Pular para o conteúdo principal

Sem transtornos e anabolizantes

O exercício físico deve promover a saúde, a auto estima e a boa convivência entre as pessoas
fonte: theconversation.com
 

 "O objetivo desta revisão é trazer parte dos estudos sobre um assunto pouco explorado: a relação entre o exercício físico e os aspectos psicobiológicos. A importância da compreensão desses aspectos e como eles afetam a qualidade de vida do ser humano é o que estimula as pesquisas sobre esse assunto. A literatura destaca que a prática regular de exercício físico traz resultados positivos não somente ao sono e aos seus possíveis distúrbios, mas também aos aspectos psicológicos e aos transtornos de humor, como a ansiedade e a depressão, e aos aspectos cognitivos, como a memória e a aprendizagem. Contudo, há indivíduos que se envolvem na prática de exercícios físicos com tal intensidade e/ou freqüência ou, ainda, fazem uso de drogas ilícitas que podem trazer prejuízos à saúde, como, por exemplo, o dependente de exercício físico e o usuário de esteróides anabolizantes. O exercício físico provoca alterações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, portanto, pode ser considerado uma intervenção não-medicamentosa para o tratamento de distúrbios relacionados aos aspectos psicobiológicos."

    O texto acima é um resumo introdutório do artigo O exercício físico e os aspectos psicobiológicos, de Marco Túlio de Mello, graduado em Educação Física e doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Rita Aurélia Boscolo, graduada em Educação Física; Andrea Maculano Esteves, graduada em Educação Física, mestre em Psicobiologia e doutora em Ciências pela Unifesp; e Sergio Tufik, médico, mestre em Fisiologia e doutor em Psicofarmologia pela Escola Paulista de Medicina, atual Unifesp. Esse artigo foi publicado sob a responsabilidade do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício, Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.
O exercício deve ser fonte de equilíbrio e não uma busca imoderada  de um padrão estético inatingível
fonte: citrusparkeyecare.com
  É muito conhecida a sábia frase do poeta romano Juvenal (60- 140 d.C.) “Mens sana in corpore sano” (“Mente sã em corpo são”). O exercício físico é uma das formas de promoção da saúde física e psicológica, se realizado de forma equilibrada, seja por atletas profissionais, que deveriam contar com eficiente supervisão nesse sentido, como para atletas amadores ou mesmo aquelas pessoas que, de forma consciente e refletida, adotaram um programa regular de atividade física. O importante é buscar o equilíbrio. O sedentarismo é considerado atualmente uma doença, mas, também aqueles que têm vida ativa devem fugir do excessos : se procuram a atividade física para ter saúde, não seria ilógico que a própria atividade ou comportamentos relacionados a ela, pudessem promover um dano à saúde ? Através desse artigo podemos ponderar com serenidade essas questões.
Ter contato com a natureza através do exercício é uma das formas de encontrar tranquilidade
fonte : www.welikela.com
Que importância tem atualmente para a Ciência as questões do exercício físico e do sono restaurador?

"Através de inúmeras pesquisas, a Ciência pôde concluir que o exercício físico e o sono de boa qualidade são fundamentais para a boa qualidade de vida e para a recuperação física e mental do ser humano." 

Segundo a Ciência, o exercício físico pode auxiliar o sono ?
"Segundo cientistas, o sono de pessoas ativas é melhor que o de pessoas inativas. Os cientistas também afirmam que o exercício físico melhora o sono da população em geral, principalmente de indivíduos sedentários. Cerca de 30% da população adulta nos EUA e de 20 a 40% da população mundial são acometidos por problemas relacionados ao sono, piorando a qualidade de vida, aumentando o risco de acidentes e diminuindo a produtividade no trabalho, entre outras consequências. Embora a eficácia do exercício físico sobre o sono tenha sido demonstrada e aceita pela American Sleep Disorders Association (Associação Norte Americana dos Distúrbios do Sono) como uma intervenção não-farmacológica para a melhoria do sono, poucos profissionais da área de saúde têm recomendado e prescrito o exercício físico com este intuito."

Pedalar juntos na academia permite queimar calorias, eliminar o mau estresse e cultivar a convivência
fonte: detroitmi.gov

Podem ocorrer distúrbios de sono também entre aqueles que praticam exercícios?

"Quanto às variáveis relacionadas ao exercício físico, a intensidade e o volume são extremamente importantes, pois quando a sobrecarga é aumentada até um nível ideal, existe uma melhor resposta na qualidade do sono. Por outro lado, quando a sobrecarga imposta pelo exercício é demasiadamente alta, ocorre uma influência negativa direta sobre a qualidade do sono."

