Pular para o conteúdo principal

Viver mais e melhor, com estilo de vida ativo

Adotar um estilo de vida ativo é o melhor seguro de saúde e o maior investimento para o futuro
fonte: food.unl.edu
 

 " Um dos fatores mais importantes com relação à qualidade de vida e qualidade no trabalho é o estilo de vida que as pessoas adotam, consciente ou inconscientemente em suas vidas. O estilo de vida de uma pessoa pode se traduzir concretamente em ações e hábitos que a mesma realiza em seu dia a dia, associado ao que ela come, sua nutrição, a seus hábitos de atividade física e esportiva ou ao total sedentarismo. É plenamente reconhecido na literatura que o estilo de vida das pessoas está relacionado à qualidade da saúde e da vida em geral. Existem fatores positivos e negativos em nosso comportamento, em nosso estilo de vida que podem manter, promover ou melhorar a saúde, como também prejudicá-la ou diminuí-la, afetando-a a curto, médio e longo prazo. Principalmente a partir da meia idade, entre os 40 e os 60 anos, a qualidade de vida, a autonomia e a mobilidade estão relacionadas com os fatores do estilo de vida. " Esse é um trecho do artigo Estados de humor e estilo de vida de idosos ativos e sedentários , de autoria de Eloisa Amaral de Andrade, graduada em Educação Física e pós graduada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho; Ana Jandira Souza Pinto, graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina; e Alexandro Andrade, graduado em Educação Física, mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor na área de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Para quem adota um estilo de vida ativo não existe bom ou mau tempo, sempre é possível exercitar-se
fonte: shape.com
  É bem conhecido de todos que o estilo de vida sedentário prejudica a saúde a curto, médio e longo prazo. A questão é que esse assunto acaba em um segundo plano, pois sempre pode existir alguma nova fofoca ou uma notícia sensacionalista  que passa a ocupar as conversas e os noticiários. E assim, os assuntos saúde e benefícios do exercício à saúde, parecem perder a atualidade, dando lugar ao ti-ti-ti. É dessa forma  que o apreço em aprofundar em temas essenciais, que poderiam nos gerar mais vida, bem como mais qualidade de vida, acaba sendo menosprezado. Por isso é tão importante ter o hábito da boa leitura, de refletir e interessar-se pelos caminhos da pesquisa científica. Isso não quer dizer que todo mundo precisa ser cientista ou ter doutorado; significa que devemos acompanhar os progressos da ciência, estar a par das descobertas na área de saúde e tentar conhecer alguns estudos, ao menos resumidamente, para que possamos usufruir desses grandes progressos a nível do conhecimento humano. É justamente o que iremos fazer nessa postagem, tentando aproveitar a pesquisa realizada pelos autores desse artigo. Não iremos nos ater especificamente ao núcleo da pesquisa que eles realizaram, mas às considerações sobre os riscos da inatividade e os benefícios de adotar um estilo de vida ativo, tema que os mesmos autores estudaram.  

O que são fatores de risco ?
"Os fatores negativos à saúde são chamados de fatores de risco. De acordo com o posicionamento oficial da Federation Internationale de Médecine Sportive, Federação Internacional de Medicina Esportiva (1998), fator de risco é uma característica individual, física ou comportamental, associada com uma maior possibilidade de desenvolvimento de determinadas doenças."

Como se classificam, didaticamente, os fatores de risco ?
 "Os fatores de risco externos são o sedentarismo, o tabagismo, a nutrição não adequada em quantidade e qualidade e a ansiedade. Os fatores de risco interno são a hipertensão, a hipercolesterolemia (colesterol ruim alto), diabetes mellitus, gota, hipertrigliceridemia ( nível elevado de certo tipo de gordura, ou triglicéridos, no sangue)  e obesidade (Federation Internationale de Médecine Sportive),sem dúvida que as condições sociais e econômicas de vida e trabalho das pessoas vão exercer forte influencia, principalmente sobre os fatores de risco externos."
Todo mundo sente preguiça de enfrentar o frio e exercitar-se, poucos lutam para enfrentá-la 
fonte: mapmyrun.
com
O que caracteriza o estilo de vida sedentário ?
 "É considerado sedentário o indivíduo que não faz atividade física e que gaste menos de 500 k cal. semanais no trabalho, lazer, locomoção e nas atividades domésticas. Nos países desenvolvidos, considera-se sedentário o indivíduo que no lazer não realiza atividade física, desloca-se utilizando automóvel e o trabalho apresenta baixa exigência física. Nestes países, cerca de 30 % da população adulta é sedentária,  sendo que apenas 15 % da população pratica atividade física e exercícios regulares. Mais de 60 % do total da população não realiza atividade física com a intensidade mínima suficiente para adquirir benefícios para a saúde."

