Pular para o conteúdo principal

Alimentos ultraprocessados : julgados e condenados

                                                                          
Alimentos ultraprocessados são um crime para a saúde
fonte: wwwukrinform.net



 Você poderia perguntar em tom de piada : por que os nutricionistas chamam alguns alimentos de ultraprocessados ? Por acaso eles seriam ultra criminosos que foram investigados  e estão sendo processados ? E, de fato, se forem julgados, poderiam ser condenados ?.. Alguns nutricionistas poderiam dizer que esse raciocínio não está tão longe da verdade... e você, depois de saber mais a fundo sobre eles poderá pensar da mesma forma.

       No artigo científico " Por que é necessário regulamentar a publicidade de alimentos, publicado na revista  " Ciência e Cultura" em 2009, os nutricionistas, dra. Ines Rugani Ribeiro de Castro, professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Rio de Janeiro  (UERJ), e dr. Carlos Augusto Monteiro, professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo ( USP), dizem que "Especialistas em saúde e nutrição admitem que o rápido crescimento mundial do consumo de alimentos processados, amparado em sofisticadas estratégias de marketing desenvolvidas pelas indústrias multinacionais que controlam o setor, é uma das causas importantes da epidemia global de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas que, na atualidade, não poupa sequer crianças e adolescentes ".

                                                                           
Algumas hortaliças e legumes são vendidos higienizados e continuam sendo saudáveis
fonte:wwwchatelaine.com

    Você também poderia perguntar : todos os alimentos industrializados fazem mal à saúde ?

"O primeiro elemento que trazemos para a discussão se refere ao equívoco de tratar alimentos industrializados como um grupo homogêneo no que se refere à saúde humana. Alimentos cujo processamento envolve limpeza, remoção de partes não comestíveis, fracionamento, pasteurização, redução de conteúdo de gordura, refrigeração, congelamento, desidratação ou procedimentos similares conservam grande parte das propriedades nutricionais do alimento original, além de aumentarem sua disponibilidade e, por vezes, sua segurança. Alimentos de alto valor nutricional como carnes, leite, cereais, leguminosas, e mesmo frutas e hortaliças são submetidos usualmente a algum processamento industrial mínimo antes de serem adquiridos e consumidos pelos indivíduos. Alimentos altamente processados como óleos vegetais, farinhas e açúcar, embora não conservem as propriedades nutricionais dos alimentos integrais que lhes deram origem, não são consumidos isoladamente pelos indivíduos. Ao contrário, são ingredientes culinários que facilitam a preparação de refeições feitas à base de alimentos integrais não processados ou minimamente processados " .
                                                                              
Muitos alimentos passam por um processo industrial de limpeza, fracionamento e até congelamento sem perderem nutrientes originais
fonte : www.gi-gen.com

    E, com certeza você perguntará : quais são os tais alimentos ultraprocessados ?

   À categoria de alimentos ultraprocessados, " produzidos majoritariamente por empresas transnacionais, pertencem produtos panificados, biscoitos, bolos, sorvetes, gelatinas, "barras de cereal", doces em geral, embutidos, molhos, "macarrão instantâneo", sopas desidratadas, batata chips e similares, refrigerantes e bebidas adoçadas em geral, entre tantos outros ( Veja, no final do texto, uma explicação bem detalhada feita pelo site Panelinha) .  A matéria-prima típica desses alimentos, aqui denominados ultra processados, são ingredientes já processados e de baixo valor nutricional - como óleos, gorduras, farinhas, amido, açúcar e sal - acrescidos de conservantes, estabilizantes, flavorizantes e corantes. Em face de sua condição de alimentos prontos, é comum que sejam consumidos isoladamente ou acompanhados de outros alimentos do mesmo grupo: por exemplo, pães e embutidos, biscoitos e refrigerantes".   