O que se poderia dizer da relação exercício físico e os transtornos de humor ?
"Estudos realizados nos EUA afirmam que a prática sistemática do exercício físico para a população em geral está associada à ausência ou a poucos sintomas depressivos ou de ansiedade. Mesmo em indivíduos diagnosticados clinicamente como depressivos, o exercício físico tem se mostrado eficaz na redução dos sintomas associados à depressão. Os benefícios da prática de exercício físico refletem o aumento dos níveis de qualidade de vida das populações que sofrem dos transtornos do humor. No entanto, tanto o exercício aeróbio como o anaeróbio devem privilegiar a relação no aumento temporal da execução do exercício físico e não no aumento da carga de trabalho (relação volume x intensidade)."
Poderíamos afirmar que a atividade física contribui com a memória e melhora as funções cognitivas ?
"Estudos epidemiológicos confirmam que pessoas moderadamente ativas têm menos risco de serem acometidas por disfunções mentais do que pessoas sedentárias, demonstrando que a participação em programas de exercícios físicos exerce benefícios, também, para funções cognitivas."


Correr de manhã cedo em um dia ensolarado pode cansar fisicamente mas relaxa a mente
fonte: www.dailytexanonline.com
 

Seria possível afirmar que a prática imoderada de exercício físico é nociva à saúde?


"Embora os benefícios da prática regular do exercício físico para saúde sejam bem conhecidos, pouco se sabe a respeito dos efeitos da prática excessiva de exercícios e da sua relação com a gênese de um comportamento patológico. Dentre os principais estudos voltados para a prática excessiva de exercícios físicos, destacam-se os relacionados aos transtornos alimentares e os que sugerem ser o excesso de atividade física uma forma específica de dependência comportamental." 

   Um exemplo gráfico dessa questão do transtorno alimentar e o excesso de atividade física é o que atualmente algumas mulheres têm buscado e é chamado de barriga negativa,caracterizada pela formação de uma concavidade na área que fica entre os ossos ilíacos localizados na parte inferior da barriga, que se tornam mais destacados, e as costelas aparentes. Para ter esse formato de abdômen é preciso apresentar baixo percentual de gordura corporal, músculos abdominais pouco desenvolvidos e o fator genético para a formação e desenvolvimento dos ossos do quadril mais salientes. Com isso, é preciso se atentar para os cuidados e riscos desta jornada: o percentual de gordura corporal fica abaixo de 10%, o que é um perigo ao corpo caso a dieta não seja totalmente monitorada; a perda de massa muscular também é um fator para formação da barriga negativa e é um risco à saúde, pode levar a desvios posturais e dores na coluna, já que os músculos sustentam o corpo mantendo os ossos e articulações em seu devido lugar. A persistência em conseguir esse objetivo pode virar uma obsessão e único objetivo da vida de um indivíduo e, com isso, vir a se expressar em transtornos psicológicos e distúrbios alimentares, como depressão, anorexia e bulimia (fonte: www.drferrari.com.br). Na anorexia a pessoa não come; na bulimia a pessoa se alimenta mas vomita em seguida ou pratica exercícios em excesso para queimar as calorias que ingeriu.
    Acredito que o leitor concordará comigo que, uma pessoa que tem como meta na vida a tal barriga negativa, cujos riscos de se obter foram resumidos acima, não tem equilíbrio e sensatez  e parece muito longe  de ter saúde física e mental.

As artes marciais,como o karatê, educam para atingir metas mais altas do que a barriga negativa
fonte:youaremom.com

O exercício físico regular pode ajudar as pessoas que usam imoderadamente o álcool e que querem conquistar a moderação ?

 "A execução de um programa de exercícios deve, sempre que possível, ser indicada para indivíduos que estejam em recuperação do abuso de álcool, uma vez que essa prática, além de induzir uma melhora generalizada do funcionamento do organismo, induz também uma melhora das funções corporais diretamente prejudicadas pelo uso crônico de álcool, como o metabolismo hepático e as funções cognitivas. Embora seja difícil imaginar que o exercício regular possa ser utilizado no tratamento de doenças hepáticas decorrentes do uso crônico do álcool, é possível que ele possa ter um papel importante na recuperação do organismo.

  É importante procurar uma adequada avaliação médica e funcional antes do início da execução de um programa de exercícios, principalmente no caso de dependentes de álcool, uma vez que estes estão mais sujeitos a problemas cardiovasculares do que os não dependentes."
As pessoas praticam exercícios para ter equilíbrio e força e não para fomentar neuroses
fonte:health.usnews.com
O que os cientistas têm a dizer sobre o uso esteróides anabolizantes ?
"O uso de esteróides anabolizantes (EAs) vem sendo amplamente estudado. A associação entre os EAs e o treinamento físico é capaz de produzir alterações na performance de atletas, dando larga vantagem do ponto de vista da treinabilidade e podendo ser determinante no resultado final em uma competição. Historicamente a partir da década de 60, o uso dessas drogas passou a ser difundido no meio esportivo, quando entrou para a lista de substâncias proibidas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em meados da década de 70, iniciaram-se os testes antidopagens para os EAs. O caso mais famoso de um atleta flagrado em um exame antidoping ocorreu nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, quando o corredor canadense Ben Johnson foi eliminado da competição, perdendo a medalha de ouro que havia conquistado. Posteriormente, o uso de EA se difundiu. Deixou de ser exclusividade do universo esportivo de alto rendimento e passou a ser usado e abusado por praticantes de atividade física recreativa e freqüentadores de academias, interessados nos efeitos estéticos que essas drogas, aliadas ao treinamento resistido, podem proporcionar."