A inatividade física é perigosa para a saúde ?
 "A inatividade física é um sério fator de risco podendo comprometer significativamente a saúde e a qualidade de vida do ser humano. Para a Federation International de Médecine Sportive, a inatividade física aumenta os fatores de risco para a saúde e para a capacidade física."

Quais os riscos da inatividade para o sistema cardiovascular ?
  "Sobre o sistema cardiovascular, a menor exigência da função cardíaca como resultado do sedentarismo, diminui sensivelmente a qualidade funcional do miocárdio - que é o músculo do coração que possui funcionamento autônomo e involuntário, assegurando a circulação sanguínea -- como bomba propulsora de sangue para o organismo, pois a atividade motora insuficiente mantém o trabalho cardíaco sempre nos níveis de repouso. Como resultado disto, pode ocorrer uma isquemia miocárdica (dano ou doença nos principais vasos sanguíneos do coração) ou seja, um aporte instável e insuficiente de oxigênio para as fibras miocárdicas, quando de um aumento da demanda cardíaca, ou de outra forma, quando um indivíduo sedentário se submete, voluntariamente ou por exigência ambiental, a uma atividade física intensa."

Existe uma relação entre inatividade e infarto do miocárdio ?
 "Existe, neste sentido, uma relação direta entre a frequência cardíaca em repouso e a incidência de infarto do miocárdio: a frequência cardíaca alta, característica de indivíduos sedentários, está diretamente ligada a incidência do infarto do miocárdio e vice-versa. O baixo nível de atividade física favorece o surgimento e o desenvolvimento da aterosclerose,  que é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas, e a prevalência de hipertensão arterial."
O exercício aeróbico regular protege a saúde cardiovascular e melhora o sistema respiratório
fonte: acefitness.org
E o que diríamos da relação inatividade e respiração ?
 "Sobre o sistema respiratório, a inatividade física favorece o envelhecimento prematuro deste sistema, pois a baixa exigência funcional da musculatura ventilatória, principalmente o diafragma e os músculos intercostais, limitam a capacidade vital do indivíduo. Complementando este quadro, a capacidade pulmonar de difusão do oxigênio, dos alvéolos aos capilares pulmonares fica prejudicada, podendo gerar hipóxia, ou seja, ausência de oxigênio suficiente  para manter as funções corporais dos tecidos, já no início do processo de respiração no organismo. É destacado que um pouco de exercício pode agir como um expectorante (Federation International de Médecine Sportive, 1998)."

Quais os danos da inatividade para o metabolismo ? 
"Sobre o metabolismo, foi verificado que o sedentarismo está associado ao aumento da taxa de colesterol LDL (lipoproteína de baixa intensidade) altamente prejudicial ao organismo, aumentando o risco de degeneração arterial. O sedentarismo diminui o consumo de energia, mas, o consumo de energia no organismo é um recurso eficiente para combater o excesso de massa corporal, a obesidade e suas complicações para a saúde." 

Qual seria a relação entre inatividade e resistência do organismo ? 
"No sedentário, a resistência geral do organismo para superar possíveis agressões é reduzida. A ausência de adaptação fisiológica induzida pelo exercício físico está frequentemente acompanhada da falta de adaptação do organismo, em atividades que não possuem uma relação óbvia com o grau de exercício físico realizado. Exemplificando, a termo regulação, a resistência a substâncias tóxicas, a tolerância a hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos para manter as funções corporais), a hipo hidratação, bem como a estabilidade psíquica, estão reduzidas em indivíduos sedentários (Federation International de Médecine Sportive, 1998)."

Adotar estilo de vida ativo não custa mais caro do que ser sedentário e pode evitar futuros prejuízos
fonte: theidleman.com

Qual seria a contribuição de um estilo de vida ativo para a saúde ?
 "Existe uma ação benéfica da atividade física e do estilo de vida ativo, resultando na melhoria da capacidade cardiorrespiratória e na atuação positiva sobre os vários fatores de risco para a saúde."

Como se considera que um indivíduo tem estilo de vida ativo ?
 "Para que uma pessoa seja considerada como tendo um estilo de vida ativo, ela deve realizar atividade física regular, que acumule um gasto energético que resulte em maior capacidade física e psicomotora. Para um indivíduo ser considerado moderadamente ativo, deveria realizar atividade física que resulte num gasto energético superior a 1.000 k cal, representado na prática, por exemplo, por uma pessoa que caminhe 30 minutos em passos acelerados, cinco vezes por semana. Os estudos têm demonstrado que um estilo de vida moderadamente ativo já pode influenciar de maneira importante na redução do risco de várias doenças, especialmente as cardiovasculares."

