e membros inferiores à lesão musculoesquelética.  A fraqueza ou falta de controle motor na musculatura que constitui o Core pode levar a movimentos menos eficientes, o que pode resultar na lesão do indivíduo."


Outro exercício importante para fortalecer o Core
fonte: eylend.info 

Qual é a contribuição do treinamento do Core no desempenho das diversas modalidades esportivas ?
  "Em geral, o treinamento desportivo é muito complexo visto todas as variáveis que devem ser consideradas para um resultado satisfatório. Desta forma, é cada vez mais necessária a integração de abordagens científicas aos treinamentos para se conquistar o melhor desempenho com o menor índice de injúria dos atletas. Por isso, nos últimos anos, muitos programas de treinamento evoluíram. O Core training é uma nova forma de fortalecimento para melhoria de desempenho. Milhares de pessoas estão impossibilitadas de praticar esportes ou mesmo fazer exercícios porque um grupo muscular, que exerce um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, não é exercitado de forma adequada. Dentro dessa filosofia, o treinamento do Core tornou-se o foco de interesse entre os biomecânicos, fisioterapeutas, fisiologistas, treinadores e preparadores físicos de muitos esportes como natação, futebol, beisebol, basquete, corrida, ciclismo, tênis entre outros. Tais especialistas concordam que o complexo lombo-pélvico tem um papel significativo para aumentar o desempenho esportivo e prevenir lesões."

                                       O tênis exige do quadril e o fortalecimento do Core protege das lesões
                                                  fonte: www.worldpress.com 

Qual o papel do treinamento do Core para quem pratica tênis ?
  "Estabilização do Core é um componente essencial para qualquer atleta, inclusive para jogadores de tênis, beisebol e outros atletas que usam uma raquete ou outro instrumento com função similar. Eles devem ter os músculos do Core fortes e estáveis. Os atletas estão constantemente movimentando seus corpos de lado a lado ou giram o corpo para a bola. O fortalecimento do Core ajuda a aumentar a força funcional e equilíbrio dinâmico promovendo melhora no desempenho no tênis. Além disso, um esporte que exige habilidades complexas, como o tênis, pode exigir mais estabilidade central e um programa de equilíbrio que simula os movimentos específicos do esporte. A força do Core é uma parte essencial para atletas de tênis. "

Para quem nada, trabalhar os músculos do Core pode melhorar o desempenho
fonte: www.swimoutlet.com 

E em relação à natação ?
 "É reconhecido que um aspecto preponderante para o desenvolvimento correto e harmonioso das capacidades físicas e habilidades motoras da natação, é o planejamento de todo o processo de treinamento. Aprofundando-se nesta premissa, deve-se considerar que na natação é necessário o desenvolvimento de resistência muscular localizada para poder melhorar o desempenho da habilidade em questão. Tendo isso em mente, é certo que o desenvolvimento de uma musculatura central forte para a natação pode melhorar o alinhamento apropriado do corpo na água e incrementar a potência central, permitindo ao nadador maior velocidade, com menos esforço e com maior eficiência. Comparado à maioria dos esportes, a natação possui sua referencia diferente dos demais. Na natação, o Core é o ponto de partida para todo o movimento. Os nadadores que possuem maior estabilidade no Core se beneficiam na transferência de força entre o tronco e membros superiores e extremidades inferiores para a propulsão do corpo pela água. Médicos recomendaram exercícios com uso de bola suíça para esportes como natação por proporcionar similar posicionamento do indivíduo, ou seja, posicionamento em que não há base de apoio. Os exercícios com a bola suíça na posição de bruços, sem o contato dos pés com o solo, parecem ser específicos aos requisitos de estabilidade do Core para a natação. O método de treinamento de estabilização do complexo lombo-pélvico para atleta de natação atuou beneficamente sobre a postura dos nadadores, proporcionando melhor deslize sobre a água, diminuindo o arrasto aquático e melhorando a velocidade." 

