Pular para o conteúdo principal

Juventude perene não é mais um mito, é função das mitocôndrias

  
As mitocôndrias são organelas responsáveis pela respiração celular; ativadas pelo exercício físico provocam a redução  do ritmo do envelhecimento
fonte: www.europeanpharmaceuticalreview.com

 Já citamos inúmeras vezes nesse blog os prejuízos resultantes da inatividade física: cardiopatias (doenças do coração), aterosclerose, estresse, depressão, obesidade, hipertensão, síndrome metabólica, diabete do tipo 2, e um quadro mais propício ao aparecimento de diversos tipos de câncer bem como às doenças cognitivas como o mal de Alzheimer. Também vimos os inúmeros benefícios gerados pela atividade física regular: condicionamento físico, força física, saúde física e mental, aumento da auto estima, maior disposição no dia a dia, ausência de dores lombares, menores índices de distúrbios do sono etc. Como foi definido por cientistas em 2013, o exercício físico é considerado uma espécie de polipílula com efeitos tão diversos sobre a saúde que dificilmente poderá ser mimetizado (reproduzido) por um único fármaco (preparado farmacêutico). Um outro efeito real dos exercícios é frear o envelhecimento. Poderíamos comparar a ação da atividade física a uma espécie de redução da velocidade do envelhecimento.
 Na postagem "O elixir da longa vida descoberto cientificamente" vimos que o envelhecimento  está relacionado com os telômeros. O nome e a origem são do grego – significa "parte final", exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos, como aquelas pontas de plástico dos cadarços do tênis. Eles são partes do DNA muito repetitivas e não-codificantes – sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta. Na medida em que nossas células se dividem para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos.Por isso, a longitude dos telômeros é considerada um "biomarcador de envelhecimento chave" no nível molecular, embora não seja o único.Quando finalmente os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de "velhice". Nos últimos anos, esse aspecto tem chamado a atenção de diversos pesquisadores. (fonte: g1.globo.com). Nessa postagem vamos estudar como é o processo pelo qual os telômeros ficam mais protegidos e, em consequência disso, se atenua os efeitos do envelhecimento, tanto em relação às doenças que aparecem na velhice, como aos sinais na aparência.
  
 Uma das mais recentes descobertas científicas sobre os benefícios de se adotar um programa regular de exercícios é que não ocorrem apenas adaptações fisiológicas através dos exercícios mas que existe um conjunto de moléculas regulatórias dessas mesmas adaptações, bem como vias de sinalização celular que as coordenam. Esse processo tem uma ação específica na questão do envelhecimento, minimizando e retardando seus efeitos: é a ação protetora que as mitocôndrias estabelecem sobre os telômeros, freando o encurtamento dos mesmos. A juventude perene, que antes era um mito, passou a ser explicada pelas mitocôndrias.

A atividade física regular é como uma poli pílula de saúde, proporcionando uma série de benefícios
fonte:www.familygoodthings.com
O que significa o termo mitocôndria ?

 A palavra mitocôndria é de origem grega, onde mitos significa linha e chondrion significa grânulo.

O que é a mitocôndria ? 
Apesar de sua grande importância, a mitocôndria é uma organela (pequeno órgão) celular bastante pequena (as mitocôndrias só podem ser visualizadas com o auxílio de microscópio profissional, pois possuem dimensão diminutas, medem em média 0,003mm). Existem células que possuem um grande número de mitocôndrias, contudo, a quantidade desta organela dependerá da função de cada uma. Quanto mais a célula necessitar de energia para realizar suas funções vitais, mais mitocôndrias ela produzirá. (fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br)

Qual é a função das mitocôndrias ?

