Pular para o conteúdo principal

Treinando ao ar livre

 
Os parques são espaços para praticar exercícios, relaxar e contemplar a natureza
fonte : www.mnn.com

  "A atividade física é classificada como um fator de proteção e promoção da saúde e está relacionada a inúmeros benefícios como a redução de peso, melhora cardiovascular, redução de doenças crônicas, diminuição do risco de morte prematura, entre outros. Infelizmente, existe alta prevalência de inatividade física  ao redor do mundo; é predominante em países urbanizados,  principalmente entre idosos e mulheres.
    Realizar exercícios físicos regularmente é importante para restabelecer a saúde diante dos danos que a rotina estressante da atualidade causa nos indivíduos. Com o crescente aumento da construção de parques e praças públicas nas cidades, vem se valorizando a cada dia a utilização destes espaços para a prática de exercícios físicos pela população em geral, uma vez que esses locais são de fácil acesso e classificados como ambientes sociais de lazer e de manutenção da saúde.
  Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi investigar a influência da prática de exercícios físicos ao ar livre na qualidade de vida de seus praticantes." Esse é um trecho do artigo Atividade física ar livre e influência na qualidade de vida. Foi uma pesquisa realizada através de revisão bibliográfica.
Daniel Fernando dos Reis
São autores dessa pesquisa: Daniel Fernando Dos Reis, Francione Da Silva Souza, Juliana Da Silva Jesus, Thiago Alves Garcia, Guilherme Akio Tamura Ozaki, Everton Alex Carvalho Zanuto, Adriana Junqueira, Robson Chacon Castoldi, Regina Celi Trindade Camargo, José Carlos Silva Camargo Filho. Essa equipe fez esse estudo para a Faculdade de Educação Física da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste, em Presidente Prudente, SP. A foto é do pesquisador que encabeça a lista, Daniel Fernando dos Reis. Ele é graduado em Saúde e Educação Física e especialista em liderança e gestão empresarial pela Unoeste; é professor de natação. A foto de um membro representa toda a equipe. É uma turma de gente jovem que tem uma proposta interessante e bem atual.

Os profissionais de Educação Física sabem como é importante para a saúde exercitar-se ao ar livre
fonte : gonola.com
  

  Ano novo, vida nova, é o lema. Você pode ter em mente uma melhora no seu estilo de vida e a conscientização de que precisa fazer uma dieta e começar a fazer exercícios, ou perseverar no programa de exercícios, se já o faz. Tudo isso pode parecer muito chato por ser mais uma cobrança, como as dietas que começam na segunda-feira . Talvez esteja faltando ver isso de um modo novo, mais relaxante, mais humano. Como, por exemplo, utilizar um parque ou praça para correr ou fazer caminhada; talvez até haja ali um programa de ginástica diariamente ao qual você possa aderir. O fato é que, fazer exercício e ter uma alimentação balanceada pode vir a ser menos chato se você tiver maior conscientização da importância deles para a sua saúde física e psicológica. É importante dar o primeiro passo; depois, é necessário perseverar, assim como em tudo o que levamos a sério na vida. Mas sério aqui, só para ser perseverante, pois há muitas coisas agradáveis nesse caminho: amizades, lazer saudável, qualidade de vida e...contato com a natureza. E é nesse último ponto que vamos aprofundar aqui.
   O leitor encontrará na postagem várias fotos de parques nos Estados Unidos. Não estou querendo esnobar ou deixar você com inveja deles. Junto com a conscientização de que temos que cuidar da saúde, deve existir outra que é a preocupação pelo bem comum. Com os recursos que foram desviados em obras superfaturadas em nosso país nos últimos anos, poderíamos usufruir de semelhante infraestrutura. É uma questão de seriedade na gestão pública, que deve começar na célula municipal. Vamos dar o primeiro passo nesse sentido ?

Os norte-americanos podem contar com quadras de basquete públicas em parques em todo o país
fonte : parks.arlingtonva.us 

Quais os benefícios de realizar exercícios físicos ao ar livre à saúde física e psicológica das pessoas ?
"Usufruir dos espaços públicos para a realização de exercícios físicos faz com que se eleve qualidade de vida da população, previna doenças, e aumente a socialização e a consciência ambiental dos indivíduos. A prática de exercícios em áreas verdes e espaços públicos proporciona a seus praticantes benefícios imediatos como normalização dos níveis de adrenalina e noradrenalina( são dois hormônios do corpo humano; a adrenalina é liberada em caso de estresse; a noradrenalina prepara o corpo para uma ação) dos níveis de glicose sanguínea e melhora na qualidade do sono; e a longo prazo, a diminuição da incidência de doenças músculos-esqueléticos (doenças que envolvem os músculos e os ossos, como artrite), cardiovasculares e metabólicas (doenças como diabetes tipo II, hipertensão, obesidade) ."
Nesse parque em Minneapolis, EUA, é possível ter aulas com um instrutor de tênis; há milhares de quadras como essa pelo país
fonte : www.minneapolisparks.org

