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Esporte que respeita a natureza


Para realizar atividades físicas de aventura na natureza é necessário receber educação ambiental
fonte: fortunatravel.hr
"Tendo como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Relatório de Desenvolvimento Humano, publicados anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o conceito de desenvolvimento humano foi definido como um processo de ampliação das escolhas humanas para que cada um tenha capacidades e oportunidades para ser aquilo que deseja ser (PNUD, 2016).O PNUD entende a renda como importante meio do desenvolvimento, mas não como seu fim. Ou seja, o desenvolvimento humano passa a transferir o foco do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano. Com base nessa premissa, o desenvolvimento humano relaciona-se ao avanço da qualidade de vida de uma população à medida que considera suas características sociais, culturais e políticas.Não por acaso, na atualidade, importantes estudos e discussões têm apontado a urgente necessidade de mudanças referentes às questões ambientais. Embora existam indícios de essas mudanças estarem em curso, oriundas de um processo típico de transição, os autores salientam que tais alterações precisam ser mais bem diagnosticadas e compreendidas, especialmente porque os seres humanos são contemporâneos de um modelo de desenvolvimento que vem exaurindo rapidamente os recursos naturais do planeta, com impactos negativos sobre a qualidade de vida humana e sua existência na Terra. As atividades físicas e esportivas, exemplificadas aqui especialmente pelas atividades de aventura na natureza, desenvolvem uma lógica contextual integrando vários elementos da realidade social e expressando valores, comportamentos e ideias manifestados na atualidade, o que justifica, portanto, a importância e a relevância da sua compreensão.Com base nessas premissas, este texto se propõe a refletir sobre as atividades físicas e esportivas e suas relações com o meio ambiente. "Esse é um trecho do artigo Atividades físicas e esportivas e meio ambiente, cuja autora é  Alcyane Marinho, graduada em Educação Física pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, mestre e doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer pela Universidade de Campinas, SP, UNICAMP. Esse artigo faz parte do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil 2017.

É necessário que haja instrutores capacitados para transmitir as questões de segurança e de preservação da natureza
fonte: artiemhotels.com

É possível afirmar que o brasileiro sempre foi  consciente da importância das questões relativas ao meio ambiente?
"A pesquisa “O que o brasileiro pensa da ecologia”, realizada às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, mostrou que meio ambiente era um conceito ainda muito formal e distante dos brasileiros, identificado principalmente como fauna e flora. O estudo apontou que, para o brasileiro, ele mesmo não está incluído no meio ambiente, assim como alguns problemas referentes à qualidade de vida nas cidades (como lixo, saneamento, especulação imobiliária e outros). Provavelmente por causa disso, mais de 50% dos entrevistados na pesquisa não souberam identificar e apontar nenhum problema ambiental nos arredores de seu bairro." (Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)


Houve alguma mudança dessa mentalidade ao longo dos anos?
"Esse estudo foi replicado de quatro em quatro anos (procedimento adotado em países como França, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá), na tentativa de mapear a evolução da consciência ambiental do brasileiro.Os principais resultados dessa pesquisa demonstram que o brasileiro se tornou parte de uma sociedade mais comprometida com as questões ambientais." (Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)



Quais seriam os mais relevantes problemas com relação aos riscos de degradação dos recursos do meio ambiente?
"Atualmente, os principais problemas ambientais nacionais estão atrelados às práticas agropecuárias predatórias, ao extrativismo vegetal (atividade madeireira) e à má gestão dos resíduos urbanos."(Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)

E quais seriam os desdobramentos para essas questões?
"Como principais desdobramentos nos níveis rural e urbano, podem ser destacados: perda da biodiversidade, em razão do desmatamento e das queimadas; degradação e esgotamento dos solos, consequência das técnicas de produção; escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas; contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário; poluição do ar nas regiões urbanas; para além dos impactos sociais que estão diretamente relacionados aos ambientais."(Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)
O contato com a natureza aliado à educação para normas de segurança e respeito à ecologia podem aprofundar a educação ambiental
fonte: zipline.com

Como uma questão que atinge todo o planeta, há alguma diretriz a nível global?
"À luz desses problemas, historicamente instalados com diferentes nuances, é interessante apontar a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) ao promover a Assembleia Ambiental das Nações Unidas, cuja primeira edição ocorreu em 2014 e a segunda, em 2016. Trata-se de uma importante plataforma da ONU para a tomada de decisões sobre o tema, marcando o início de um período em que o meio ambiente é considerado problema mundial. Assim, pela primeira vez, as preocupações ambientais são colocadas no mesmo âmbito da paz, da segurança, das finanças, da saúde e do comércio (PNUD, 2016)." (Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)