 "Toda a atividade celular requer energia, é através da mitocôndria que esta energia necessária às atividades das células será gerada. Para obter energia, a célula obrigatoriamente precisa de glicose. A mitocôndria tem a função de quebrar a glicose introduzindo oxigênio no carbono, o que resta é o gás carbônico, que sairá através da expiração. Este processo realizado por esta importante organela celular é conhecido como respiração celular.   Para que as células possam desempenhar suas funções normalmente, elas dependem de várias reações químicas que ocorrem dentro da mitocôndria. " (ibidem) 

Onde se encontram maiores quantidades de mitocôndrias ? 
 "As mitocôndrias estão presentes em maior quantidade nas células dos músculos, coração e sistema nervoso, pois estas necessitam de grande quantidade de energia." (ibidem) 

Como ocorre o processo de envelhecimento a nível celular ? 
"O envelhecimento se caracteriza por transformações nas expressões congênitas e maior estímulo de estresse oxidativo, gerando mutação e encurtamento nos telômeros a partir de radicais livres ( você poderá ler adiante mais explicações sobre radicais livres). Os radicais livres são responsáveis pela danificação do DNA, portanto, no envelhecimento ocorrem danos genéticos e redução dos reparos genômicos, promovendo maior estresse oxidativo,  principalmente quando o metabolismo mitocondrial de adenosina trifosfato (ATP) – principal fonte energética celular – está em declínio, produzindo, assim, mais radicais livres e espécies reativas. "(Envelhecimento saudável, exercício físico, nutrientes estimulantes e a biogênese mitocondrial )

Molécula de ATP (adenosina trifosfato)
fonte: brasilescola.uol.com.br


Seria possível elucidar o que é ATP ?
 "ATP é uma sigla usada para indicar a molécula de adenosina trifosfato. Essa molécula constitui a principal forma de energia química; ao sofrer o processo de hidrólise (cisão por ação da água), essa molécula libera grande quantidade de energia livre .A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece  a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. (fonte: brasilescola.uol.com.br)
Os Radicais Livres são moléculas orgânicas e inorgânicas e átomos que contêm um ou mais elétrons desemparelhados em seus orbitais
fonte: www.evidenciasaude.com.br
Seria possível elucidar o que são radicais livres ?
 "São moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:
- Poluição ambiental;
- Raios-X e radiação ultravioleta;
- Cigarro;
- Álcool;
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);
- Estresse;
- Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras etc).

Em níveis considerados normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde. Em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo (o que chamamos de estresse oxidativo). Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros."(fonte:www.inatel.br)

 Estimular a criança a exercitar-se  promove a aptidão física e aumenta a saúde das células desde cedo
fonte:www.hilcrest.ac.ke

É diferente a ação negativa dos radicais livres em quem adota um programa regular de exercícios ?
  "Em pessoas bem treinadas, a ação dos radicais livres, devido ao exercício, é bem menor. Isto se deve ao fato de que a atividade física regular aumenta também os níveis de enzimas que destroem os radicais livres."(fonte: www.cepe.usp.br)

O que significa biogênese mitocondrial ?
 " Em Biologia, a palavra biogênese significa formação de um ser vivo a partir de outro ser vivo semelhante. A biogênese mitocondrial é um processo de aumento da massa mitocondrial para aumentar a produção de adenosina trifosfato (ATP) em resposta ao aumento de gasto energético."(Envelhecimento saudável, exercício físico, nutrientes estimulantes e a biogênese mitocondrial).
Enquanto você corre, ocorre em seu organismo a biogênese mitocondrial que freia o envelhecimento
fonte: medicalxpress.com
Como o exercício físico melhora a biogênese mitocondrial? 
 "O exercício físico apresenta atuação positiva no metabolismo energético, favorecendo ocorrências fisiológicas e bioquímicas que conduzem à biogênese mitocondrial em todos os tipos de fibras musculares. O exercício físico aumenta o conteúdo mitocondrial, melhorando a capacidade do tecido para o consumo de oxigênio e formação de energia. Uma das principais modificações ocorridas no organismo em decorrência do treinamento físico-esportivo envolvendo exercícios físicos de longa duração é o aumento na quantidade e qualidade funcional de mitocôndrias do tecido muscular esquelético." (Biogênese mitocondrial e exercício físico: hipótese do acoplamento elétrico-transcripcional  Pereira, Benedito ) 
Além do exercício aeróbico, há uma dieta antioxidante que ajuda a minimizar o efeito dos radicais livres
fonte: www.quantum-naturals.in

