Pular para o conteúdo principal

Exercitar-se para o bem do coração

                                                                           
É possível exercitar-se em parques públicos, como nesse espaço que fica na Finlândia
fonte : www.lappset.com
  "Excetuando a interrupção do tabagismo, possivelmente nenhuma outra conduta supera a atividade física na prevenção primária e secundária de diversas doenças, particularmente as cardiovasculares. Estudos prévios indicam que programas de reabilitação cardíaca, com foco central nos exercícios físicos, seriam capazes de reduzir a mortalidade total em 27% e a mortalidade cardiovascular em 31%. Recente revisão sistemática, envolvendo 148 estudos controlados com 97.487 pacientes, ratificou que programas de reabilitação cardíaca reduzem a admissão hospitalar, melhoram a qualidade de vida e reduzem a mortalidade, identificando-os como seguros e efetivos. Portanto, os estudos que expressam o valor da atividade física tornam-na indiscutivelmente essencial no tratamento preventivo primário e secundário da maioria das cardiopatias ( doenças referentes ao coração)." Esse é um trecho do artigo Muito é melhor que pouco e pouco é melhor que nenhum e o muitíssimo ? , de Salvador Serra.
O dr. Salvador Serra é médico, mestre em cardiologia pela Universidade Federal Fluminense e doutor em cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especialista em Medicina do Esporte e do Exercício. Se o leitor lembra, o nome dele foi citado na postagem "Sarado aos cem anos", e também o texto "Hormese", de autoria dele. Assim que aquela postagem foi publicada, comuniquei ao dr. Salvador a notícia. E agora, ele também é leitor do blog. A dra. Hanna Karen Moreira Antunes, graduada em Educação Física e doutora em Ciências pela Unifesp, também curtiu a postagem "Cérebro sarado", em que foi utilizado texto de co-autoria dela. Assim, temos já duas cabeças para nos ajudar aqui a desvendar como a atividade física regular pode dar mais saúde e longevidade. Grata aos dois.
                                                                              
Correr regularmente faz bem ao coração, só é preciso dosar o treino de alta intensidade
fonte : www.msn.com
Por que as pessoas devem considerar a importância do condicionamento cardiovascular ?
 "Situar-se abaixo ou acima da condição aeróbica máxima prevista para a idade e sexo implica, respectivamente, em maior ou menor mortalidade por qualquer causa. Portanto, elevar o consumo máximo de oxigênio, entre vários outros aspectos favoráveis que também são possibilitados pelo exercício físico regular, deve ser um dos objetivos a ser alcançado." 
                                                                               
Ele vai  jantar bem, tomar banho por obrigação e desmaiar, sem pensar que treinou  à exaustão
fonte : www.kidsinadelaide.com.au
 
Hoje, fala-se sobre o risco do overtraining , ou seja um treino que, pelo excesso poderia até atrapalhar o sono; do que se trata ?
 "Estudos recentes têm associado o exercício exaustivo, muito intenso e muito frequente, não com um acréscimo na expectativa de vida, mas com uma ausência adicional de benefício em relação àquele de intensidade leve e moderada ou levemente intenso, ou seja, exercícios extremos ou realizados em número de horas excessivas não acrescentariam redução da mortalidade em relação aos menos intensos, podendo, inclusive, predispor a elevação do risco cardiovascular."
                                                                                 
O exercício físico é o portal da saúde do coração
fonte : pinterest.com  
Como poderíamos saber a medida ideal do exercício físico regular para o bem da saúde ?
 "O mínimo de atividade física preconizada é de 150 minutos semanais, ou seja, 30 minutos, cinco dias por semana, em intensidade moderada. Estudos apontam que este mínimo recomendado é capaz de reduzir em 14% o surgimento da doença coronariana e em 20%, no caso de 300 minutos por semana. Por outro lado, acima de dez vezes este mínimo recomendado, os benefícios parecem reduzir, evidenciando que a relação da resposta benéfica ocorre até uma determinada dose, não ocorrendo uma adequada relação dose-resposta nas frequências mais elevadas de exercício."
                                                                              
