Pular para o conteúdo principal

Promover a saúde é uma questão de cidadania

Foto emblemática do programa "North Karelia", na Finlândia, que possibilitou redução de mortes por problemas cardiovasculares em até 80%
fonte: pritikin.com

 "As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como as doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus são as principais causas de morbimortalidade (índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo populacional) no mundo. Em países da América Latina e Caribe, os óbitos causados por essas enfermidades nas últimas décadas corresponderam a 72% do total das causas de mortes. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que, para o ano de 2020, as mortes por DCNT representarão 73% dos óbitos no mundo. Os custos diretos das DCNT para os sistemas de saúde em todo o mundo representam impacto crescente. Segundo o World Economic Forum, a carga global das perdas econômicas por DCNT entre 2011 e 2030 é estimada em até 47 trilhões de dólares, o que equivaleria a 5% do produto global bruto no período considerado.Apesar da gravidade das DCNT e do aumento de sua incidência, grande parte dessas doenças poderia ser evitada. Como as DCNT mais frequentes (doença cardiovascular, diabetes e câncer) compartilham vários fatores de risco, a OMS propõe uma abordagem de prevenção e controle integrados, focada em todas as idades e baseada na redução dos seguintes problemas: hipertensão arterial, tabagismo, uso de álcool, inatividade física, dieta inadequada, obesidade e hipercolesterolemia (colesterol alto). Contudo, apesar da possibilidade de prevenção, as DCNT permanecem como um dos maiores desafios enfrentados pelos sistemas de saúde nos dias atuais. Caso não sejam adequadamente gerenciadas, as condições crônicas não só serão a primeira causa de incapacidade em todo o mundo até o ano 2020 como também se tornarão o problema mais dispendioso para os nossos sistemas de saúde. O objetivo do presente estudo foi analisar as estratégias de promoção da saúde e prevenção primária dos principais fatores de risco no combate às DCNT no âmbito mundial pela análise de literatura acerca desses projetos mundiais de intervenção populacional. O artigo se propõe ainda a refletir sobre os desafios relacionados ao enfrentamento dessas enfermidades, de forma a oferecer subsídios às políticas públicas." Esse é um trecho do artigo Estratégias de promoção da saúde e prevenção primária para enfrentamento das doenças crônicas: revisão sistemática, cujos autores são Luciana Saraiva da Silva, nutricionista, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG;  Rosângela Minardi Mitre Cotta, graduada em Terapia Ocupacional, mestre em Extensão Rural pela UFV, doutora em Saúde Coletiva pela Universidad de Valencia, Espanha, com título reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Carla de Oliveira Barbosa Rosa, nutricionistamestre em Ciência dos Alimentos pela UFV e doutora em Bioquímica Agrícola pela UFV.
A Finlândia foi pioneira em desenvolver programa de prevenção de DCNT que possibilitou excelentes resultados em curto período de tempo
fonte: pritikin.com

  Na década de 1960 era comum perguntar a um finlandês entre 30 a 40 anos se sofria de doença cardiovascular e ouvir a resposta "-Ainda não". Os finlandeses estavam habituados a comer muita manteiga, salsicha, tomar leite integral, usar muito sal e fumar bastante. Raramente comiam frutas e vegetais. Verduras eram consideradas "comida para animais".
   O governo designou um médico de 27 anos, Pekka Puska e ele encabeçou o programa "North Karelia" no intuito de mudar aquelas terríveis estatísticas. Esse rapaz tinha a certeza de que esses índices elevados de mortalidade estavam relacionados com o estilo de vida dos cidadãos e que os problemas a atacar seriam o tabagismo, inatividade física e uma alimentação muito calórica e com ausência de frutas e vegetais.
    Esse médico apontou que a única maneira de mudar essa realidade seria envolver a sociedade inteira nesse projeto, incluindo centros de saúde, meios de comunicação, supermercados,produtores agrícolas, grupos liderados por mulheres, empresas e indústrias privadas, escolas e finalmente, o Poder Legislativo. Foi precisamente o que Dr. Puska e o "time" por ele orquestrado fez ao longo de 25 anos, começando pela cidade North Karelia, que era a que apresentava os índices mais dramáticos e depois de cinco anos em toda a Finlândia. 
  O North Karelia foi um programa realizado na Finlândia entre 1972 a 1997; contou com apoio de campanhas de mídia e competições  para redução do colesterol, além de projetos escolares. As taxas de mortalidade por doença cardiovascular, em homens de 35 a 64 anos de idade, decresceram 57% no período de 1972 a 1992.  Detectou-se redução na prevalência de tabagismo e melhoria da alimentação. O câncer de pulmão teve uma queda de 60%; todas as causas de mortalidade tiveram decréscimo de 45%.

