Pular para o conteúdo principal

Na escalada da saúde

                                                                             
Com pais praticantes da escalada, Ellie começou a escalar aos oito meses, antes mesmo de andar
fonte : www.buzzfeed.com

 "O impacto do sedentarismo na Saúde Pública de um país deve ser objeto de grande preocupação. O progresso tecnológico ocorrido nos países desenvolvidos e industrializados tem resultado em uma inatividade crônica das pessoas seja pelas formas de emprego e de trabalho, que acarretam diminuição de atividade física, seja nas formas de incentivos de atividades hipocinéticas (Atividades hipocinéticas são as que não exercitam as atividades funcionais e podem acabar favorecendo o aparecimento de doenças pela falta de movimentação do corpo, como a obesidade, por exemplo) para o uso das populações em suas horas de lazer."  Esse é um trecho do artigo "Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos", de Denise S. Mendes Soares de Araújo,graduada em Educação Física e doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho-RJe Cláudio Gil Soares de Araújo, graduado em Medicina, especialista em Medicina Esportiva, com mestrado e doutorado em  Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós doutorado em Fisiologia e Medicina do Exercício na McMaster University , Canadá.                                                                             
A escalada da saúde continua: trabalhando o tórax, respiração, membros inferiores e o cérebro
fonte : www.nomjunction,com

 

 "Atividade física e alimentação inteligente são a chave para a perda de peso, melhora da capacidade física e controle de doenças. Por essas razões o relatório do Cirurgião Geral dos EUA enfatizou a necessidade de se aumentar a atividade física dos norte americanos, tendo considerado a inatividade física como o maior fator de risco para a saúde populacional.Em 1996, o Congresso norte-americano foi aconselhado a incorporar a atividade física em suas agendas de políticas públicas de saúde. Com esse objetivo aliaram-se: a Aliança Americana para a Saúde; Educação Física, Recreação e Dança; o Colégio Americano de Medicina do Esporte e a Associação Americana do Coração, para formar a Coligação Nacional da Atividade Física. Essa coligação visava diminuir as 250 mil mortes por sedentarismo ao ano nos EUA. Para tal foram planejadas cinco estratégias: a) incentivo de programas educacionais para crianças, jovens e idosos, visando conhecer mais sobre atividade física e saúde, b) aumento nos investimentos nas pesquisas biomédicas, c) expansão de cuidados preventivos, d) programas em comunidades, e) programas para pessoas com necessidades especiais".(ibidem) 
                                                                                     
Para aprender a nadar, é preciso saber relaxar
fonte : swimlessonsgekiori.blogspot.com

  No Brasil, doenças relacionadas ao sedentarismo matam 300 mil pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com uma grande reformulação do Congresso brasileiro, na eleição de 2018, os cidadãos devem cobrar os candidatos eleitos a adotar uma atenção específica a programas de combate ao  sedentarismo, o que poderia reduzir drasticamente esse índice de mortalidade, gerando, além disso, mais saúde e qualidade de vida aos futuros idosos. Paralelamente a esses benefícios, poderia haver uma economia considerável, com a redução de gastos por doenças geradas pela obesidade e o sedentarismo.
                                                                          
A atividade física pode começar cedo, com aulas de tênis,como essa, que formarão algum campeão
fonte : www.thelittlefoxesclub.com
Existe uma conscientização da população brasileira sobre os riscos do sedentarismo e a importância de adotar um programa regular de atividade física ?
 " Se perguntarmos às pessoas que têm acesso à informação se exercício físico regular faz bem à saúde, talvez encontremos um grande percentual que responda afirmativamente. Todavia, se perguntarmos a essas mesmas pessoas se elas gostam de fazer exercícios regulares, esse percentual certamente diminuirá. Se formos adiante e perguntarmos se elas são ativas fisicamente, não podemos ter a certeza sobre quais respostas obteremos, mas um percentual muito baixo deverá responder positivamente. Dentre esses, alguns ainda responderão dessa maneira porque fazem diariamente o serviço de casa ou do seu quintal. Outros nos dirão que são atletas porque praticam esportes no final de semana e assim por diante. Essa questão é ainda mais relevante quando se analisa o profissional de saúde que tem por função profissional orientar a população para um estilo de vida saudável."(ibidem)
                                                                             
Os países de Primeiro Mundo investem na educação esportiva; aqui eles praticam hóquei
fonte : www.afpe.org.uk
                                                                             

