Pular para o conteúdo principal

A importância da atuação do profissional de Educação Física


A orientação do profissional de Educação Física promove saúde, força, condicionamento cardiorrespiratório e qualidade de vida
fonte: bayut.com
 
"Desde os primórdios da humanidade, o homem pré-histórico dependia de força, velocidade e disposição para poder sobreviver, sendo portanto, bastante ativo fisicamente. Na Grécia Antiga, a Educação Física era reconhecida principalmente através da ginástica  pela qual as pessoas se preparavam fisicamente para a guerra. A atividade física surgiu na Europa, de forma sistematizada, por volta do século XIX, através de jogos, danças e da própria ginástica, espalhando-se posteriormente por todo o mundo. No Brasil, apenas a partir da legitimidade da Educação Física no ano de 1939, a profissão assume um papel importante na sociedade.  Somente no ano de 1997, o Ministério da Saúde apontou a Educação Física como profissão de nível Superior da área da saúde, juntamente com a Medicina, Enfermagem, Nutrição, dentre outras, passando a ser vista como profissão responsável pela promoção de saúde. É importante para a comunidade discutir possíveis áreas de atuação destes profissionais e sobretudo na saúde coletiva e no Serviço Público. Quando se investe na prevenção de doenças, é fundamental a atuação de educadores para que os resultados com a atividade física sejam os melhores possíveis na promoção da saúde e do bem-estar. A atuação destes profissionais no serviço público oferece benefícios para a população e para os próprios órgãos governamentais. Para a população, uma vez que o educador físico atua de maneira personalizada através da avaliação física, sendo possível anteceder diagnósticos. E para o governo, já que o educador físico, atuando de maneira estratégica, pode contribuir com a não sobrecarga de demais profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Em suma, o educador físico constitui-se como parceiro da comunidade atendida pelos serviços de atenção básica. O presente artigo busca responder à seguinte problemática: quais são as principais oportunidades e desafios na atuação dos profissionais de educação física na saúde pública?" Esse é um trecho do artigo Atuação do Profissional de Educação Física na Saúde Pública: Oportunidades e Desafios, cujos autores são  Daniel de Arruda Silva, graduado em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba; Juliana Cardoso de Santana graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, PB , especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade SENAI Paraíba ; Regimênia Maria Braga de Carvalho, graduada em Educação Física, mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia  (Lisboa, Portugal) e doutora em Ciências do Movimento Humano - Universidad Autonoma de Asuncion.
 Convite para a comemoração do dia do profissional de Educação Física em 2017 na cidade de São Carlos-SP com dança, corrida, treinamento funcional...
fonte: portalgazetasaocarlos.com.br
  
No Brasil, ainda estamos muito distantes do lema: "É melhor prevenir do que remediar". Segundo Ministério da Saúde, no país, aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) como as doenças cardiovasculares, a obesidade, o diabetes do tipo 2, o câncer, entre outrasExistem alguns fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a América Latina é a região no mundo com maior índice de pessoas  que não praticam atividade física suficiente para se manter saudável. O Brasil lidera a lista , sendo 47% da população considerada sedentária. No ranking mundial o Brasil está em quinto lugar...é o quinto entre os mais sedentários do mundo! Em vida sedentária, o Brasil só fica atrás de Kuwait (67% dos adultos), Samoa americana (53%), Arábia Saudita (53%) e Iraque (52%), segundo o estudo de pesquisadores da OMS publicado pelo jornal “The Lancet Global Health”.É fácil compreender como a atuação do profissional de Educação Física pode colaborar para melhorar esses sofríveis índices. Acima de tudo, o papel dele é educar. Foi com Educação que Chile, Uruguai e Equador conseguiram atingir menores índices de sedentarismo, respectivamente,  26%,22% e 27% da população.
  No dia 1° de Setembro, comemoramos o dia do profissional de Educação Física. Atendo-se à orientação do público desde a infância até à terceira idade, ele é um promotor de saúde e de longevidade, trabalhando na prevenção de doenças, protegendo a saúde e propiciando uma melhora na autoestima  das pessoas a quem ensina e corrige. 
  
  
Parceria de sucesso : academia brasileira  fez convênio com o poder público para ministrar curso gratuito
fonte: uai.com.b
 

Qual é a abrangência do trabalho do profissional de Educação Física ?
"O profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva." 


Por que é importante a atuação desse profissional ?
"A atuação do profissional de Educação Física é importantíssima, pois ele é responsável por coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos e programas; realizar treinamentos especializados; participar de equipes multi e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos na área de atividades físicas e do desporto."
O governo australiano possibilita aulas gratuitas de natação
fonte: education.wa.edu.au

Promovendo saúde e prevenindo doenças, o profissional de Educação Física poderia ser um agente para a promoção da Saúde Pública ?
 "Se partirmos da premissa de que a educação física é capaz de promover saúde, bem estar e qualidade de vida, ela deve ser enxergada pela iniciativa pública como atendimento prioritário na promoção da saúde coletiva. Deste modo, é possível inferir que investir na promoção da qualidade de vida da população, tem um custo-benefício relevante, já que se torna mais barato que custear despesas de hospitais como equipamentos, profissionais e medicamentos, oferecidos após o diagnóstico de doenças."