São atualmente consideradas drogas ilícitas ?

" Apesar de os EAs serem substâncias ilícitas e que causam diversos efeitos colaterais, alguns atletas procuram utilizá-los para se beneficiarem durante as competições. Isso ocorre porque quase que a totalidade dos tecidos do organismo possuem receptores para hormônios androgênicos. Um exemplo disso é que os EAs estimulam a síntese e a liberação de hemoglobina (proteína carreadora de oxigênio), aumentando a oferta de oxigênio nos tecidos, conseqüentemente melhorando o rendimento desportivo."

A própria atividade física regular propicia uma aparência melhor,sem necessidade de anabolizantes
fonte: medium.com
E quais seriam os possíveis prejuízos à saúde dos usuários dos anabolizantes ?
" O uso abusivo dos EAs pode carretar o aparecimento de efeitos colaterais reversíveis e irreversíveis, na maioria dos sistemas do organismo (sistemas hepático, cardiovascular e endócrino). Dentre esses efeitos podem ocorrer danos no tecido hepático, atrofia de testículos, hipertrofia de clitóris e, em alguns casos, podem chegar à hipertensão arterial e à hipertrofia ventricular esquerda. Outro efeito ocorre sobre a arquitetura do sono. Estudos, em nosso laboratório, ainda em andamento, demonstram que o uso de EAs resultam na diminuição da eficiência do sono e no aumento a latência de sono, trazendo prejuízos à qualidade do sono. O uso de EAs no meio esportivo atravessou décadas, fazendo parte da política esportiva oficial de alguns países. Porém os estudos sobre a extensão da participação desse tipo de substância sobre a performance dos atletas demoraram algum tempo a ser comprovados. Pois os estudos controlados não observavam alterações na potência, na força e na secção transversa muscular ( aumento no tamanho e no número de certos filamentos   e adição de alguns componentes básicos dentro das fibras musculares já existentes)., isso porque as dosagens dos EAs administradas nesses estudos estão bem abaixo das usadas pelos atletas."

Quais seriam as possíveis conclusões científicas sobre benefícios e danos da atividade física ?

"Diante dos estudos descritos anteriormente, verifica-se que o exercício físico sistematizado pode acarretar diversos benefícios tanto na esfera física quanto mental do ser humano, proporcionando uma melhor qualidade de vida. No entanto, administrado de maneira equivocada e sem embasamento científico, pode alterar negativamente o nosso comportamento, por exemplo, gerando a dependência de exercício físico e o uso de esteróides anabolizantes, prejudicando o nosso desempenho físico e cognitivo."
As crianças também necessitam de equilíbrio entre aprendizado escolar e brincadeiras ao ar livre
fonte: visitpago

    Em suma, o sedentarismo continua sendo um fator que prejudica a saúde e a atividade física um instrumento que beneficia a saúde, se fizermos o uso adequado dela : a inatividade física aumenta substancialmente a incidência relativa de doença arterial coronariana (45%), infarto agudo do miocárdio (60%), hipertensão arterial (30%), câncer de cólon (41%), câncer de mama (31%), diabetes do tipo II (50%) e osteoporose (59%). As evidências também indicam que a inatividade física é independentemente associada à mortalidade, obesidade, maior incidência de queda e debilidade física em idosos, dislipidemia, depressão, demência, ansiedade e alterações do humor. Se existem pessoas que não têm equilíbrio e ponderação para fazer uso da atividade física e acabam sendo vítimas dos efeitos nocivos de seus excessos, não devemos generalizar e dizer que o exercício pode ser perigoso à saúde; seria uma justificativa nada convincente para a preguiça... Excessos à parte, a ideia de que você deve comprometer-se a ter um programa regular de exercícios físicos ainda está em pauta. O importante é ter em conta que a saúde física e mental é prioridade e a questão estética é apenas um dos benefícios que o exercício proporciona. Refletindo um pouco, poderemos concluir que a boa aparência é fruto de atitudes saudáveis; alguém que está sempre atormentado com dietas exageradas e em parecer mais musculoso, ainda que de maneira artificial, está arriscando jogar a saúde no lixo e o resultado dessa atitude irrefletida poderá ser um desastre, inclusive para a aparência física.

Formar grupos de praticantes de exercício possibilita bons momentos de convívio e novas amizades
fonte: travelscams.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,