Pular para o conteúdo principal

Exercício aeróbico e musculação na luta contra o câncer


A musculação permite ter estabilidade e força na luta contra o câncer
Fonte: www.rei.com/learn


  Muita gente vê o câncer como um fantasma, que ronda e assusta as pessoas ao longo da vida. Poucas pessoas, contudo, avaliam que, na verdade, um dos maiores vilões dessa história é o sedentarismo, que, junto com a obesidade, é uma das reconhecidas causas das elevadas taxas da doença. Pouquíssimas pessoas têm real consciência de que os exercícios físicos ajudam a prevenir e combater  todas as formas de câncer. Vamos aqui tentar aprofundar nesses dois conceitos, atividade física para prevenir e também para combater essa doença tão assustadora. Com um pouco mais de esclarecimento, você vai desfazer essa imagem do fantasma e lutar contra essa realidade com mais objetividade.
   Também é importante saber que os exercícios aeróbicos bem como os de força vêm sendo utilizados como apoio no tratamento de pacientes portadores de câncer com resultados significativos. Essas pesquisas avaliam não apenas os resultados no aspecto físico, como nos ganhos psicológicos na luta contra a doença. 
O desafio é correr do câncer adotando  estilo de vida ativo e alimentação balanceada
Fonte: www.gazettelive.co.uk
O que é o câncer ? 


 "O câncer é definido como um crescimento descontrolado e anormal de células no organismo (AMERICAN CANCER SOCIETY, 2005). O tratamento desta doença envolve a aplicação de quimioterapia isolada ou em combinação com a radioterapia e/ou cirurgia. Em decorrência do tratamento a maioria dos pacientes apresenta uma série de sintomas e efeitos colaterais secundários, como, por exemplo, náuseas, vômitos, dores, insônia, perda de apetite e fadiga." ( Câncer : benefícios do treino de força e aeróbio, de Elaine Batista do Nascimento,professora de Educação Física especialista em Fisiologia do Exercício; Richard Diego Leite, graduado em Educação Física, mestre em Ciências Fisiológicas e doutor em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e Jonato Prestes, graduado e mestre em Educação Física e doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (SP), também tem pós doutorado na Western Kentucky University). 
Quem pratica esporte  aprende a encarar o câncer como um adversário a combater na quadra
 Fonte: www.skysports.com

Quais são as causas do câncer e por que a atividade física é estimulada na sua prevenção e tratamento? 

  "Esta doença é considerada multifatorial, já que não possui um único fator causador; podem influir desde a predisposição genética, alterações hormonais (entre outras causas), que são fatores internos, até a exposição à radiação e ao sol, que são fatores externos. Além disso, a inatividade física é considerada um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Por este motivo a comunidade científica tem discutido a aplicação do exercício físico como estratégia não farmacológica para prevenção da doença e reabilitação de indivíduos durante e após o tratamento. Este interesse se deve ao fato de o exercício físico minimizar os processos degenerativos associados ao câncer, promover alterações comportamentais ligadas ao estilo de vida, reduzir os riscos de recorrência da doença e melhorar fatores psicossociais. Ademais, a melhora da capacidade funcional a médio e longo prazo - incluindo aumento da força, resistência à fadiga, flexibilidade e capacidade aeróbia - e melhora do sistema imune, são outros benefícios proporcionados por um programa de exercícios físicos." (ibidem)
Alimentação balanceada é uma maneira inteligente de evitar todos os tipos de câncer
Fonte : www.essentials.co.za

Quais seriam as formas mais objetivas de prevenir o câncer ?
  "Segundo a Revista Associação Médica Brasileira (2004), no Brasil, o câncer representa a segunda maior causa de óbitos na população com estimativa de aproximadamente 11,84% das causas de morte. Contudo, graças ao aperfeiçoamento dos métodos de diagnóstico e tratamento, o câncer já não representa necessariamente uma sentença de morte. Flagrados em estágio inicial, 60% dos casos têm cura. Um grande passo também foi dado com a descoberta dos fatores de risco da doença. Hoje, 70% dos tumores malignos podem ser evitados por meio da adoção de hábitos saudáveis – alimentação equilibrada, não fumar, não se tostar ao sol, beber com moderação e fazer exercícios regularmente. Se o indivíduo adotar um programa regular de exercícios físicos e se tiver alimentação balanceada e saudável, os riscos de o indivíduo apresentar doença cancerígena caem consideravelmente." ( Benefícios da atividade física e do exercício físico na prevenção e tratamento do câncer, de Vinícius Rodrigues Venâncio, graduado em Educação Física e Lara Belmudes Bottcher, graduada em Educação Física e mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde).


