Pular para o conteúdo principal

Hipertensão sem estresse

O exercício físico é um grande aliado no controle da hipertensão
fonte: www.runnersworld.com

 "A prática regular de atividades físicas é parte primordial das condutas não medicamentosas de prevenção e tratamento da hipertensão arterial (HA). Segundo diretrizes nacionais e internacionais, todos os pacientes hipertensos devem fazer exercícios aeróbicos complementados pelos resistidos, como forma isolada ou complementar ao tratamento medicamentoso. Entende-se por atividade física qualquer movimento corporal que eleve o gasto calórico acima do basal (patamar mínimo de atividade do organismo em completo repouso). Exercícios físicos são atividades físicas estruturadas com objetivo específico de melhorar a saúde e a aptidão física. Dentre os tipos de exercício, o aeróbico envolve atividades com grandes grupos musculares, contraídos de forma cíclica, em intensidade leve a moderada por longa duração, e os resistidos são aqueles em que há contração muscular de um segmento corporal contra uma força que se opõe." Esse é um trecho do artigo Atividade física: impacto sobre a hipertensão arterial. Os autores são: Fabio Leandro Medina, Fernando da Silveira Lobo, Dinoélia Rosa de Souza, Hélcio Kanegusuku e Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, pesquisadores do Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (LAHAM) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP). Esses profissionais participavam da atividades do Laboratório no ano da publicação do artigo, 2010.

A corrida é um exercício aeróbico muito efetivo no tratamento da hipertensão
fonte: ww.texasexplorer.com
  A hipertensão arterial é uma doença que vem crescendo bastante no mundo. Segundo o estudo publicado pela revista americana The Lancet, a quantidade de hipertensos - ou seja, pessoas com pressão arterial superior a 140/90 mmHg - passou de 594 milhões, em 1975, para mais de 1 bilhão, em 2015, em consequência de um forte aumento do fenômeno na Ásia e na África Subsariana (parte do continente que fica ao sul do Saara). A hipertensão é o principal fator de risco dos acidentes cerebrovasculares (AVCs) e das doenças cardiovasculares, matando 7,5 milhões de pessoas todo ano no mundo, principalmente nos países em desenvolvimento", afirma o principal autor do estudo, Majid Ezzati, do Imperial College de Londres. Vamos aqui tentar compreender o que é essa doença e como podemos fazer uso de exercícios como parte do tratamento.

Pedalar  é um exercício aeróbico que ajuda bastante a combater a hipertensão
fonte: www.houstonpress.com


O que é hipertensão? 

  A hipertensão é o aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Não à toa, a doença também é chamada de pressão alta.Para chegar a cada parte do organismo, o sangue bombeado a partir do coração exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem. E é essa disputa que determina a pressão arterial. A pressão varia ao longo do dia. Numa pessoa deitada, ela fica mais baixa. Quando nos movimentamos, os valores sobem, porque o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia.
Como se mede a pressão arterial ?
  A pressão é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg). O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 140 por 90 (recentemente baixada para 130 por 80) na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais e outros problemas é significativamente maior. 

  Para fazer a medição, é utilizado um aparelho chamado esfigmomanômetro, posicionado em volta do braço, e um estetoscópio para ouvir os sons do peito. O primeiro número é registrado no momento em que o coração libera o sangue. Essa é a pressão sistólica, ou máxima – o recomendável é que não passe de 120 mmHg. O segundo valor é a pressão diastólica, ou mínima. O ideal é que fique em torno de 80 mmHg. É o que, popularmente se conhece  por  12 por 8. (fonte : saude.abril.com.br).

A caminhada pode  auxiliar no tratamento, desde que seja em ritmo acelerado
fonte: www.hermannpark.org
O que acontece no organismo quando a pressão sobe descontroladamente ?

Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado. Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento do músculo cardíaco, podendo ocasionar o infarte. O acidente vascular cerebral, AVC, o popular derrame, é outra consequência frequente da hipertensão. Com as constantes agressões da pressão, as artérias da cabeça não conseguem se dilatar e ficam suscetíveis a entupimentos. Os picos hipertensivos acabam servindo de estopim para um vaso ficar completamente obstruído ou então se romper.(fonte:saude.abril.com.br).


Praticar ioga previne e combate a hipertensão
fonte :www.yogajournal.com
Quais são as possíveis causas da hipertensão ?
A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. ( www.msdmanuals.com)
   O leitor poderá observar a questão do uso do sal na alimentação. Esse é um fator muito importante; o exercício aeróbico faz com que a pessoa transpire, eliminando o excesso de sal. Contudo, é possível reduzir a quantidade de sal por conta própria. O ideal seria que você mesmo cozinhasse e evitasse ao máximo pedir fast-food, em que, muitas vezes há excesso de sal ou de glutamato monossódico, que também é um sal. Tente também evitar  colocar muito sal em seu prato, seja para reforçar o tempero do prato principal, seja quando temperar a salada.