Além de moderar o treino , é preciso tomar precauções contra o frio ou calor excessivos
fonte : www.curitibaemdestaque.com
Existem mais indícios sobre a importância de um meio termo da atividade física em relação à saúde coronariana ?
  "Curva com característica morfológica com alguma semelhança nos foi apresentada em outra publicação recente. Intensidades leve e moderada de exercício, avaliadas em relação ao tempo, a distância percorrida, a frequência semanal, a intensidade e a velocidade da caminhada ou corrida, reduziram, na prevenção primária, a mortalidade total e cardiovascular, porém os benefícios se reduziram com o exercício exaustivo. Avaliando o número de horas de atividades intensas semanais realizadas nos momentos de lazer de pacientes com doença coronariana estável ficou evidente que o grande benefício obtido em um menor número de horas de exercício se reduz quando um bem maior número de horas é realizado. "
                                                                     
A caminhada nórdica dá condicionamento aeróbico e boa forma
fonte : www.coffscoastadvocate.com.au
                                                       
A questão do equilíbrio x excesso  de treinos foi tema de pesquisa na área da cardiologia ?
  "O The Copenhagen City Heart Study , cujos resultados foram recentemente publicados, uma vez mais apontou para uma queda da redução da mortalidade da corrida extenuante em relação àquelas de intensidade leve e moderada. Os autores não encontraram diferença na mortalidade entre os corredores de alta intensidade em relação aos sedentários, inversamente àquelas de leve e moderada."
                                                                          
     Para que você não fique perturbado com a ideia do treino exaustivo, vamos conhecer melhor o coração humano :                                                                           
imagem do coração  fonte : www.todamateria.com.br



  O coração humano é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório. Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300 g nos adultos.
  O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda. Situa-se entre os pulmões e atrás dele encontram-se o esôfago e a artéria aorta.
  O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades:
Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração;
Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
 O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo.
   Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que regulam o fluxo do sangue e impedem seu refluxo, ou seja, o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios. São as chamadas válvulas atrioventricular direita e a válvula atrioventricular esquerda.A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo. Enquanto isso, o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões. fonte : www.todamateria.com.br ( texto da professora Lana Magalhães).
                                                                           
Atletas não profissionais raramente treinam  à exaustão, até por falta de tempo
fonte : www.hbffitness.com.au

A ciência conseguiu determinar por que o exercício muito intenso pode apresentar riscos para pessoas saudáveis e para quem tem problemas cardíacos ?
"Necessita-se de novas pesquisas que ratifiquem esses resultados e, principalmente, os mecanismos fisiopatológicos que os justifiquem. O aumento do átrio esquerdo do atleta, inserido no conceito do denominado coração do atleta, de algum modo parece contribuir para o desenvolvimento de condições adversas, como a fibrilação atrial (frequência cardíaca irregular e muitas vezes acelerada que geralmente provoca má circulação sanguínea). Entretanto, as câmaras cardíacas direitas, notadamente o ventrículo direito (CAVD), parecem ser o local que se considera como o mais intensamente comprometido pelo exercício exaustivo frequente" (o que significa que devemos praticar exercícios frequentemente, é só não exagerar quanto ao treino exaustivo, deu para entender bem  a diferença ?). "Embora de origem basicamente genética, a cardiomiopatia arritmogênica do VD, ou condição semelhante, de algum modo parece se desenvolver nestas condições." 

                                                                                        
A corrida não impõe limite de idade, é um recurso econômico e altamente saudável
fonte : www.csp.org.uk

Será que algumas pessoas não poderiam começar a questionar os benefícios dos exercícios por causa da questão do exagero ?
 "Os possíveis riscos que podem ocorrer com os exercícios muito intensos, assim como eventuais discussões que possam advir sobre o tema, não devem trazer algum aspecto que possa interferir no conceito dos inúmeros e indiscutíveis aspectos benéficos – e a redução da mortalidade é somente um deles – que o exercício físico proporciona à imensa maioria dos saudáveis e dos cardiopatas. O estímulo ao exercício e a inclusão de pacientes em programas de reabilitação cardíaca deve ser intensamente incrementado, pois sabemos que ainda poucos pacientes dela participam e o índice de absenteísmo às sessões é internacionalmente elevado, principalmente nos idosos." 
                                                                            