                                                                        
Descasque mais, desembale menos é o lema recomendado para sua saúde
fonte : wwwmyjoyonline.com



    Agora, seria a vez de perguntar : por que esses alimentos fazem mal à saúde ?

   "Alimentos ultraprocessados tendem a apresentar concentrações de gordura, açúcar e sal excessivas e prejudiciais à saúde. Essa condição foi comprovada por recente estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre a composição nutricional de 30 alimentos industrializados amplamente consumidos pela população brasileira, particularmente por crianças e adolescentes. O estudo demonstrou que "bolinhos" e "salgadinhos" apresentavam conteúdo de açúcar, gorduras e sal que excedia em várias vezes o máximo recomendado para uma alimentação equilibrada e saudável . Uma única porção de alguns desses alimentos continha quase todo o sal, açúcar ou gordura saturada que uma criança poderia consumir ao longo de todo o dia.

     O conteúdo excessivo de açúcar, gorduras e sal não é a única característica nociva à saúde dos alimentos ultra processados. Esses alimentos tendem a apresentar também alta densidade energética (grande quantidade de calorias por volume de alimento) e escassez de fibras, características que, comprovadamente, aumentam o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e mesmo de certos tipos de câncer. Importa notar que tanto o excesso de açúcar, gorduras e sal quanto a alta densidade energética e a falta de fibras são atributos intrínsecos dos alimentos ultra processados na medida em que decorrem da natureza dos seus ingredientes (produtos altamente refinados, em particular açúcar e gordura vegetal) e da necessidade de obter alimentos a um só tempo prontos para consumo e com grande prazo de validade" .



     Talvez você questionasse : mas, no meu caso não é diferente, já que eu só compro os produtos classificados como light ?

     "Diante da composição nutricional tipicamente não saudável, as indústrias desses alimentos têm respondido com o lançamento de versões chamadas light, distantes de constituir uma solução. Além de serem mais caros, com frequência apenas mudam a natureza do problema. Por exemplo, o excesso de gordura é trocado por excesso de açúcar e vice-versa. Outras vezes, apresentam conteúdo de sódio ou de gordura inferior ao da versão original do produto, mas ainda assim excessivo. Há ainda variedades de alimentos ultraprocessados adicionadas de vitaminas e minerais, que não anulam os atributos não saudáveis desses alimentos, mas que podem induzir o consumidor a pensar que sim ".

     Quais seriam os danos para a saúde se existir o hábito de substituir uma refeição por alimentos ultraprocessados ? Ele são práticos ...

     " Tanto versões tradicionais quanto versões light dos alimentos ultraprocessados não são perecíveis (como frutas e hortaliças) e não demandam preparação ou cozimento (como grãos e carnes). Essas duas características justificam os termos convenience foods ou fast-foods usualmente empregados para denominá-los. Ocorre que a conveniência e a rapidez propiciadas por esses alimentos acabam por favorecer padrões de alimentação (substituir refeições principais por lanches, comer fazendo outras coisas, comer sem fome) que podem comprometer a capacidade de o organismo humano "reconhecer" a ingestão de calorias e regular o balanço energético. Esse efeito adverso adicional é, novamente, intrínseco à natureza dos alimentos ultraprocessados. Porções gigantes, comuns no caso da oferta de alguns alimentos ultraprocessados, e dietas com elevada participação de "calorias líquidas", propiciadas pelo consumo frequente de refrigerantes e bebidas adoçadas em geral, podem igualmente comprometer o balanço de energia, havendo evidências de que aumentem efetivamente o risco de obesidade " .

     E no caso de quem almoça fora ? 