O que se tem a dizer sobre o treinamento aeróbico e seus benefícios aos hipertensos ?
 Estudos têm demonstrado reduções significantes das PA sistólica/ diastólica com o treinamento aeróbico. Uma metanálise de 2005 verificou reduções médias de 3,0/2,4 mmHg após o treinamento aeróbico, sendo essa redução mais expressiva nos hipertensos (6,9/4,9 mmHg). A diminuição da PA com o treinamento tem sido evidenciada nos dois sexos, parecendo não depender de outros fatores, como perda de peso, e tem magnitude semelhante à observada com o tratamento medicamentoso.
  As características do treinamento podem afetar seu efeito hipotensor.Em um dos estudos, conclui-se que maiores reduções da PA são conseguidas com: a) modalidades que envolvam maiores grupos musculares, como caminhada/corrida ou ciclismo; b) intensidades mais baixas (40% a 60% do VO2 pico ou a capacidade aeróbica máxima de uma pessoa)) e c) volumes de treinamento maiores, com maior frequência semanal e/ou com maior duração das sessões. Diante do exposto, os efeitos hipotensores do treinamento aeróbico são evidentes, sendo considerados pelo American College of Sports Medicine (ACSM) como uma evidência de nível A (grau de credibilidade mais alto). Assim, esse treinamento é o preferencial para a HA. (Atividade física: impacto sobre a hipertensão arterial) .
O voleibol  é um esporte que propicia muita queima aeróbica, controlando a hipertensão
fonte: www.sidney.ca
O que se diz sobre o treinamento de força e a relação com a hipertensão ?
 "Como o exercício resistido era contraindicado para indivíduos com problemas cardiovasculares, o estudo de seus efeitos sobre a PA foi negligenciado por muito tempo. Entretanto, no ano de 2000, alguns cientistas fizeram uma metanálise e concluíram que esse treinamento reduzia a PA sistólica/diastólica em -2%/-4%. Essa constatação acendeu o interesse na área e o número de trabalhos científicos aumentou. Entretanto, o número total de investigações ainda é pequeno, muitos dos estudos apresentam limitações metodológicas importantes e os resultados são bastante controversos. Uma nova metanálise publicada em 2005 também observou redução das PA, na ordem de -3,2/-3,5 mmHg, após o treinamento resistido, porém essa revisão incluiu apenas nove trabalhos controlados e aleatórios, envolvendo diferentes populações e protocolos de treinamento, o que não permite a extrapolação dos resultados para nenhuma situação específica.
 Diante do exposto, observa-se que o treinamento resistido não possui comprovados benefícios à PA de hipertensos e ainda apresenta um risco potencial durante sua execução. Por esse motivo, ele não é o treinamento de escolha na HA, mas devido a seus benefícios para a saúde global, ele é recomendado em complemento ao aeróbico para os hipertensos. "(Ibidem)
O treino de força em conjunto com o aeróbico protege o indivíduo hipertenso
fonte: www.dickssportinggoods.com
Qual é a prescrição dos exercícios na prevenção e tratamento da hipertensão ?
  "Para a prevenção primária, recomenda-se que todo adulto pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas moderadas em pelo menos 5 dias da semana, o que pode ser feito de forma contínua ou acumulada. Para indivíduos com propensão à HA, recomenda-se o envolvimento em atividades de lazer mais vigorosas que trazem mais benefícios preventivos. Considerando-se o tratamento da HA, o treinamento aeróbico é o de escolha para o hipertenso. Esse treinamento deve ser realizado pelo menos três vezes por semana por pelo menos 30 minutos em intensidade leve a moderada (40% a 60% do consumo pico de oxigênio ou da frequência cardíaca de reserva). O treinamento resistido deve ser feito em complemento ao aeróbico de duas a três vezes por semana, envolvendo a execução de 8 a 10 exercícios para os principais grupos musculares em intensidade leve  e com séries de 10 a 15 repetições até a fadiga moderada (interrompidas quando a velocidade de movimento diminuir). Entre as séries e os exercícios deve-se observar um período de 1 a 2 minutos de intervalo passivo." (Ibidem)
O jogo de tênis é um exercício aeróbico que também ajuda no controle da hipertensão arterial
fonte: www.momangeles.com
Antes de adotar  programa de exercícios quais seriam as recomendações aos hipertensos ?
"O hipertenso deve realizar uma avaliação clínica antes do início do treinamento e o teste ergométrico é recomendado para aqueles que tiverem outro fator de risco associado à HA. Esse teste deve ser realizado em uso da medicação regular do paciente. Para pacientes com a PA não totalmente controlada em repouso ou hiper-reativos ao exercício, sugere-se a medida da PA durante o exercício aeróbico e evitar o exercício no meio líquido. Na prática, por segurança, o exercício só é iniciado se a PA estiver menor que 160/105 mmHg." (Ibidem)


As crianças também podem desenvolver hipertensão, e a atividade esportiva faz parte do tratamento
fonte: thebicesterschool.org.uk
    Algumas pessoas pensam que o exercício físico tem como exclusiva finalidade a estética. Alguns praticantes pensam dessa maneira e algumas pessoas, que não gostam de atividade esportiva, costumam desculpar seus hábitos sedentários apontando justamente esses casos: o de pessoas que só pensam na aparência física. Isso é uma tolice nos dois casos: uma pessoa que só pensa na aparência parece não ter muito conteúdo, e talvez tenha que trabalhar mesmo esse aspecto. A pessoa que  não pratica exercícios com a justificativa de que isso é frivolidade, mostra que, ao menos nesse aspecto, está sendo tão superficial quanto a que só se preocupa com a estética. Se uma pessoa tem um estilo mais pensativo, pense um pouco e avalie que a melhora da aparência é apenas um dos benefícios que um programa regular de exercícios proporciona. Aliás, a boa aparência  (não a produzida de forma artificial com a utilização do botox, por exemplo) é fruto de boa saúde, bons hábitos alimentares e vida saudável. Além de  auxiliar o tratamento da hipertensão, a atividade física propicia incontáveis benefícios, e as pesquisas caminham sempre nesse sentido. Sem estresse, pense em aprofundar nesse assunto e revisar seu conceito, ou melhor, seu preconceito.
Essa escola educa a criança para uma vida ativa, prevenindo problemas de saúde como a hipertensão
fonte: school.bankstreet.edu


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,