Quando se deve iniciar a educação para a prevenção de doenças geradas pelo sedentarismo ?
 "A prevenção primária começa nos primeiros anos escolares e deve continuar ao longo da vida do indivíduo. O hábito de exercitar-se deve ser mantido e estimulado pela escola e pela família. As escolas devem oferecer programas com atividades aeróbicas para as crianças incluindo a natação, as danças, a corrida, a recreação, o esporte e, como fator de prevenção da osteoporose, algum trabalho com peso. A intensidade, duração e a freqüência das atividades devem ser individuais e progressivas, serem do conhecimento do participante e considerados nos programas escolares". (ibidem)
                                                                            
Uma arremessa, outra bloqueia ; as escolas  nos EUA promovem centenas de torneios de basquete
fonte : www.knoxnews.com

Terminada a vida escolar, como o indivíduo deve levar para frente um programa regular de exercícios ?
 "Como normalmente na vida adulta o exercício físico é afastado do estilo de vida das pessoas, a escola deve preparar o adulto para ser independente no futuro. O exercício físico deve ser praticado na maioria dos dias da semana, senão em todos os dias, por pelo menos 30 minutos, de uma vez ou dividindo a sua realização em diferentes momentos O indivíduo saudável deve ser capaz de planejar um programa individual de exercício físico que contemple atividades planejadas para as férias e para viagens de trabalho, momentos que contribuem para a falta de continuidade e de aderência das pessoas aos programas. Esses programas devem ser adequados à sociedade moderna, que não permite que as pessoas adquiram rotinas constantes. O indivíduo tem que ser criativo e ter capacidade de priorizar seu momento de atividade física. Idealmente, os hotéis de viagens devem ser escolhidos a partir, dentre outros aspectos, das instalações disponíveis para realizar atividades físicas ao ar livre e/ou em suas áreas internas.
 Em relação à prevenção secundária, indivíduos com doenças cardiovasculares crônicas precisam de atividades rotineiras, com supervisão apropriada e incremento progressivo; aqueles que não possuem supervisão devem iniciar caminhadas de forma gradativa. Naturalmente, qualquer programa deve ser iniciado o mais precocemente possível, logo que os sinais vitais estejam estáveis, e sob controle médico". (ibidem)
                                                                                        
O cidadão tem que ter consciência de que o exercício físico é indispensável para a saúde
fonte : www.independent.co.uk
Há pesquisas que comprovam a redução do risco de morte através da adoção de um programa regular de exercícios físicos ?
 "Existe um número cada vez maior de estudos e documentos que comprovam e relatam os benefícios da aptidão física para a saúde. Pesquisadores nas áreas de exercício físico, Educação Física e de Medicina do Exercício e do Esporte, pelos métodos de pesquisa epidemiológica, já demonstraram que tanto a inatividade física como a baixa aptidão física são prejudiciais à saúde. Algumas pesquisas verificaram que muito embora o aconselhamento sobre exercício físico seja freqüentemente realizado pelos médicos de família, eles relatavam que o pouco tempo disponível e a falta de conhecimento específico limitavam de certo modo essa prática. Em outro estudo também  observou-se que entre mulheres médicas americanas havia uma tendência a aquelas que estavam melhorando os seus hábitos de exercício físico serem as que mais freqüentemente aconselhavam os seus pacientes a se exercitarem. Na verdade, até mesmo a população já incorporou a ideia de que o movimentar-se faz parte de nossas vidas e que a sociedade moderna tende a ser privada veladamente do seu direito de ir e vir, de seu tempo ativo de lazer, etc., seja por falta de segurança pública, de informação adequada, e de educação, ou ainda por responsabilidade da família e/ou da escola, contribuindo para que se acabe com o hábito natural das pessoas: exercitar-se." (ibidem)
                                                                                   
Faz parte da educação formal incutir no cidadão a necessidade de encontrar tempo para exercitar-se
fonte : experiencelife.com
Como se pode promover e fomentar campanhas de adesão a programas de atividade física ?
 "Programas de incentivo à prática de atividade física precisam ser estimulados por políticas públicas. O ato de exercitar-se precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento da família e à educação infantil. Essa necessidade se dá por diferentes fatores: do fator social, quando se proporciona ao homem o direito de estar ativo fisicamente em grupo, ao fator econômico, quando se constata que os custos com saúde individual e coletiva caem em populações fisicamente ativas." (ibidem)
                                                                                   