A Saúde Pública pode ser incrementada com o apoio do profissional de Educação Física especialmente no que diz respeito aos grupos especiais, que necessitam uma capacitação específica ?
 "De maneira geral, o profissional de educação física detém uma capacidade relevante de atuar estrategicamente como parceiro da comunidade, contribuindo diretamente para a promoção da saúde e qualidade de vida, sobretudo dos grupos especiais: idosos, obesos, cardiopatas e diabéticos. Este profissional, parceiro da saúde, necessita compreender os fundamentos do Sistema Único de Saúde e, sobretudo, viabilizar uma via de mão dupla com os demais profissionais de saúde. Por outro lado, é preciso que os órgãos públicos viabilizem estrutura física, através de investimentos financeiros, necessária para que os educadores físicos possam contribuir positivamente na promoção e reabilitação da saúde."
Ginástica no parque na cidade de Sorocaba, SP; iniciativa que integra profissional de Educação Física e comunidade
fonte: sorocaba.sp.gov.br

De que maneira o profissional de Educação Física poderia contribuir para sensibilizar os órgãos públicos em relação à importância da sua própria atuação diante da comunidade ?
 "Sabemos que prevenir a saúde é um grande investimento, quando bem realizado. Portanto, os profissionais de educação física que ainda possuem  campo de atuação restrito, devem procurar frente a seus representantes via Conselho Regional e Federal, meios para que a Saúde Pública seja um livre espaço de atuação e um celeiro de oferecimento de serviços que contribuam diretamente para a melhoria contínua de vida dos seres humanos, assumindo sempre o caráter estratégico de parceiro da comunidade e das políticas públicas, através da atuação na prevenção de diagnósticos de adoecimento."

Quais seriam os motivos relevantes que justificariam esforço para investimento na relação Saúde Pública e o profissional de Educação Física ?
 "A atuação do educador na saúde pública justifica-se perante a necessidade da própria população, e das as restrições financeiras de acesso a serviços pagos para realização de atividades físicas. Os estudos mostram que uma considerável parte da população não tem condições de pagar por um acompanhamento qualificado de profissionais de Educação Física, sendo assim, o setor público deve enxergar melhor esta área da saúde, principalmente sob a ótica do custo-benefício para os cofres públicos, uma vez que é muito mais barato prevenir doenças que as tratá-las."

Quais seriam os maiores desafios nos dois sentidos : profissional da área e setor público ?
 "Existem muitos desafios a serem enfrentados pelos profissionais para viabilizar de maneira digna e formal a atuação destes na saúde pública. É totalmente necessária a criação de políticas públicas voltadas para a inserção destes profissionais nas Unidades de Atenção Básica de Saúde. Além disso, é necessário que os próprios profissionais se especializem para que possam ter as competências necessárias para exercerem atividades de qualidade no atendimento à população."
Turmas especiais: a Universidade de São Paulo, USP, oferece treinos adaptados para os que foram acometidos pelo mal de Parkinson ou AVC
fonte: usp.br

Quais seriam as conclusões desse estudo ?
 "De maneira geral, o professor de Educação Física tem um papel fundamental na sociedade, promovendo inúmeros benefícios para a saúde. Sobre seu papel estratégico no atendimento à saúde, o educador físico configura uma emergente necessidade de atuação como parceiro de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, uma vez que sua tarefa não deve ser vista como meramente assistencial, mas sim prioridade na promoção de saúde e qualidade de vida."


     Talvez, como eu, você tenha tomado um susto ao saber que o Brasil tem índice olímpico em sedentarismo. Foram longos anos de negligência neste caso específico, conforme revelam as estatísticas. Não adianta ficarmos parados e lamentar pois essa seria  uma forma "sedentária" de encarar a questão. Vamos agir com a mentalidade do bom esportista, acostumado a reerguer-se após as quedas e tentar corrigir o problema, que já vem de longe, pois os dados se referem à pesquisa realizada de 2001 a 2016. Podemos tomar atitudes pontuais: em primeiro lugar, dando bom exemplo e adotando um programa regular de atividade física. Depois, como propõem os autores do texto, valorizando o trabalho do profissional de Educação Física e tentando, juntamente com a comunidade, chamar a atenção dos órgãos públicos para a necessidade de promover a atuação desse agente como promotor de saúde, através de programas que possibilitem a todos a participação em programas de atividade física. O dia do profissional de Educação Física é comemorado só nessa data mas a atuação silenciosa dele tem trazido inúmeras vitórias em termos de prevenção de doenças, de reabilitação física e de qualidade de vida. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,