                      Faz bem para a saúde preparar uma refeição leve no trabalho
                                           fonte : www.alwellnessguide.com


     Então, voltamo-nos ao que é saudável : " Desembalar menos e descascar mais " foi uma das recomendações do Ministério da Saúde no Brasil na versão preliminar do guia intitulado "Alimentação Cardio protetora", para as pessoas que precisam de dieta, ou para as pessoas que estão saudáveis e assim desejam permanecer. A ideia é tentar fazer as pessoas ingerirem mais frutas, verduras , legumes e leguminosas, cereais, carnes, aves, peixes, utilizando o fogão para cozinhar. Se você trabalha e almoça fora, talvez pudesse pensar em levar uma refeição preparada em casa e que pudesse ser guardada na geladeira, para esquentar na hora do almoço. Seria o ideal, mas se não for possível, é melhor tentar uma solução mais próxima dessa, ao invés de comer um lanche com alimentos ultraprocessados. 

     Como deveria ser o meu café da manhã ?

     Também evite fazer uso desse tipo de alimento em seu café da manhã. É mais saudável picar algumas frutas, preparar um ovo mexido ou omelete,  fatiar uma pedaço de queijo, tomar suco, chá ou café, iogurte natural e um sanduíche, um pedaço de bolo que você fez sem utilizar mistura pronta . Também dá para fazer uma versão resumida...

                                                                                
Quem não iria gostar de tomar esse café da manhã ?
fonte: wwwthefork.com.br




E o jantar ? 


    Que tal fazer um planejamento, semanal, se for o caso, e elaborar um cardápio balanceado, em que você possa ingerir alimentos saudáveis e, cozinhando, preparar uma refeição apetitosa ?  É uma oportunidade de conviver com a família, pedindo ajuda na cozinha e colocando uma mesa arrumadinha...Garanto que você nunca será ultra processado ou ultra processada por tomar uma atitude tão inteligente...

                                                                     
Ninguém vai ser processado por preparar um jantar tão nutritivo e apetitoso
fonte: bonjourparis.com



                    


      Mais detalhes sobre alimentos ultraprocessados para que você se defenda


Há uma ótima definição sobre essa categoria de alimentos que se encontra no blog alimentação saudável do site Panelinha : " Os produtos ultraprocessados frequentemente parecem comida, têm gosto de comida, têm cheiro de comida, mas são imitação de comida. E devem ser evitados em uma alimentação saudável Eles são feitos nas fábricas a partir de diversas etapas de processamento e combinam muitos ingredientes que ninguém tem na cozinha de casa. São coisas como proteína de soja e de leite, extrato de carnes, gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos, incluindo substâncias sintetizadas em laboratório a partir de carvão e petróleo, por exemplo. 

Quais alimentos estão nessa categoria :

Lasanha congelada e todos aqueles outros pratos prontos que vão direto para o forno ou para o microondas (mesmo que a embalagem diga que é caseiro!).
Empanado de frango pronto e qualquer carne já temperada, empanada ou não, que vai direto para o forno ou a frigideira.
Macarrão instantâneo, ou seja, todos aqueles que já vêm com a massa e o tempero e só precisam de água quente.
Molho de tomate pronto, pode ser à bolonhesa, sabor manjericão ou qualquer outra combinação em que você abre a lata ou o vidro e só tem o trabalho de esquentar. (O tomate pelado não é ultraprocessado e é indicado no site)
Refrigerantes. Todos, tá?
Sucos adoçados, de caixinha ou aqueles chamados “néctar”, que são à base de água e açúcar (e não da própria fruta).
Suco em pó. Sério, nem adianta procurar a fruta.
Mistura para bolo, para biscoitos e para outras sobremesas.
Achocolatado, tanto faz se é em pó, para misturar com o leite, ou se é em caixinha, tipo bebida pronta.
Sopa em pó. Mesmo que a embalagem diga que é light, que é saudável, que é caseira...
Tempero pronto em pó, em cubo, em potinho...
Molho pronto para salada – todos, todos, todos.
Biscoito recheado, mesmo que a embalagem diga que é integral ou que tem vitaminas.
Salgadinhos de pacote – e isso vale para batata frita de pacote também.
Barrinha de cereal industrializada é o clássico caso de parece saudável mas não é."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,