É importante combater o sedentarismo e a obesidade desde a infância
Fonte : www.todaysparent.com

Quais seriam as prescrições sobre exercícios com o fim de prevenir o câncer ?
 "A fim de reduzir as taxas de desenvolvimento de câncer na população em geral, os Departamentos de Saúde Pública de vários países, Institutos de pesquisas e Organizações de combate ao câncer (tais como: a International Agency for Research on Cancer, a International Union Against Cancer, o Departament of Health and Human Services, o World Câncer Reserach Fund, entre outros) têm incluído em seus guias recomendações sobre atividade física, nos quais sugerem o mínimo de 30 minutos a uma hora de atividade de intensidade moderada a vigorosa, de dois a cinco dias na semana ou até mais, lembrando que as atividades podem tanto ser exercícios regulares, ou seja, um programa de treinamento, como atividades esportivas ou atividades diárias tais como trabalhos domésticos" (entre esses, de preferência aqueles que exijam um certo esforço físico). (Benefícios da atividade física e do exercício físico na prevenção e tratamento do câncer).


Correr da obesidade é uma forma bem objetiva de evitar o câncer
 Fonte: www.centralparknyc.org

É possível saber como a obesidade pode causar o câncer ?

"Um estudo recente, analisando mais de 900.000 indivíduos concluiu que a obesidade responde por 14% das neoplasias (tumores) malignas em homens e por 20% nas mulheres. Obesos e obesas são respectivamente 52% e 62% mais propensos a morrer de câncer do que a população não obesa."(Benefícios da atividade física e do exercício físico na prevenção e tratamento do câncer).
  Aqui fica claríssimo para você que a obesidade deve ser tratada, como você pode lembrar na postagem Emagrecer de maneira saudável. Não se trata de uma questão estética; antes de tudo a obesidade é um perigo real para a saúde. Dieta hipocalórica e exercício físico diário são as prescrições...e nada como levar um bom puxão de orelha.


Um estilo  mais ativo pode  tornar a vida muito mais divertida
Fonte : sourceable.net

Os estudos científicos demonstraram que, efetivamente a atividade física regular pode ser uma proteção contra a doença ?
  "Vários estudos demonstram o efeito protetor da atividade física contra o aparecimento e desenvolvimento de tumores. Além de prevenir a ocorrência de muitas doenças cardiovasculares e diabetes, o exercício físico parece desempenhar um importante papel na prevenção e no tratamento de muitas neoplasias. A manutenção de uma atividade física regular com conseqüentemente adoção de um padrão de vida não sedentário traz importantes benefícios à saúde, observados nos múltiplos aspectos que guardam relação com os mecanismos patogenéticos em oncologia."(Benefícios da atividade física e do exercício físico na prevenção e tratamento do câncer).

Há muitos motivos para ter uma vida saudável, uma delas é ter mais disposição
Fonte: www.timeout.com

Como os estudiosos avaliam os exercícios físicos como terapia de apoio no tratamento de pacientes com câncer ?

  "É possível concluir que a combinação dos treinamentos de força e aeróbio pode trazer benefícios para os pacientes em tratamento e pós-tratamento de câncer, sendo bem tolerada pelos pacientes. Evidentemente, os efeitos positivos do exercício podem variar significativamente em função do tipo de câncer, da intensidade, da frequência e duração do programa de exercícios e do estilo de vida do paciente. Com base nestes achados, sugere-se que os treinamentos de força e aeróbio sejam incluídos na reabilitação de pacientes com câncer, porém a seleção cuidadosa dos pacientes e principalmente a supervisão durante o treinamento são essenciais, assim como o acompanhamento médico."(Câncer : benefícios do treino de força e aeróbio).


A atividade física é um apoio no tratamento da criança portadora de câncer
 Fonte: parenting.firstcry.com

Quais foram os resultados das pesquisas sobre a capacidade do exercício em melhorar o sistema imunológico do paciente portador de câncer ?
 "Alguns cientistas observaram aumento significativo na atividade de células NK (células que possuem ação antitumoral) após um período de treinamento aeróbio de quinze semanas com 70 a 75% do VO2máx (VO₂ max, ou volume de oxigênio máximo é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo de transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico incremental — tipicamente feito em uma esteira ergométrica — sendo a variável fisiológica que melhor reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo - Wikipédia)
   Outros estudos investigaram o efeito de um programa de treze semanas de treinamento de força e aeróbio realizado duas vezes por semana em pacientes com câncer submetidos a quimioterapia, e observaram aumento do número de células NK (os linfócitos NK -Natural Killer- são células matadoras naturais, ou células assassinas e fazem parte de 10-15% dos linfócitos do sangue. Elas lisam (destroem) a células tumorais (estranhas) ou infectadas por vírus sem que estas expressem algum antígeno ativador da resposta imune específica). Essa ativação imunológica foi acompanhada pelo aumento do desempenho físico e força e de melhora na qualidade de vida. Um estudo conduzido por outro pesquisador também demonstrou aumento da atividade das células NK após sete meses de treinamento de força em pacientes pós-menopausadas com câncer de mama. Apesar da quantidade reduzida de estudos, o exercício físico pode induzir o aumento da atividade das células NK, melhorando assim a resposta imune ao câncer; no entanto, outros estudos ainda precisam elucidar os efeitos do exercício sobre o sistema imune em pacientes com câncer. Sendo assim, estes resultados devem ser interpretados com cuidado e outras variáveis imunes precisam ser investigadas, como produção de imunoglobulinas,  atividade microbicida, e outras. "(Câncer : benefícios do treino de força e aeróbio).