Qual seria o papel do poder público no incentivo à atividade física ?
 "atividade física deve ser incentivada por meio de iniciativas tanto do poder público quanto do privado. É preciso levar em consideração as particularidades dos indivíduos, sejam elas financeiras e/ou sociais, disponibilizando alternativas acessíveis para a prática de atividades físicas ao ar livre,visando atingir coletivamente a busca por um estilo de vida mais saudável."
Piscina que fica no parque Lincoln, em Seattle, EUA e mostra  seriedade na gestão pública
fonte : br.pinterest.com

O que é necessário fazer para ter um estilo de vida saudável ?
  "Manter-se saudável nos dias atuais não é uma tarefa fácil, frente a todas as comodidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos. Para manter um estilo de vida saudável é preciso que a rotina diária de um indivíduo apresente bons hábitos alimentares e prática regular de atividade física, compreendendo a relevância que a prática destas atividades tem na promoção da saúde e na  redução dos fatores de risco de diversos tipos de doenças."
 
Mesma piscina, mais de perto:  não basta fazer a obra; é preciso gerir bem
fonte : www.seattle.gov
Um grande mal do mundo moderno é o sedentarismo, ou inatividade. Há dois modos de combatê-lo : atividade física e exercício físico. Qual a diferença entre eles ?
  "O conceito de atividade física é compreendido como qualquer movimento corporal realizado pela musculatura, que leve a um gasto de energia maior do que o indivíduo apresenta quando se encontra em repouso, como limpar a casa, varrer a calçada e cuidar do jardim, entre outros." (Há atividades físicas que exigem grande queima calórica, como os trabalhos na lavoura. Podem tornar uma pessoa muito forte e condicionada, se tiver alimentação balanceada, mas não cumprem o papel do exercício que é o de relaxar, distrair e contribuir assim com a qualidade de vida dessa pessoa). 
  "Já os exercícios físicos são definidos como toda atividade física organizada, elaborada e contínua que visa melhorar e manter a função cardiorrespiratória, a composição corporal, a flexibilidade, a força e resistência muscular. A atividade física está direcionada a melhorar a qualidade de vida do praticante, reduzindo as consequências à saúde causadas pelo sedentarismo. O exercícios físicos  estão relacionados à performance e direcionados à melhora do desempenho esportivo."
Nos parque, além da atividade esportiva, as crianças podem brincar e aprender
fonte : www.cityofpalmdesert.org
Será que os termos performance e desempenho esportivo não poderiam assustar o indivíduo que nunca fez esporte e, já adulto, tomou consciência da necessidade do exercício? 
  De fato, a pessoa que está afastada das quadras, piscina, academia e até dos parques em que muita gente corre ou caminha, e agora começa a perceber que mexer o corpo é uma necessidade, poderia pensar que sofreria uma espécie de preconceito se outras pessoas, já bem adiantadas nesse aspecto, a vissem dando os primeiros passos em um programa regular de exercícios. Ora, isso é uma bobeira, pois tudo é relativo. Você pode achar-se um nada ao ver como corre  esse ou aquela que já estão bem treinados; mas deixa um queniano bem treinado correr perto deles... esses a quem você teme, podem chegar a correr até 12 km por hora, com sofrimento; o queniano vai correr a 15 km por hora como se estivesse caminhando bem devagar. Viu como tudo é relativo? Vamos compreender a importância do exercício físico e deixar sua insegurança para lá: 
  "A prática de exercícios físicos é considerada um meio de lazer que visa reduzir o estresse presente na rotina diária dos indivíduos, sendo uma atividade agradável  que reduz sensações desconfortáveis como a ansiedade, irritabilidade e depressão, além de manter uma boa forma física e melhora da qualidade de vida. Psicologicamente,  a prática de exercícios físicos proporciona benefícios sobre auto imagem e autoestima do praticante; fisicamente está relacionada à diminuição de doenças cardiovasculares, de mortes prematuras, redução dos casos de acidente vascular cerebral, de todos os tipos de câncer, e de diabetes  tipo II.
   Esta prática também está relacionada à prevenção e redução da obesidade, da hipertensão arterial, da osteoporose, do estresse, da ansiedade e da depressão, promovendo bem-estar aos seus adeptos. A prática regular de exercícios promove inúmeros benefícios a todas as faixas etárias, melhorando a capacidade funcional e habilidade física destes indivíduos, promovendo a socialização, a longevidade, melhorando o estado mental e níveis de humor."
Além de pular corda e pedalar,é importante relaxar e contemplar a natureza, desligando o celular
fonte : aishanblog.wordpress.com
Existe, atualmente, uma conscientização da população sobre a importância da utilização de espaços públicos ao ar livre para o bem da saúde ?
  "É crescente na atualidade a conscientização da população sobre a importância da utilização de espaços públicos ao ar livre para a prática de exercícios físicos e lazer, promovendo a convivência social e a preservação ambiental nos grandes centros urbanos.Devido à acessibilidade e a beleza natural dos parques públicos, estes locais se tornaram pontos de bem-estar e saúde, sendo fundamentais para a prevenção de doenças e agravos à saúde, além de proporcionarem lazer e diversão às pessoas que os usufruem. A implantação deste tipo de espaço próximo a áreas residenciais proporciona aos moradores locais e próximos uma área de promoção da saúde, favorecendo um estilo de vida mais ativo e saudável para esta população."
As crianças ficam mais saudáveis exercitando-se ao ar livre, livres da obesidade e distúrbio de sono
fonte : www.independent.co.uk
Quais seriam os benefícios da utilização dos parques e praças ? 
 "Os parques públicos vêm se tornando uma referência em saúde, pois possibilitam a interação entre homem e meio ambiente, que associado à prática de exercícios físicos gera benefícios sociais, físicos e psicológicos. A prática de exercícios físicos nestes espaços traz pontos positivos aos praticantes, pois sem nenhum custo e com fácil acesso melhora a qualidade de vida da população que reside próximo a estes locais, estimulando a socialização entre os usuários dos espaços e promovendo a sobrevivência ecológica nos centros urbanos. Praças, áreas verdes e ciclovias são exemplos de espaços que possuem um papel importante na prática de atividades ao ar livre, promovendo um estilo de vida mais ativo à população urbana. Nestes espaços é possível observar uma grande variedade de tipos de atividades realizadas em diferentes níveis de intensidade e em diferentes faixas etárias."