O fortalecimento do Core previne lesões no futebol
fonte: www.sportsretriever.com 

E quais seriam os benefícios para quem corre, pratica basquete ou futebol ?
 "O Core training para essas modalidades proporciona estabilidade, força, controle neuromuscular e equilíbrio do complexo lombo-pélvico, e, principalmente, aprimoramento do desempenho. O futebol tem uma grande variedade de movimentos, os atletas realizam mudanças inesperadas, em média, a cada seis segundos. O Core training para o futebol proporciona equilíbrio do complexo lombo pélvico.
  Para corredores de média e longa distância é essencial uma base sólida de equilíbrio muscular no Core. Em muitos corredores, em nível olímpico, a musculatura do Core não é desenvolvida plenamente, assim, sua fraqueza ou sua falta de coordenação pode levar a movimentos menos eficientes, aumentando o risco de lesão. Por outro lado, corredores que trabalham bem essa parte do corpo tendem a melhorar a técnica. Do ponto de vista do treinamento desportivo, o método Core foi eficaz no desempenho e na estabilidade de corredores, e na estabilidade de basquetebolistas. Em jogadores de futebol, mostrou eficácia no desempenho de jogadores em nível profissional. Além disso, em atletas de basquetebol e atletismo, uma estabilização no Core tem um papel importante na prevenção de lesões."

Os exercícios que fortalecem o Core também facilitam o trabalho dos ciclistas
fonte: www.itv.com

Quais seriam os efeitos do Core Training no ciclismo ?
  "O Core training no Ciclista, tem objetivo de melhorar o desempenho, a manobrabilidade, o equilíbrio sobre a bicicleta. Os ciclistas  precisam estar com a musculatura do Core bem condicionada e equilibrada. O fortalecimento do Core aumenta a estabilidade dos movimentos funcionais responsáveis em gerar a força transmitida ao pedal, aumentando o desempenho, e possibilita a realização dos movimentos exigidos pelo ciclismo por períodos mais longos sem predispor o ciclista à lesão."

As tarefas de limpeza exigem muito preparo físico e ter o Core fortalecido previne lesões
fonte: absolutespotlessa.wordpress.com

E na rotina doméstica, em atividades físicas não propriamente esportivas, o fortalecimento do Core facilita o trabalho ?
"O Método Core Training focaliza o condicionamento muscular da região lombo-pélvica promovendo melhora nas estabilizações posturais potencializando o equilíbrio corporal, e nas transferências de forças produzidas pelo corpo nas ações motoras. O treinamento do Core tem grande plasticidade, adequando-se às necessidades específicas do indivíduo, sejam elas em nível doméstico ou desportivo. "


Dores nas costas e a famosa dor lombar são sintomas de problemas no Core
fonte: girodalore.com.br 

Quando uma pessoa pode perceber que tem problemas na região do Core ?
  "Um dos primeiros sintomas de problemas no core é a dor nas costas. Sem a sua devida sustentação a coluna sofre. Mas os problemas vão além do tronco. Uma dor no ombro, por exemplo, pode ter como origem uma falha no movimento da escápula, que depende do core. Ou uma dor no joelho pode estar acontecendo por um desalinhamento causado por falta de sustentação do tronco, devido a um mal funcionamento do Core"(fonte : globoesporte.globo.com.).

Um dos fatores que explica o perfeito desempenho da ginasta Katelyn Ohashi é o treino do Core
fonte: au.lifestyle.yahoo.com 

 O treinamento do Core é um conceito moderno, arrojado e de grande eficácia, especialmente utilizado como foco das pesquisas sobre biomecânica dos movimentos. Pode ajudar tanto você em sua rotina diária, como auxiliou a jovem ginasta Katelyn Ohashi a ter um desempenho perfeito na apresentação da ginástica de solo que deixou o mundo inteiro impressionado. A própria técnica da ginasta disse que a "apresentação de solo da atleta foi ridiculamente difícil e insana". O movimento duplo twist com um espacate quicado no chão para depois ficar em pé é uma manobra dificílima, como todo mundo imagina, possível apenas pela força e a estabilidade da atleta. Ela que, ao longo da carreira teve que fazer uma cirurgia no ombro e também outra nas costas, devido a uma fratura, sofreu bastante, mas com muita determinação e disciplina deu a volta por cima, literalmente.
  Talvez a sua própria história de vida tenha alguma coisa em comum com a da ginasta. Você pode imitar a perseverança que ela teve e também fazer os exercícios para o fortalecimento do Core, que podem ajudar muito. Não despreze a possibilidade de ganhar em qualidade de vida dando um pouco mais de atenção a esse conceito. Suas costas vão agradecer!

Comentários

  1. Excelente artigo! Como técnico de futebol de base, trabalho muito o core dos meus jogadores, tanto adolescentes como pré-adolescentes. O resultado é muito satisfatório. Existe aumento de força, explosão, velocidade vertical, agilidade lateral, arranque, absorção de impacto e prevenção de contusões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,