Exercícios de força são muito utilizados  como terapia no tratamento do câncer
Fonte: dailyburn.com

É sabido que pacientes em tratamento do câncer apresentam sintomas de fadiga. Como o exercício físico pode ajudar o paciente quanto a esse aspecto ?
  "A fadiga é um dos efeitos colaterais mais comumente relatados por pacientes com câncer. Algumas pesquisas encontraram diminuição significativa nos níveis de fadiga após vinte e uma semanas de exercício moderado, realizado duas vezes por semana, em pacientes com câncer de mama após cirurgia. O resultado desse estudo sugere que o treinamento de força deve ser incluído em programas de exercícios de combate à fadiga e de melhora da força muscular em mulheres com câncer de mama. Outros cientistas demonstraram redução de fadiga em pacientes com câncer de próstata que receberam radioterapia após vinte e quatro semanas de treinamento. Outros estudos mostraram que o exercício de alta intensidade reduziu a fadiga em pacientes submetidos a quimioterapia. Similarmente, alguns cientistas encontraram redução significativa nos escores de fadiga em dez pacientes com leucemia que treinaram três vezes por semana, duas vezes por dia. Por conseguinte, a intervenção com exercício de força e aeróbio pode reduzir os níveis de fadiga de pessoas com câncer". ( Câncer : benefícios do treino de força e aeróbio).

Pedalar em família também combate o câncer
Fonte : medlineplus.gov
O que se tem a dizer a respeito da melhora da qualidade de vida na adoção de um programa de exercícios por pacientes em tratamento do câncer ?

 "A grande maioria dos estudos incluídos nesta revisão encontrou melhora na qualidade de vida com a prática de exercícios. Algumas pesquisas evidenciaram que todas as escalas de função da EORTC QLQ-30 (escala que mede a qualidade de vida em pacientes oncológicos), salvo a cognitiva, melhoraram após o treinamento de alta intensidade de dezoito semanas. Outras também encontraram melhora na qualidade de vida em estudo com crianças com leucemia que realizaram transplante de medula óssea. Os autores comentam que crianças com leucemia podem ser seguramente submetidas a um programa de condicionamento supervisionado intra-hospitalar e que este programa deverá incluir exercícios de força e aeróbios, pois as crianças que realizam o exercício físico após o transplante de medula óssea obtêm benefícios para a saúde global após um curto prazo de oito semanas. Outros estudos mostraram que seis semanas de exercício resultaram em melhora significativa de sete dos dez itens da escala de bem-estar geral."(Câncer : benefícios do treino de força e aeróbio).
Incorporar um estilo de vida ativo pode ser mais econômico do que se imagina
 Fonte: www.standard.co.uk

 Agora você já tem dados para saber que o câncer não é um fantasma. Você já viu que o sedentarismo e a obesidade é que podem ser considerados os verdadeiros inimigos da chamada medicina preventiva. Já compreendeu que tendo vida ativa e dieta balanceada, sem exagerar na bebida e evitando o cigarro, suas chances de cruzar com o tal fantasma diminuem bastante...Não é fácil ter disciplina para adotar um estilo de vida saudável, mas pergunte a quem está enfrentando a doença como é necessário ser decidido e perseverante. E também seria oportuno conversar com alguém que conseguiu driblar a doença e descobrir como é importante ser grato pela saúde, pelo bem estar e pela oportunidade de curtir as pequenas alegrias da vida.


No tratamento do câncer é preciso aprender a driblar e a dominar a bola
Fonte:www.ucheck.co.uk


Comentários

  1. Excelente post! Além de se melhorar a qualidade de vida o indivíduo pode também pode prolongá-la como resultado direto de um programa de exercícios e alimentação balanceada.

    As três coisas que recomendo tendo mantido uma boa forma pelos últimos 30 anos:
    1- Tem que ser divertido, tenha parceiros de treino, corrida, caminhada.
    2- Nunca é tarde para começar coisas novas. Experimente o diferente, seu corpo vai responder.
    3- Crie o hábito de se exercitar e comer bem. Hábito é muito mais importante do que esforço. Todos os dias que você se exercitar vai terminar se sentindo muito melhor do que quando começou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,