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Esporte e bullying, como educar para a paz

A escola pode formar crianças e adolescentes para o convívio harmonioso e saudável, combatendo o bullying com estratégias eficientes
fonte: ssww.com


"A ideia deste estudo surgiu das vivências no âmbito escolar onde é realizado o trabalho de Educador Físico, em tempo integral. Durante muito tempo, comportamentos como o de apelidar e/ou “zoar” de alguém podem ter sido vistos como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre crianças e adolescentes na escola. Esse tipo de conduta passou a ser seriamente considerada em decorrência de situações dramáticas que têm ocorrido em diversas partes do mundo envolvendo jovens que invadem escolas e matam pessoas e/ou cometem suicídio; situações que se apresentam ligadas a maus tratos na escola. O bullying tem sido um problema que, há algum tempo, prolifera nas escolas estrangeiras. No Brasil, este problema só tem contribuído para o aumento dos índices de violência, assim como tem influenciado diretamente no processo de ensino/aprendizagem. O bullying caracteriza-se por ser um problema mundial encontrado em todas as escolas, quer sejam privadas ou públicas. A intenção deste estudo é entender se, de fato, o bullying está presente na escola, de que forma ele ocorre e que medidas preventivas podem ser adotadas para que esses índices possam reduzir ou desaparecer." Esse é um trecho do artigo Brigar pra quê? Bullying na escola cujos autores são Dennys Gomes Ferreira, graduado em Educação Física Escolar e em Pedagogia, pós-graduado em Gestão em Educação pelo Centro Universitário do Norte, UNINORTE e pós-graduado em Educação Física Escolar pela Universidade La Salle, UNILASALLE, e João Carlos da Silva Filho, graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , UFRJ, e Fisiologia do Exercício, pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.
 Quando se educa para aceitar o colega do jeito que é, aprende-se a ser amigo de todos
fonte: icebreakerideas.com
 


O bullying é uma expressão relativamente recente mas que vem sendo muito utilizada atualmente para expressar uma forma específica de incomodar a vida de crianças e adolescentes. Alguns profissionais da área de Educação Física acreditam que muitos adultos tragam na memória, consciente ou inconscientemente, situações em que sofreram bullying, ou seja, algum tipo de discriminação em algum momento da vida, muitas vezes nas aulas de Educação Física ou nos tempos de recreio escolar, em que há brincadeiras com modalidades esportivas. Essa carga emocional negativa pode levar a pessoa a optar por um estilo sedentário (já que as referências ligadas ao esporte trazem más lembranças), o que prejudica a saúde e diminui a qualidade de vida. Alguns pesquisadores costumam associar esse tipo de discriminação a uma probabilidade maior de sofrer depressão ao longo da vida. O artigo citado e que vamos analisar, apontou uma forma prática para tentar evitar esse problema e todas as consequências desastrosas que acaba por gerar.




Há alguma definição para o termo bullying ?
Bullying é um termo da língua inglesa (bully= “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa que não tenha a possibilidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma proporção desigual de forças ou poder. Entende-se que bullying não é quando o aluno agride ou apelida uma única vez, mas quando esses atos de agressão tornam-se constantes.



Existem diferentes tipos de bullying ? 

Existe uma variedade de tipos de bullying, e a vítima desses maus-tratos dificilmente sofre apenas de uma única forma. Em muitos casos o sujeito está propício a passar por várias delas, sem contar com as consequências que essas ações acarretam. São listadas a seguir: 
Verbal: insultar, ofender, xingar, fazer gozações, colocar apelidos pejorativos, fazer piadas, ofensivas, “zoar”. 
Físico e material: bater, chutar, espancar, empurrar, ferir, beliscar, roubar, furtar ou destruir os pertences da vítima. 
Psicológico e Moral: irritar, humilhar, excluir, isolar, ignorar, desprezar ou fazer pouco caso, discriminar, aterrorizar e ameaçar, chantagear e intimidar, tiranizar, dominar, perseguir, difamar, passar bilhetes e desenhos entre colegas de caráter ofensivo, fazer intrigas, fofocas ou mexericos (mais comum entre meninas). 
Sexual: abusar, violentar, assediar, insinuar.
Nos jogos cooperativos todos participam, não há exclusão daqueles que, aparentemente, têm menor aptidão física
fonte: hartsport.com.au 

Quem costuma ser vítima de bullying? Por que motivo costuma ser hostilizado? 
 O aluno alvo de bullying pode ser de ambos os gêneros. Costuma ser hostilizado por estar aparentemente acima do peso (gordo) ou muito magro, por ter uma baixa estatura (pequeno) para a faixa etária, pelo tamanho da orelha, entre outros aspectos, ou pela forma como o aluno  se comporta,  porém não é só isso que restringe o aluno a sofrer tal atitude. 