A recreação da família também faz parte da programação do parque
fonte : www.tripadvisor.com.br
É suficiente poder contar com espaços públicos próximos?
 "Ter espaços públicos acessíveis e próximos às residências das pessoas não é o suficiente para a  adesão das mesmas ao uso destes espaços, é preciso que os mesmos tenham condições adequadas e seguras para o seu uso, para que sejam lugares promotores de saúde e lazer. Nesse sentido é de suma importância que estes espaços ofereçam segurança aos usuários e que estejam em constante manutenção para que possibilitem a pratica de exercícios físicos e atividades de lazer sem nenhum transtorno às pessoas adeptas a este estilo de vida saudável em meio à natureza e meio ambiente. É importante que nestes locais não existam vidros quebrados, indício do uso de álcool e drogas ilícitas, animais soltos, sujeira de animais e lixo, sinais de vandalismo ou má manutenção da grama. É preciso também que possuam boa iluminação para a segurança de seus usuários, banheiros públicos em boa condição para comodidade e higiene, assim como bancos para o conforto e momentos de descanso após a prática de exercícios físicos e lazer."
Há programação de ginástica e outras atividades que se pode fazer regularmente, é só não faltar
fonte : salirefitness.com
Que motivação encontram as pessoas para a utilização dos parques públicos ?
  "A motivação das pessoas para usarem parques públicos como fonte de lazer e de realização de exercícios físicos está diretamente ligada à sensação proporcionada pela vegetação arbórea destes locais, que reduz o esgotamento e cansaço mental ocasionado pela estressante rotina das cidades, reduzindo também o nível de sedentarismo destes indivíduos. Espaços públicos com áreas verdes minimizam as características negativas presentes nos centros urbanos como a poluição do ar e poluição sonora e visual produzidos nas cidades, fazendo com que as pessoas retornem à natureza e se beneficiem com esse contato.Estes locais, além de reduzirem a poluição existente nos centros urbanos proporcionam conforto térmico devido à vegetação arbórea, elevando a qualidade de vida de seus frequentadores."

As atividades no parque são para todos, pois a juventude pode durar a vida toda
fonte : www.verywellfit.com
   É importante revisar constantemente esses conceitos, pois os hábitos da sociedade contemporânea são extremamente sedentários. Todos sofrem com isso, desde a criança que fica horas vendo TV ou jogando vídeo-game, ou fica na internet ou celular, aos adolescentes, jovens e adultos, que perdem tempo com as redes sociais. Os idosos inativos estão muito expostos às doenças relacionadas às funções cognitivas, como o mal de Alzheimer. 
    Enfim, chegamos ao que é lógico : o ser humano foi idealizado para mexer-se e, se fica o tempo todo sentado e parado, o corpo e o cérebro vão apresentar anomalias. Não precisa ser guru para chegar a essa conclusão, basta um pouquinho de reflexão e vergonha na cara. E o mal ainda vai mais fundo se os hábitos alimentares de uma pessoa sedentária forem ruins: consumo de produtos ultra processados como refrigerantes e salgadinhos de pacote, muito fast-food... Desculpe a sinceridade, é preocupante.
  Aproveitando a oportunidade, como é início de ano e de mudança de hábitos, que tal priorizar a sua saúde e a de sua família e começar a estipular metas nesse sentido ? Se você precisa perder uns quilinhos e está com os exames um tanto alterados, mais um motivo. A turma toda vai curtir, mesmo que, a princípio, faça cara feia. Depois que você conseguir entrar de novo naquela calça que estava aposentada, vai melhorar ainda mais. Isso sim é que é um ótimo objetivo para o ano que começa! Feliz ano novo e bom treino !
      
Pedalar com a família em um bosque é um ótimo treino
fonte : www.keswick.org

       


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,