E como transmitir de forma adequada esses princípios?
"Acredita-se que a educação, por meio da incorporação da variável ambiental, seja o ponto de partida para as efetivas mudanças requeridas pela sociedade no cenário atual, sendo pertinente ressaltar a existência de diferentes ações e documentos legais, em todo o Brasil, os quais preveem a educação ambiental no conteúdo curricular da educação básica e, transversalmente, em todos os níveis de ensino, na instância formal e informal. Entende-se, inclusive, que ela deva ser tema transversal em cursos de formação profissional e que a universidade representa um espaço importante para a sua abordagem, tendo em vista que o que nela é feito e a maneira como ela o realiza podem servir de parâmetro para diferentes setores sociais." (Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)

Muitas pessoas que moram em centros urbanos estão procurando as atividades físicas de aventura em busca de lazer; o que explica esse comportamento ?
 "As pessoas com estilo de vida urbano também procuram as AFEs de aventura na natureza para estar em contato com elementos relacionados à fauna, à flora, às sensações diferenciadas oportunizadas e aos outros como parceiros, inclusive a própria natureza. Aqui se encontra um novo desafio, o qual inclui o compromisso ético com a natureza, o que significa sentir-se parte dela, enxergando-se nela e ela em si."(Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)

Qual é atualmente a relação entre natureza e atividade esportiva?
"A natureza, ao se tornar parceira esportiva, turística e de lazer indispensável, exige a sua preservação, como condição necessária. Nesse cenário atual, as AFEs de aventura na natureza surgem como interface frente aos desafios que são colocados na conciliação entre o desenvolvimento social e a proteção dos recursos naturais. É notória a atenção que têm recebido as questões que tratam do meio ambiente no Brasil, conforme discutido na parte inicial deste texto e, neste momento, destaca-se, inclusive, o aumento do interesse pela aventura supondo, por sua vez, a presença de elementos naturais como relevantes para sua realização."(Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente) 

Os praticantes de modalidades esportivas que têm como cenário a natureza estão todos conscientes da questão sobre a preservação?
"As AFEs de aventura na natureza não estão à margem dos modos de reprodução que degradam o meio ambiente, pois, por exemplo, inúmeras vezes, os próprios praticantes são agentes descompromissados com os cuidados para com os recursos naturais, causando impactos na realização de suas práticas."(Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)
A educação para a preservação ambiental ajuda a compreender que o radical é poder exercitar-se com segurança
fonte: sports-nature.bzh

Poderíamos dizer que as atividades físicas de aventura na natureza são consideradas mais um objeto de consumo?
"Nossa contemporaneidade é marcada pelo consumo de bens e serviços, signos e imagens atrelados à satisfação e ao corpo. Não por acaso, as imagens fortificam um mercado consumidor, baseando-se no fascínio das pessoas por atividades que carregam mensagens de aventura e de fortes emoções. As AFEs de aventura na natureza estão inseridas nesse contexto, permeadas pelas noções de aventura, risco, adrenalina e prazer." (Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)  

Não parece contraditório  que  o contato com a natureza por si mesmo não permita fazer com que as pessoas tenham mais consciência da necessidade de preservá-la?
"Partindo, portanto, dessas contradições, acredita-se que as AFEs de aventura na natureza, por um lado, configuram-se como potencialidades para o desenvolvimento humano e, por outro, requerem um olhar cuidadoso que promova a prática sustentável. Por essa perspectiva, na tentativa de enaltecer a cidadania e a emancipação humana, enfatiza-se a importância de focar a reflexão sobre a relação entre as AFEs de aventura na natureza e a educação ambiental." (Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)

Em resumo, qual seria a conclusão sobre a importância de gerar normas a respeito das atividades físicas de aventura na natureza?
"Trabalhar com as AFEs de aventura na natureza exige mais que familiaridade com questões socioambientais; exige um envolvimento dinâmico, intenso, inovador e muito responsável. Somente assim, essas práticas se consumarão como oportunidades para o desenvolvimento de uma sensibilidade humana mais profunda. Ou seja, as experiências de esporte, turismo e/ou lazer na natureza podem contribuir para o despertar de uma sensibilidade e de uma responsabilidade ambiental coletiva, contribuindo, até mesmo, para impulsionar o estabelecimento de políticas em níveis local e global. Com base nessas considerações, também é preciso assinalar a urgência do debate sobre as AFEs de aventura na natureza como conteúdo da formação profissional e da educação física escolar, caras à educação nacional."(Marinho, Alcyane - Atividades físicas e esportivas e meio ambiente)
























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