 O Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo (47% da população é considerada sedentária) e está também entre os cinco que apresentam o maior índice de obesidade (19,8% da população brasileira é obesa). Conscientes de que inatividade e obesidade são graves fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, e que essas são responsáveis por 70% das mortes em nosso país, urge que nos preocupemos com o tema.  Não adiantaria nada apenas lamentar o fato e continuar de braços cruzados. Mas, como simples cidadãos, o que poderíamos fazer para mudar essa triste realidade? Comecemos pela própria saúde, descruzando os braços, calçando e amarrando o cadarço do tênis para fazer um pouco de exercício físico. E adotando  uma alimentação mais saudável;  se for necessário, fazendo uma dieta balanceada para perder a gordura  em excesso. Isso não mata ninguém, muito pelo contrário, como revelam as estatísticas... não significa ter que abrir mão da cerveja ou do vinho que apreciamos, nem de deixar de fazer refeições apetitosas. Trata-se de buscar o equilíbrio, alimentando-nos bem e bebendo com moderação, evitando excessos e alimentos e bebidas que não têm valor nutricional algum, como refrigerantes, salgadinhos industrializados, e refeições da linha fast-food

Programa "Ciudad Saludable"no Chile
fonte: ciudadsaludable
Como se explicaria a alta incidência de doenças crônicas não transmissíveis diante de tanto progresso científico ?
"A evolução da sociedade levou a uma nova rotina cotidiana dos indivíduos, fruto da industrialização, urbanização, desenvolvimento econômico e globalização do mercado de alimentos, guiando a transição nutricional para uma dieta rica em gordura saturada e açúcares."


Programa "Ciudad Saludable" no Chile
fonte: ciudadsaludable

Nesse estudo vocês procuraram delinear as ações de caráter público para combater as DCNT. O que evidenciam os resultados?

"Os resultados desta revisão evidenciam que, desde a década de 1970, vários projetos de intervenção populacional foram desenvolvidos com o objetivo de promover mudanças comportamentais que reduzissem fatores de risco para DCNT. Entretanto, é notória a ausência de novos projetos e estratégias de grande impacto e abrangência populacional de nível mundial para controle e enfrentamento das DCNT na atualidade. Tais projetos são importantes em vista das mudanças de vários aspectos na população ao longo do tempo."
Programa de fomento ao esporte "Elige vivir sano"(escolha viver com saúde) desenvolvido no Chile
fonte: 
eligevivirsano.gob.cl



Foram avaliados distintos projetos e programas em diversas regiões. O que se detectou a princípio ?
"Os programas de intervenção comunitária apresentados neste estudo tiveram resultados bastante distintos. Alguns produziram resultados modestos nas mudanças de comportamentos de risco, em nível populacional."


Qual foi o programa que apresentou melhores resultados ? Por que motivos ? 
"Dos programas apresentados, o North Karelia foi o que obteve maior impacto na diminuição da mortalidade por DCNT, produzindo mudanças substanciais nos fatores de risco. Um ponto forte desse projeto foi a participação ativa de vários setores da comunidade, incluindo diversas organizações não governamentais, serviços de saúde e escolas, além da cooperação internacional da OMS." 