Segundo cientistas da área, quais podem ser os prejuízos desse tipo de comportamento? 
O bullying pode trazer alguns prejuízos  financeiros e sociais, uma vez que as crianças e os adolescentes que sofrem ou praticam bullying podem precisar de diversos serviços na área de saúde, justiça da infância e do adolescente, educação especial e programas sociais. Pode haver outro tipo de prejuízo que  surja na família dos alunos alvo, pois os sintomas sociais vivenciados pelos envolvidos no bullying afetam diretamente a estrutura da dinâmica familiar.
Todo mundo pode chegar ao topo, o importante é exercitar-se e participar do jogo
fonte: icebreaerideas.com
 

Vocês descreveram uma intervenção que mostrou ser bastante eficiente. Onde isso ocorreu? 
Esta pesquisa se configurou em uma análise descritiva explicativa, descrevendo o que é o bullying e de que forma  ocorre no âmbito escolar. A amostra foi composta por 10 turmas, totalizando 265 alunos de ambos os gêneros sendo 136 meninos e 129 meninas, da Escola Municipal Padre João D’vries, situada na Zona Leste da cidade de Manaus, Amazonas. Para atingir os objetivos, o estudo foi realizado por meio da coleta e da análise de dados quantitativos e teve como base o questionário adaptado aplicado ao aluno. 

Quais foram as medidas tomadas a partir da análise dos dados obtidos?
Após o levantamento de dados e ser verificado que de fato o bullying está presente na escola, foram realizadas várias intervenções de combate ao bullying, a saber: 
- cada professor passou a ter um livro de ocorrências específico para registrar casos de bullying e, a cada três ocorrências os pais foram chamados a comparecer na escola no qual todas as ocorrências foram apresentadas e assinadas por eles, para assim dar ciência do que se passa e corrigir melhor o comportamento do seu filho 
- houve palestra com o tema “bullying na escola”, por concebê-la de extrema importância,  para que os pais tenham conhecimento básico do que é esse fenômeno e assim possam saber lidar melhor com seus filhos em relação ao “bullying” 
- houve palestra com os alunos para adquirirem conhecimento mais amplo sobre o bullying e entender os malefícios que esse tipo de prática acarreta tanto para o agressor, testemunha e principalmente a vítima 
- houve uma peça encenando como o bullying ocorre na prática 
- discutiu-se sobre a Lei Municipal nº 1.533/10; institui-se o dia 1º de março, como o Dia Municipal de combate ao bullying. Com com o apoio dos professores foram realizados trabalhos em conjunto dentro de sala de aula com elaboração e afixação de cartazes pelos alunos, atividades sobre o bullying “o que é e como enfrentá-lo”, filmes e vídeos que valorizam o amor e o respeito pelas diferenças. 

Existiu uma intervenção específica na programação das aulas de Educação Física? 
Como intervenção nas aulas de Educação Física houve a realização de jogos cooperativos (jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas), que tendem a evitar o confronto para não provocar a existência de perdedores e ganhadores. Exaltou-se assim os benefícios da cooperação, permitindo brincar, se divertir sem passar por cima dos outros, sem humilhá-los. Essa proposta teve um papel fundamental no combate ao bullying. 

Após esse processo, foi possível detectar uma diminuição do problema ? 
Obteve-se uma redução de 85,0 a 92,4 % de ocorrências de bullying, de acordo com a avaliação de questionário realizado com os alunos. O problema não foi completamente eliminado; porém pode-se afirmar que foi amenizado de forma significativa.

A luta contra o bullying acaba possibilitando a formação de jovens mais conscientes e equilibrados
fonte: getfitwithfitz.com




  A proposta avaliada nesse artigo pareceu coerente e demonstrou ser bastante eficaz. Além de nos levar a compreender melhor sobre os perigos relativos ao bullying, podemos perceber que a melhor forma de combater esse problema é encará-lo e unir forças  para eliminá-lo. É uma maneira objetiva e positiva de resolver uma questão que poderia ser considerada insanável. O comportamento rebelde dos casos de bullying pode desanimar os profissionais da área de Educação Física e da área de Educação em geral, os pais e familiares; mas sempre há uma solução quando se busca a paz, ainda que demande esforço e energia para definir as estratégias para conquistá-la.





















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