Quais são os benefícios de adotar um estilo de vida ativo ?
"O estilo de vida ativo orientado para a prática de atividade física regular melhora a eficiência do sistema imunológico, provoca a diminuição da frequência cardíaca em repouso, da pressão arterial, do risco de derrame cerebral, da osteoporose, da aterosclerose, do risco de lombalgia e a diminuição do estresse psicológico." 

Quais são esses benefícios mais especificamente para a saúde mental ?
 "Os estudos que avaliam os efeitos da atividade física sobre a saúde mental, apresentam resultados avaliados, em sua maioria, sobre ansiedade, depressão e qualidade de vida relacionada à saúde, exemplificado em auto-estima, auto-eficácia. A literatura confirma em efeito benéfico da atividade física sobre o alívio dos sintomas de depressão e ansiedade, o aprimoramento do estado de humor e o aprimoramento da qualidade de vida ligada à saúde."
O exercício físico é um investimento que dá  muitíssimo lucro a médio e  longo prazo
fonte: radio.wosu.org

Para concluir, seria possível determinar os benefícios da atividade física no combate às doenças mais frequentemente encontradas ?
"Poderíamos elaborar o seguinte gráfico: 
Doença cardiovascular - Reduz a severidade e a progressão da aterosclerose coronariana; reduz o risco de trombose coronariana; aumenta o equilíbrio entre a demanda e o suprimento de oxigênio miocárdico; reduz a vulnerabilidade as arritmias ventriculares fatais.
 Câncer - Aumenta a quantidade de enzimas que eliminam os radicais livres; aumenta a função do sistema imunológico; aumenta a resposta dos linfócitos; aumenta a circulação de linfócitos T e B; reduz a gordura corporal; aumenta a motilidade (mobilidade) gastrointestinal; diminui o tempo de trânsito da comida digerida; altera as concentrações hormonais. 
Diabetes mellitus não insulino-dependente - Reduz a gordura corporal; aumenta a sensibilidade celular a insulina; aumenta a taxa de glicose disponível.
Obesidade - Aumenta o gasto total diário de energia; aumenta a mobilização de gordura corporal e a manutenção do declínio da massa corporal; reduz a gordura visceral abdominal e da parte superior do corpo; aumenta a taxa de metabolismo em repouso; pode reduzir os efeitos térmicos da comida; aumenta a taxa e a quantidade de gordura metabolizada. 
Osteoporose - Promove o desenvolvimento da massa óssea durante a infância; ajuda a manter a densidade mineral óssea. 
Saúde mental e ansiedade, estresse e depressão - Reduz a tensão muscular; produz alterações bioquímicas no cérebro. Com base em numerosos estudos  podemos afirmar que quanto melhor for o condicionamento físico, mais favoráveis serão as respostas do indivíduo ao estresse."

   Depois de ler essa postagem, fica mais fácil fazer o contraste entre o estilo de vida ativo e sedentarismo,  os prejuízos causados pelo sedentarismo e os benefícios em adotar um estilo de vida ativo. A questão é colocar isso em prática. É preciso ter determinação para dar o primeiro passo e perseverança para continuar a caminhada. Para não tornar muito longa a postagem, foi omitido o procedimento da pesquisa realizada com um grupo de idosos que faz parte do artigo, comparando os de estilo de vida sedentário com os de vida ativo, ou seja os que realizam exercícios físicos regularmente. Contudo, ainda há espaço para que possamos refletir sobre as conclusões dessa mesma pesquisa e fazer a nossa própria avaliação sobre essas :
 "Idosos ativos fisicamente apresentam significativamente melhor auto-avaliação da saúde positiva em comparação com idosos sedentários, que tendem a perceber sua saúde mais prejudicada. Idosos ativos fisicamente apresentam menor tensão, raiva, fadiga e principalmente depressão em comparação com idosos sedentários. Idosos ativos fisicamente apresentam maior vigor que os sedentários. Homens idosos apresentam melhor estado de humor em comparação com idosos sedentários, assim como idosas ativas fisicamente, melhor humor que as sedentárias. O melhor perfil quanto ao estado de humor é apresentado pelos idosos ativos, que além de apresentarem os menores índices de tensão, depressão, raiva, fadiga e baixa confusão mental, são os que apresentam maior vigor. Finalmente, a grande maioria dos idosos investigados apresenta forte crença em Deus, sendo que os idosos que se autoavaliam com mais crença em Deus ou em um ser superior, são aqueles que apresentam maior vigor e menor tensão, depressão, fadiga e confusão mental. "    

                        Artyn Elmayan começou a praticar tênis aos 39 anos e aos 100 anos, continuava...

fonte : tennisworldusa.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,