Pular para o conteúdo principal

Quando emagrecer é um problema de peso

Essa moça lutou contra a obesidade através dos treinos de musculação
fonte: velopress.com

 "Segundo cientistas, o treinamento de musculação consiste em contrações musculares de forma repetitiva e utilizando como resistência pesos livres, aparelhos, elásticos ou o peso do próprio corpo. A musculação pode ser utilizada para diversos fins, como estética, melhora do condicionamento físico, hipertrofia muscular (hipertrofia muscular é o aumento do tamanho das células dos músculos; é uma resposta fisiológica, que decorre de uma adaptação das células musculares diante de uma maior exigência de trabalho) e emagrecimento. Com a mudança dos hábitos de vida e níveis de atividade física, a obesidade vem se tornando um problema de saúde atual e uma questão dramática  para a  Saúde Pública, atingindo diferentes classes econômicas e faixas etárias. A obesidade é caracterizada pelo aumento da Massa Corporal Total (MCT) em forma de tecido gordo (gordura), com a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diversos tipos de câncer, dislipidemia ( colesterol anormalmente elevado ou gorduras no sangue) entre outras doenças. A relação entre o gasto calórico e a ingestão calórica é conhecida como balanço energético que determina o aumento, a redução ou a manutenção da massa corporal total. No caso da ingestão superar o gasto, ocorre o aumento da massa corporal total. Os benefícios da musculação fazem parte de pesquisas e resultados específicos como aumento da massa muscular, definição muscular e resistência muscular, alteração da composição corporal entre outros são relatados. Órgãos mundiais de saúde recomendam a prática de exercícios físicos, incluindo a prática de musculação para auxiliar no emagrecimento. O reduzido conhecimento público sobre o efeito da musculação em relação ao emagrecimento aumentou a necessidade de realizar novos estudos e com essa intenção o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão literária em torno dos aspectos positivos da musculação para o emagrecimento." Esse é um trecho do artigo Musculação : aspectos positivos para o emagrecimento. O autor é Léo de Paiva Montenegro, graduado em Educação Física e Fisioterapia, especialista em Cinesiologia (ciência que estuda os movimentos), Biomecânica e Treinamento Físico e em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Estácio de Sá (RJ); especialista em Treinamento Desportivo e em Exercício aplicado a Reabilitação cardíaca e a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho (RJ).
A moça que começou a treinar quando era obesa  é a que está de camiseta roxa, na academia. Ela ainda precisa perder peso mas já deu passos importantes e participa de competições de fitness
fonte: .  velopress.com

  Antes de aprofundar no artigo mencionado,vamos procurar compreender o fato da obesidade ser um problema de saúde pública que requer tanta atenção. A obesidade caracteriza-se como uma doença, não apenas pelo fato de os pacientes obesos apresentarem média de sobrevida inferior à dos indivíduos considerados não obesos, como pelas altas incidências de distúrbios cardiovasculares e do diabetes, além de causar distúrbios posturais, complicações na anestesia geral, na cirurgia e no parto. Mais importante do que o simples diagnóstico é a determinação de sua causa etiológica ( etiologia é o estudo ou ciência das causas). Devem ser considerados as várias perturbações fisiológicas (do físico ou do corpo) e psicológicas, sendo de grande importância a anamnese (conjunto das informações recolhidas pelo médico a respeito de um doente e de sua doença) do paciente e seus hábitos, assim como características físicas e respostas a testes laboratoriais. É importante um estudo psiquiátrico pois essa doença pode ter como causa um desajuste emocional. ( fonte: Enciclopédia Mirador)

A obesidade é um problema de saúde pública por causar inúmeras doenças, também a esteatose hepática, que é uma doença no fígado
fonte: gastronomiauniville.blogspot.com


    Segundo dados do IBGE, a prevalência de pessoas com excesso de peso no Brasil chega a 54% da população total (IBGE, 2018); por essa estatística, podemos compreender a importância de prevenir a obesidade, que já atinge 18,9% dos brasileiros.Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017 (dados divulgados pela agenciabrasil.ebc.com.br). Já vimos, em diversas postagens, como a obesidade é prejudicial à saúde e deve ser combatida, especialmente através da prevenção. Assim, vamos compreendendo que é possível ter hábitos saudáveis, que podem ser prazerosos e que, ainda que seja mais cômoda, a opção por um estilo de vida sedentário e uma dieta desregrada, pode trazer sérios prejuízos à saúde. Nessa postagem vamos analisar a proposta da musculação como aliado na prevenção da obesidade e também no tratamento da doença. 
Além de conscientização sobre alimentação saudável é importante conhecer o que o obeso tem no coração
fonte : telegraph.co.uk
Por que a obesidade é hoje considerada uma doença ? Quais são as causas ?
"A obesidade é considerada uma doença devido às diversas alterações que acarreta no organismo, modificando prejudicialmente algumas taxas sanguíneas, como colesterol, triglicerídios e glicemia e gerando hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e levando a estados patológicos  de grande risco para a saúde. A  obesidade pode ser causada  por fatores ambientais, genéticos e culturais, sendo o sedentarismo uma das principais causas." 

