Pular para o conteúdo principal

Frutas e frutos exóticos da Amazônia garantem mais saúde



O Abiu é uma fruta da Amazônia com polpa doce e suave, riquíssima em vitaminas,cálcio, ferro e fósforo
fonte: wikipedia.org

 "A relação da nutrição e saúde é um tema de grande interesse da população. O Brasil possui biodiversidade com potencial para serem exploradas, por exemplo, como fonte de extratos terapêuticos, matéria-prima para agroindústrias e alternativas de frutas frescas para o mercado com alto valor nutritivo. A procura por novas frutas tem aumentado em virtude do aroma e sabor que são apreciados e pela necessidade de controlar doenças crônicas. As frutas são alimentos de baixa densidade energética, isto é, fornecem poucas calorias em relação ao volume da alimentação consumida, favorecendo a manutenção do peso corporal de forma saudável. Dietas repletas de frutas e vegetais estão cada vez mais associadas com impacto positivo na saúde, principalmente sobre a obesidade, redução de cânceres e doenças cardiovasculares, devido à presença de substâncias antioxidantes. Diante da biodiversidade frutífera que o Brasil apresenta e seus benefícios faz-se necessário maior valorização destes frutos ainda pouco caracterizados e explorados por pesquisadores. Maiores informações sobre estas frutas podem ajudar no processo de desenvolvimento de novos produtos para melhoria na alimentação e saúde da população."Esse é um trecho do artigo Valor nutricional de frutas nativas e exóticas do Brasil, cujos autores são Talita Costa Negri, Paulo Roberto de Araújo Berni, Solange Guidolin Canniatti Brazaca, então membros do Laboratório de Bromatologia, Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição  da Universidade de São Paulo, Campus ESALQ, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP.

O fotógrafo Marco Monteiro fez uma obra prima da obra de arte da natureza, o bacuri no cacho; rico em vitaminas, melhora o sistema imunológico
fonte:flickr.com

   Em postagem anterior comentamos sobre os programas de saúde intitulados Projetos Cintura Fina. Como o Projeto Cintura Fina de Manaus está fazendo um ano de existência, gostaria de aproveitar a ocasião para fazer uma homenagem a eles durante esse mês, comentando sobre algumas frutas nativas da Amazônia. Sabemos que, além de um programa regular de atividade física, a alimentação balanceada é fundamental para ter boa saúde. Um dos alimentos que fazem parte da alimentação saudável é a fruta. Muita gente desconhece os benefícios das frutas para a saúde. Vamos comentar aqui sobre alguns deles.


Uma das coisas que costumamos ouvir sobre as frutas, é que elas são antioxidantes. O que significa isso? 
 Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação prejudicial dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer.Os radicais livres são moléculas instáveis no organismo, que buscam elétrons em células ou moléculas vizinhas para que possam passar a ser estáveis. Ao buscar esses elétrons nas células, acabam causando danos no seu funcionamento, podendo levar também a alterações no DNA.Os antioxidantes atuam doando o elétron que falta para os radicais livres, assim eles se tornam moléculas estáveis que não atingem as células ou outras moléculas importantes para o corpo. Assim, eles contribuem para prevenir problemas como doenças cardiovasculares, câncer e doenças pulmonares, entre outras. 
 A alimentação equilibrada fornece mais antioxidantes, contribuindo para a saúde e para o retardo do envelhecimento. 
Existem dois tipos de antioxidantes: 
Endógenos (que se originam de dentro):são enzimas produzidas naturalmente pelo organismo que desempenham funções antioxidantes, e que são influenciadas por fatores como alimentação, estresse e sono. Com o avançar da idade, essa produção endógena diminui. 
Exógenos ( que se originam de fora): são vitaminas e sais minerais que vêm da dieta e que atuam como antioxidantes no organismo, sendo os principais as vitaminas A, C, E, os flavonoides, os carotenoides, o licopeno, o cobre, o zinco e o selênio. 
 Ao ter uma alimentação variada e rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, é possível obter boas quantidades de antioxidantes exógenos, que irão ajudar a manter a saúde e prevenir o envelhecimento. ( fonte: tuasaude.com)

O araçá tem  propriedade anti-inflamatória e diurética
fonte: embrapa.br
Comer frutas e verduras é importante para a saúde?
Estudos de investigação mostram que há relação positiva entre a ingestão de frutas e vegetais e a saúde ao longo da vida, já que auxiliam na prevenção de doenças crônicas e o risco de mortalidade é reduzido.

O que oferecem as frutas ?
Elas fornecem nutrientes, sabores acentuados, elevados teores de fibras, minerais, água e compostos antioxidantes, contribuindo de maneira benéfica com a saúde da população.

Qual é a recomendação para a ingestão de frutas ?
No Guia Alimentar para a população brasileira, é recomendado o consumo mínimo de 400 g por dia de frutas, legumes e verduras, isto é, consumo de pelo menos 3 porções de legumes e verduras e no mínimo 3 porções de frutas  nos intervalos das refeições. Para atingir estes parâmetros, o consumo médio atual da população brasileira deveria aumentar em pelo menos três vezes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda e considera suficiente o consumo mínimo de 400 g de frutas e hortaliças por dia, o equivalente a cinco porções desses alimentos. 

Sabemos que as frutas costumam ser ricas em fibras; qual é o papel delas na saúde?
As fibras solúveis retardam o processo de esvaziamento gástrico, pois formam um gel oferecendo sensação de saciedade. Além disso, contribuem para a perda de peso pois reduzem a absorção da glicose e LDL-colesterol.

O que se pode dizer das frutas nativas da Amazônia ?
A região Amazônica brasileira apresenta espécies de frutas nativas e exóticas do Brasil ainda não exploradas, com grande potencial e fontes de compostos bioativos. O estudo destes componentes contribui para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica e traz descobertas novas e úteis.
O camu-camu apresenta alta concentração de vitamina C, exercendo importante ação antioxidante
fonte: embrapa.br

Quais seriam as conclusões desse estudo ?
O Brasil é um país que possui grande biodiversidade e clima favorável ao desenvolvimento de diversas espécies frutíferas. Há poucos estudos na literatura sobre a maioria das frutas nativas e exóticas citadas, ressaltando a necessidade de novas pesquisas para maior conhecimento dos compostos que estas podem fornecer. Além disso, é importante incentivar o cultivo dessas culturas frutíferas visando o aproveitamento dos nutrientes e compostos bioativos para aplicação em alimentos e desenvolvimento de novos produtos que substituam os alimentos ricos em açúcares e gorduras, fornecendo assim, benefícios à saúde dos consumidores reduzindo o risco de doenças crônico-degenerativas.

 Biribá, rico em vitamina C, pode ser consumido in natura e  auxilia nas dietas para emagrecer
fonte:fitnessmagazine.com.br
  É importante saber que a dieta balanceada, além de um programa regular de exercícios, pode contribuir para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. É uma questão de cortar maus hábitos alimentares, como excesso de açúcar, sal e gordura e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras. Exige um certo cuidado, mas não é impossível. É uma questão de saber priorizar a saúde, com um pouco de determinação. Sabendo que, com pequenos esforços é possível evitar tantos problemas de saúde, como os cardiovasculares, diabetes e câncer, entre outros, é mais fácil fazer um esforço para cuidar melhor da alimentação. A natureza dá uma boa ajuda, com essa variedade tão atraente de frutos e frutas exóticas...vamos aproveitar!

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,