Pular para o conteúdo principal

Berinjela, alimento que protege a saúde


A berinjela é um excelente alimento, considerado funcional por promover inúmeros benefícios à saúde
fonte: stuff.co.nz

"A incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as diversas formas de câncer, diabetes, obesidade, dislipidemias (colesterol alto), doenças cardiovasculares, osteoporose e outras, tem aumentado significativamente no Brasil e no mundo, principalmente em função do estresse associado ao estilo de vida moderno, das mudanças nos hábitos alimentares e da crescente proporção de idosos na população. De maneira geral, sugere-se intervenção dietoterápica baseada na redução da ingestão de alimentos ricos em açúcares, gorduras, sódio e restrição ao uso do álcool, substituindo-os por frutas, hortaliças, cereais integrais, grãos e laticínios desnatados. Atualmente, o papel da alimentação considerada saudável (baseada no consumo frequente de frutas, hortaliças, grãos integrais etc.) vai além da ênfase sobre a importância de uma dieta balanceada. Ela almeja não só otimizar a nutrição, com o objetivo de maximizar as funções fisiológicas e garantir o aumento da saúde e do bem-estar, como também reduzir o risco de desenvolver doenças decorrentes da má alimentação - as deficiências nutricionais bem como as DCNT.
   A utilização da berinjela vem sendo feita pela população leiga sob diversas formas, mesmo sem critérios e comprovações por estudos com objetivos diversos, entre eles destaca-se sua utilização para o tratamento e/ou prevenção da dislipidemia e também como coadjuvante na perda de peso. Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar as publicações mais recentes que justifiquem a caracterização da berinjela (Solanum melongena L.) como um alimento funcional." Esse é um trecho do artigo Avaliação dos fatores que caracterizam a berinjela como um alimento funcional, cujas autoras são Maria Martha Souza de Carvalho, nutricionista,especialista em Obesidade e Estética pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências da Vida e Lilian Lessa Andrade Lino, nutricionista, mestre em Nutrição pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Berinjela com queijo parmesão gratinada
fonte: tablefortwoblog.com

  Importante como adotar um programa regular de atividade física é conscientizarmo-nos da necessidade de ter um alimentação balanceada que, além de apetitosa, seja saudável. É interessante conhecermos um pouco melhor sobre alguns alimentos que, devido às suas características, apresentam uma gama diversificada de benefícios à saúde. A berinjela é um dos que está nessa lista.
   Algumas pessoas ainda não aprenderam a saborear a berinjela; é uma pena, pois há muitas formas de prepará-la e, além de possibilitar receitas agradáveis, pode contribuir em muito para a saúde. Vale a pena fazer um pequeno esforço para aprender apreciá-la. Não deixa de ser um processo de conscientização sobre o valor nutricional dos alimentos!

Algumas variedades de berinjela; ainda existem mais; a branca recebeu o nome de eggplant
fonte: goodhousekeeping.com
  A berinjela é uma hortaliça, botanicamente classificada como Solanum melongena L., pertence à família Solanaceae. O nome berinjela é oriundo do termo persa "badnjan", através do termo árabe "badinjan". É originária da Índia e foi introduzida no Brasil no século XVI pelos portugueses. Os árabes, os orientais (principalmente os japoneses) e seus descendentes são os maiores consumidores desta hortaliça. É cultivada em maior escala nos estados de São Paulo, seguido de Minas Gerais e da região sul do País.
 Um dos documentos mais antigos que nós encontramos sobre a berinjela se encontra num livro Chinês datando do século 5. No século 13 ela foi mencionada pelo médico árabe Ibn El Beïthar assim como por Albert de Cologne, no norte da Europa.
 No Ocidente, ela é mencionada pela primeira vez e sob o nome de "Melonge", no Livro "Simples Médecines de Platéarius". Parece que ela já esteve cultivada em algumas regiões da Itália por volta do final do século 14. Uma das primeiras variedades a atingir a Inglaterra, por volta dos anos 1500, foi uma variedade cujos frutos eram brancos e do tamanho de um ovo de galinha, daí seu nome em inglês eggplant, que encontramos às vezes em francês plante à oeufs, pondeuse, oeuf végétal.


No Brasil, o que caracteriza um alimento como funcional ?
"A Portaria nº 398 de 30 de abril de 1999 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde define que alimento funcional é todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica."

Para um leigo no assunto, como se explica que um alimento é funcional ?
"Os compostos funcionais variam extensamente em estrutura química e, consequentemente, na função biológica. Entretanto, eles apresentam algumas características em comum: pertencem a alimentos do reino vegetal; são substâncias orgânicas e geralmente de baixo peso molecular; não são indispensáveis nem sintetizados pelo organismo humano; promovem ação protetora na saúde humana quando presentes na dieta em quantidades significativas."