O exercício aeróbico  faz bem ao coração em todas as faixas etárias
fonte : www.selecoes.com.br
Não haveria uma espécie de grupo de risco para atividade física, ou seja, pessoas às quais não seria recomendada a adoção de um programa regular de atividade física ?
 "Mesmo paciente obeso com riscos maiores, como portador de cardiopatia arritmogênica do ventrículo direito (arritmia potencialmente letal), com bloqueio atrioventricular total (emergência médica em que o impulso elétrico está bloqueado), relato de morte súbita abortada (morte iminente, revertida com manobras médicas), em uso de cardiodesfibrilador (minúsculo computador instalado para monitorar o coração) e marcapasso (dispositivo que regula os batimentos cardíacos)" (bom, esse pobre homem parece completamente ferrado),  "pode ter redução do peso corporal e expressiva melhora da sua condição aeróbica e da tolerância ao exercício incremental obtidas em programas de reabilitação cardiovascular realizado em ambiente hospitalar na intensidade compatível com a sensação subjetiva de cansaço graus 3 a 6, da escala de Borg ( escala criada para apontar a própria percepção do esforço,indo de 0 a 10)."
                                                                                    
Exercícios de Tai-chi são ótimos na terceira idade, dando equilíbrio e flexibilidade, sem exaurir
fonte : www.alltohealth.com
E qual seria então recomendação sobre atividade física ?
  "Sabemos que imensa maioria dos pacientes não realiza atividades de alta intensidade, e a motivação para o exercício deve ser a tônica do cardiologista clínico para praticamente todos os pacientes estáveis que dele se beneficiam. Portanto, sustentados por estudos recentes, cujos resultados praticamente se sobrepõem, a recomendação e o estímulo na prevenção primária e secundária é da prática regular da atividade física nas intensidades leve, moderada ou pouco intensa, porém distantes daquelas com duração, frequência e intensidade extremas ou exaustivas."
                                                                              
Essa dupla de quenianos só conhece o treino exaustivo; mas é melhor não tentar imitá-los...
fonte : www.iaaf.org
 
  Creio que o leitor que ainda está arrastando o pé para iniciar um programa regular de atividade física, mesmo depois de ler muitas das postagens desse blog,  depois do exemplo do paciente obeso com riscos maiores, poderia tomar coragem, deixar a preguiça de lado e tratar de priorizar o assunto  exercício físico constante. Que tal tirar cópia daquela resposta, plastificá-la e colocar na mochila em que você vai levar a roupa da academia ou o maiô da natação ou hidroginástica ? Opção econômica : agendamento de caminhada ou corrida três vezes por semana; você pode levar a tal cópia no bolso da camiseta ...   A maioria dos leitores certamente não sofre de problemas cardíacos e muitos, certamente, poderiam até dar-se ao luxo de exagerar em algum dos treinos, sem riscos para o coração.
   De qualquer forma, o importante mesmo é, em primeiro lugar, conscientizar-se de que a atividade física não é uma frivolidade, é uma necessidade. Não é perda de tempo, é ganho em saúde, energia, disposição e qualidade de vida. Se uma pessoa  não se esforça para vencer essa certa refratariedade aos exercícios, para ser mais clara, que não topa mesmo praticar exercícios, com a desculpa de falta de tempo, terá necessariamente que encontrar tempo na agenda para futuras internações, exames, consultas  e tratamento médico. Há gente tão obtusa nesse aspecto, que o mais prático seria ir direto à funerária...podem me xingar, já posso contar com dois pesquisadores que conhecem muito bem a questão e que me dariam razão. 
    E já que falamos em moderação e você já tomou um puxão de orelha, vamos pensar que  é oportuno moderar também nas festas, para evitar transtornos. Se você exagerar nas calorias, vai ter que queimar depois; se exagerar na bebida, vai ter dor de cabeça de um jeito ou de outro. Se tiver moderação, vai curtir tudo, comemorar com equilíbrio e aproveitar o melhor da festa, que é a paz no seu coração. Essa mesma paz eu desejo a você, sem moderação, junto com um feliz e santo Natal ! Se eu pudesse dar a você  um presente, daria um tênis,  roupa de academia, maiô, meias esportivas...
                                                                               
A natação faz bem à saúde do coração e ajuda a dormir melhor no calor , se você evitar o sol forte
fonte : www.irishexaminer.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,