Além de dieta e medicação, o exercício físico é recomendado no tratamento da obesidade? Quais seriam os benefícios da musculação nesse processo ? 
"O exercício físico tem se mostrado um tratamento auxiliar da obesidade, possibilitando a correção das alterações provocadas pelo excesso de gordura. Segundo pesquisadores, a prática da musculação é capaz de modificar a taxa de colesterol total, glicemia, aumentar a sensibilidade à insulina, reduzir a pressão arterial e os riscos de doenças cardiovasculares." 

Antigamente, apenas os exercícios aeróbicos eram recomendados como tratamento auxiliar da obesidade. Qual o risco desse tipo de indicação ? 
 "A prática exclusiva do treinamento aeróbico associado a dietas hipocalóricas, pode induzir à redução da massa muscular, reduzindo a taxa de metabolismo basal e o gasto calórico diário."

São muitos os benefícios da musculação, além de auxiliar na prevenção da obesidade
fonte: laoistoday.ie
Quais seriam os benefícios da  e musculação para o emagrecimento ?
"Diferentemente do exercício aeróbico, a prática de musculação tem sido menos indicada devido ao menor gasto calórico durante o exercício, porém muitas vantagens são encontradas nesta prática , como por exemplo, o aumento da massa muscular, que aumenta a Taxa de Metabolismo Basal (TMB - é o total de calorias gastas para manter as funções vitais, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura corporal) e auxilia no gasto calórico diário total. Diretrizes de exercício físico recomendam a inclusão da musculação em protocolos de emagrecimento por melhorar a capacidade funcional e aumentar o gasto calórico diário.
  Além da prática da musculação auxiliar no aumento da taxa metabólica basal, gera um aumento da massa muscular, potência muscular e resistência muscular, aumentando a participação de pessoas obesas em atividades diárias por auxiliá-las quanto à funcionalidade, isto é, dando a elas a possibilidade de ter mais autonomia."

Que outros fatores levam à recomendação da musculação na prevenção e tratamento da obesidade ?
 "Dependendo da intensidade e volume de treinamento, o exercício físico mantém a taxa metabólica aumentado por algumas horas após o exercício, podendo chegar até 24 horas. Esse fenômeno é conhecido como Excesso de Oxigênio Consumido Pós Exercício (EPOC), aumentando o gasto calórico diário e auxiliando para manter o balanço energético negativo, favorecendo na redução da massa corporal total.
   A musculação gera um gasto calórico durante a sessão, aumento do EPOC, aumenta a massa muscular, aumenta a Taxa de Metabolismo Basal  dos obesos, auxiliando o emagrecimento."


A partir desses estudos, qual seria a orientação mais cientificamente embasada para a prevenção e o tratamento da obesidade ?
 "Associar a prática de exercício aeróbico, musculação e dieta alimentar parece ser importante para a saúde e alteração da composição corporal."

É possível utilizar o peso do próprio corpo para fortalecer e ganhar massa magra
fonte: ctvnews.ca
  Entre as questões abordadas, gostaria de acrescentar que a corrida, no caso específico de quem está muito acima do peso e da pessoa obesa, poderia comprometer as articulações. " Quando um indivíduo corre, a força de pressão que retorna da pisada do chão atinge as articulações como se a pessoa tivesse um peso muito maior. Uma pessoa com 100 kg recebe uma carga de pressão equivalente a 300/500kg nas pernas, um verdadeiro trauma explosivo para o corpo, que deveria estar preparado para isso. O Dr. Ricardo Nahas, diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício comentou que, para o obeso em particular, aconselha-se que não corra, mas que caminhe, que escolha superfícies e calçados esportivos com eficiente amortecedor  que minimize os efeitos do peso.  Se for necessário, a corrida deve ser trocada por bicicleta ou mesmo pela natação."(fonte: globo.com). Outro dado relevante é que a perda de peso do indivíduo obeso deve ser gradativa, caso contrário, poderia haver uma sobrecarga de gordura no fígado, provocando a esteatose hepática; mais um motivo para ter na musculação um grande aliado. 
   De uma forma realista, apoiando-nos no que de mais recente as pesquisas revelaram, vamos enfrentar essa questão, ajudando familiares e amigos que necessitem de um empurrãozinho para começar a lutar contra essa doença. E vamos também preveni-la com uma dieta saudável e atividade física.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,