Entre os estudos analisados, quais foram as ações que possibilitaram melhores resultados?
"Destaca-se que a educação em saúde e as campanhas de mídia desempenharam um papel importante em vários programas de base comunitária. Além disso,o envolvimento da APS (internacionalmente tem-se apresentado 'Atenção Primária à Saúde' ou APS, como uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades) pode, a longo prazo, ser um dos instrumentos de intervenção mais eficazes."


Que outros fatores possibilitaram bons resultados ?
 "A organização e a participação comunitária também se destacaram, bem como o envolvimento de organizações não governamentais e a colaboração de indústrias e empresas. A redução dramática e importante dos níveis de colesterol na Finlândia foi o resultado da colaboração da indústria de alimentos, que também foi apoiada por decisões políticas."
Na Finlãndia, todos contribuíram com a saúde: a organização "Martha" foi uma ação das mães de família para reorientar ingredientes de receitas típicas, para torná-las mais saudáveis
fonte: pritikin.com


Depois de analisar a efetividade dessas ações, quais seriam os parâmetros para que os programas obtenham a maior eficácia possível ?
"Como elementos essenciais para aprimorar os sistemas de saúde para as condições crônicas na atualidade, destacam-se: apoiar uma mudança de paradigma, já que o sistema de saúde é organizado em torno de um modelo de tratamento de casos agudos e episódicos que não mais atende às necessidades de muitos pacientes com condições crônicas; gerenciar o ambiente político, pois a elaboração de políticas e o planejamento de serviços ocorrem inevitavelmente em um contexto político; desenvolver um sistema de saúde integrado, considerando que o tratamento das condições crônicas requer integração para garantir que as informações sejam compartilhadas entre diferentes cenários e prestadores e através do tempo (a partir do contato inicial com o paciente); alinhar políticas setoriais para a saúde, ou seja, as políticas de todos os setores precisam ser analisadas e alinhadas para maximizar os resultados da saúde; aproveitar melhor os recursos humanos do setor saúde; centralizar o tratamento no paciente e na família, uma vez que o gerenciamento das condições crônicas requer mudanças no estilo de vida e no comportamento diário, sendo que o papel central e a responsabilidade do paciente devem ser enfatizados no sistema de saúde."
O programa North Karelia, na Finlândia também conscientizou a população em relação à atividade física
fonte: pritikin.com

E o que mais seria importante ?
"Apoiar os pacientes em suas comunidades, pois o tratamento precisa se estender para além dos limites da clínica e permear o ambiente doméstico e de trabalho dos pacientes; e, por fim, enfatizar a prevenção, pois a maioria das condições crônicas é evitável e muitas de suas complicações podem ser prevenidas."

Quais seriam as conclusões desse estudo ?
"Considerando-se que as DCNT têm um forte impacto na qualidade de vida dos indivíduos afetados, causando morte prematura e gerando grandes e subestimados efeitos econômicos adversos para as famílias, comunidades e sociedade em geral, é necessário conferir ações efetivas, integradas, sustentáveis, longitudinais e baseadas em evidências para a prevenção e controle dessas enfermidades. É preciso grande empenho por parte dos tomadores de decisão e dos líderes em saúde de todos os países do mundo para superar esse desafio."

   Os programas "Elige vivir sano" e "Ciudad Saludable", citados em legendas de fotos dessa postagem, são programas que se organizaram no Chile após a data da redação do artigo (que é de 2013) e têm características semelhantes ao programa finlandês "North Karelia", embora adaptadas aos hábitos da sociedade chilena em nossos dias. Refletindo sobre esse artigo, percebemos que, em se tratando do combate às DCNTs, o que é mais importante é o empenho de toda a sociedade juntamente com o poder público e empresas privadas. Grande apoio se pode ter através  das Universidades  pelas pesquisas  que ajudam a tornar efetivas as ações para a prevenção dessas doenças. Trata-se de vontade política e educação para a conscientização sobre adoção de hábitos saudáveis. As campanhas mais efetivas não são aquelas em que se gasta mais dinheiro e em que se tem como objetivo o resultado nas urnas. São aquelas em que há determinação e verdadeira dedicação para melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais saúde a todos.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,