Para finalizar, como se poderia explicar a influência do aumento na quantidade e qualidade funcional de mitocôndrias na redução dos efeitos nocivos do envelhecimento como doenças físicas e cognitivas e mesmo na aparência física ? 
"Embora incipientes, estudos demonstram que o exercício físico é capaz de regular tanto a fissão (uma mitocôndria dá  origem a duas novas mitocôndrias) como a fusão (união de duas ou mais mitocôndrias) mitocondrial do músculo esquelético. Esses dois processos permitem a manutenção de uma rede de mitocôndrias íntegras e funcionais. Como as mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular e energia acabam por favorecer a saúde das células, combatendo o estresse oxidativo ( como vimos, estresse oxidativo é como se denomina a situação de excesso de radicais livres em comparação com o sistema protetor intrínseco de cada célula)  e freando o encurtamento dos telômeros. (Adaptação mitocondrial induzida pelo exercício físico aeróbio: desvendando novos mecanismos moleculares, tese de doutorado de Paulo Roberto Jannig).
O tênis  estimula as mitocôndrias e energia armazenada pelo ATP;  ATP também significa Associação dos Tenistas Profissionais....
fonte: www.stubhub.co.uk


  É interessante que, nem passa pela nossa cabeça, quando estamos dando um duro danado ao praticar exercícios, que no nosso organismo está acontecendo uma verdadeira revolução:  há um aumento no número e qualidade das mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular; a mitocôndria transforma oxigênio em energia que é armazenada pelo ATP. O ATP cede essa energia para as células. Esse processo combate a ação negativa de radicais livres (que produzem danos às células) e, consequentemente, desacelera o processo degenerativo do cromossomo que é o encurtamento dos telômeros (as pontas dos cromossomos), os tais biomarcadores da longevidade.
  Com um pouco de reflexão sobre o assunto, ainda que não seja muito fácil, você vai certamente concluir que, além de retardar as doenças que aparecem a partir da terceira idade, os exercícios físicos são o melhor tratamento médico e também estético contra os sinais do envelhecimento. É, diríamos, uma plástica dentro das células que permite, sem maiores gastos e internações, ter uma aparência mais jovem, além de ( e mais importante que a simples aparência) mais saúde. Na prática, isso significa que o exercício físico permite que uma mesma pessoa tenha idade cronológica diferente da idade biológica.  Além de tudo, como o efeito da atividade física é generalizado, existe uma melhora de humor, sem tantas queixas como aquelas sobre dores lombares. Assim, vamos empurrando para frente, não mais com a barriga mas com abdômen bem exercitado e enrijecido (cuja função principal  é ajudar a proteger a coluna lombar e não o aspecto estético)  a tal idade do condor: com dor aqui, com dor ali.
Guadalupe Ortiz
Gostaria de fazer aqui um agradecimento a uma doutora em Química, a quem pedi ajuda para compreender o processo da biogênese mitocondrial. Eu pedi e ela me respondeu do céu. Seu nome é Guadalupe Ortiz. Nasceu em Madri em 12 de Dezembro de 1916  e faleceu em 16 de Julho de 1975. Foi doutora em Ciências Químicas, professora universitária e pesquisadora de Química Aplicada (na área de materiais refratários isolantes para diminuir o consumo de energia, e no setor têxtil)​. Além da Espanha, desenvolveu sua atividade profissional no México e Itália. Será beatificada em 18 de Maio deste ano. Durante  os vinte últimos  anos de sua vida, sofreu uma grave cardiopatia que a debilitava mas que ninguém se dava conta, pois ela, sem se queixar, continuava a ter uma atividade intensa. Era muito atenciosa e, em suas aulas, depois que explicava as fórmulas químicas e fazia ver que tudo aquilo não podia proceder de uma evolução simplesmente mecânica, costumava afastar-se da lousa e comentar com os alunos: " - Reparem como Deus faz as coisas". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,