 Salada  de berinjela passada na chapa, com pimenta, cebola, cerejas, avelãs picadas e coalhada seca
fonte: foodandwine.com

Do ponto de vista da biologia, quais seriam as funções do alimento dito funcional ?
 "Do ponto de vista biológico, exerce várias ações como atividade antioxidante; modulação de enzimas de destoxificação (que elimina as substâncias tóxicas); estimulação do sistema imune; redução da agregação plaquetária (o que evitaria risco de trombose); controle do metabolismo hormonal; redução da pressão sanguínea; e atividade bacteriana e antiviral." 

Para os estudiosos do assunto há mais motivos para designá-la como funcional ? Por que?
 "Por conter em sua composição substâncias com supostas ações terapêuticas, a berinjela  tem sido citada por diversos autores como um dos vegetais que podem ser classificados como alimento funcional. Estudos relatam o seu uso no controle de altos níveis plasmáticos de colesterol e nas dietas para emagrecimento, tornando-se assim importante na dislipidemia e obesidade."
 Berinjela assada, conservada com vinagre, água, pimentas, alho e ervas e sal
fonte: sbs.com.au
Quais seriam, resumidamente, os compostos bioativos presentes na berinjela e seus benefícios ?
 "A berinjela é um vegetal com alto teor de água, baixo de proteínas, é rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, tiamina, riboflavina, niacina e C), saponinas (que têm a propriedade de agir como detergente,eliminando a gordura) e compostos fenólicos (são estruturas químicas presentes em pequenas quantidades, em alimentos de origem vegetal, que podem exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática). 
As antocianinas (são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas e brilhantes de frutas, flores e folhas que variam do vermelho vivo ao violeta e azul) que conferem à casca uma cor púrpura são os compostos responsáveis pelas propriedades antioxidantes atribuídas ao fruto.
 O grande interesse pela berinjela é o seu possível efeito hipocolesterolêmico ( de diminuir o colesterol); e este pode ser atribuído também pelo elevado teor de fibras totais que possui.
Outros componentes, além das fibras, como as vitaminas B3 (niacina) e a vitamina C, também parecem exercer alterações benéficas sobre o metabolismo de lipídeos (gordura)."
Berinjela assada, servida com molho de iogurte e passas
fonte:rachaelraymag.com
De que forma é consumida a berinjela ?
 "A berinjela vem sendo utilizada pela população como um tratamento complementar para dislipidemia, nas formas de suco associado ou não com laranja, como chás, em cápsulas e a água de remolho do vegetal. Devido ao seu elevado teor em água (superior a 90%), é muito utilizada em dietas para emagrecimento. É consumida cozida, frita, grelhada ou assada."

Quais seriam as considerações finais desse estudo ?
 "O grande interesse por parte dos pesquisadores em demonstrar as reais propriedades da berinjela, deve-se ao fato de muitos estudos e pesquisas suscitarem que essa espécie vegetal possui, em sua composição química, componentes que a tornam importante na prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a obesidade, dislipidemias e diabetes. De acordo com a literatura, a berinjela demonstrou ser um alimento importante na composição de uma alimentação saudável – por ser fonte de fibras, vitaminas hidrossolúveis, minerais, conter flavonoides (são compostos bioativos encontrados em diversos alimentos e com grandes benefícios para saúde), possuir um baixo valor calórico – além de ser um fruto de fácil aproveitamento na culinária e de grande aceitabilidade pela coletividade.
 A maioria dos autores demonstrou e concluiu um modesto efeito hipolipemiante(redução do colesterol) ou até mesmo nulo ao utilizarem a berinjela na forma de extrato seco. Os estudos que conseguiram demonstrar efeitos positivos da berinjela para o tratamento das DCNT foram aqueles que analisaram as fibras presentes no vegetal, corroborando assim a importância da presença das fibras na dieta habitual humana e na dietoterapia da obesidade e dislipidemia. As fibras estão presentes na berinjela mesmo após o tratamento térmico, forma em que o vegetal deve ser consumido."
Salada Ratatouille, com berinjela e abobrinha refogada, tomate, macarrão, muzarela de búfala e tomate
fonte: epicurious.com
  Com tantos benefícios para a saúde, vale a pena fazer mais uso da berinjela no cardápio. Sendo versátil, ela possibilita inúmeras receitas apetitosas. Aqui em casa, há muitas receitas diferentes, como prato principal, entrada ou antepasto. Gosto de um antepasto com berinjela em cubinhos, refogada com cebola, pimenta (do reino branca moída, caiena ou calabresa), alho, alho poró picado e maçã com casca em cubinhos; é uma forma simpática de apresentá-la. Dá para acrescentar passas brancas, para quem gosta. Mas com certeza você vai querer desenvolver a sua receita, que vai superar a que citei. E a vantagem é que, além de gostosa, vai proporcionar muitos benefícios à saúde de toda a família, ou dos amigos...












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,