Com a educação dirigida, a escalada da saúde através da atividade física continua
fonte : www.sportandfitness.bham.ac.uk
Como os governos devem abordar o conceito de saúde ?
 "A saúde não se caracteriza apenas como um estado de ausência de doenças nos indivíduos, mas como um estado geral de equilíbrio no indivíduo, nos diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o homem; biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, resultando em sensação de bem-estar. Para alguns autores da área, a saúde é um continuum com pólos positivos e negativos. Os pólos positivos são associados à capacidade das pessoas de aproveitar a vida e de superar desafios e não apenas ausência de enfermidades, enquanto o pólo negativo é associado com a morbidade e, em seu extremo, com a mortalidade, entendendo a primeira como um estado de saúde, resultado de uma doença específica. Já a mortalidade é usualmente definida em termos específicos para um determinado grupo populacional, levando em conta o sexo e a faixa etária."(ibidem)
                                                                                
Trabalhar na lavoura dá forma física, mas em termos de qualidade de vida, também é preciso o lazer
fonte : www.anxurtime.it
Poderíamos considerar as pessoas que têm trabalho físico braçal pesado dentro do grupo daquelas que tem qualidade de vida relacionada à saúde ? 
 "Todas as pessoas envolvidas em exercício físico regular, seja em um esporte, grupo de dança, ou programa de reabilitação cardíaca, o fazem porque gostam e/ou porque necessitam. Podemos ser ativos fisicamente sem estarmos contudo envolvidos em programas com supervisão ou treinamento, bastando, para isso, que estejamos envolvidos em atividades diárias ou de trabalho que demandem níveis razoáveis de atividade física e de gasto energético. Trabalhar no arado, no campo, certamente resulta e demanda um nível alto de aptidão física. Níveis altos das variáveis força, potência aeróbica máxima e alto índice de massa corporal magra são tipicamente encontradas nesses trabalhadores.Acontece que, junto com o condicionamento físico, deve vir a sensação de bem-estar.  
 Trabalhadores do sertão nordestino, nesse quadro político e econômico neoliberal, podem ter ótimos níveis de aptidão física sem, contudo, serem saudáveis ou considerarem bom o seu nível de Qualidade de vida em relação à saúde (QVRS). O trabalho que não resulta em realização pessoal, justa remuneração, aumento da auto-estima, não pode ser realizado com prazer e automaticamente não contribui para os níveis de saúde esperados. A condição de trabalho dos cidadãos que conseguem ainda um emprego no nosso país não é objeto de estudo deste artigo, mas não podemos generalizar quando dizemos que um trabalho que demande alto nível de atividade física contribui para a melhoria da saúde, se entendemos saúde não só como ausência de doenças. Condições outras, como a alimentação, devem ser incorporadas na nossa avaliação." (ibidem)
                                                                                 
                                                                               
Uganda tem a população mais ativa do mundo, por causa do trabalho braçal,mas ainda falta lazer
fonte : www.terra.com.br
Quando nos referimos à expressão qualidade de vida, quais as dimensões que temos que ter em conta ?
 "Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais, de grupos ou de grandes populações e os domínios de qualidade de vida mais freqüentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias: a) condição física e habilidades funcionais; b) condição psicológica e sensação de bem-estar; c) interação social; d) fatores e condições econômicas.Embora alguns autores estrangeiros citem os fatores sociais e econômicos como uma das categorias que devem ser levadas em consideração quando avaliamos a qualidade de vida de um indivíduo ou um grupo de pessoas, em países em desenvolvimento como o Brasil, devemos provavelmente considerar um outro fator: os direitos humanos (isto é, direito à educação, moradia, ao trabalho, ao emprego, à segurança pública...). Sem esses direitos básicos e primários garantidos, não podemos sequer iniciar uma avaliação sobre os níveis de qualidade de vida das pessoas." (ibidem)
                                                                                
A atividade física dirigida aos deficientes merece especial atenção do poder público
fonte : www.wrightslaw.com

Qual seria a importância de ter uma boa condição física dentro do conceito de qualidade de vida ? 
 "A qualidade de vida de uma pessoa não pode ser considerada, naturalmente, apenas pela via da saúde. Esse conceito ainda está por amadurecer, mesmo porque, se considerarmos saúde apenas como ausência de doenças, estamos tendo uma visão simplista e sectária desse conceito amplo que envolve outros fatores já citados anteriormente. Consideraremos a boa condição física como um desses fatores importantes para a prevenção e tratamento de doenças e manutenção da saúde, como um instrumento precioso para a melhoria da qualidade de vida das pessoas." (ibidem)
                                                                                
Pesquisa recente detectou que a musculação ativa a memória  das mulheres na terceira idade
fonte : news.ubc.ca
Como as pessoas se sentem diante dos riscos do sedentarismo ? Quais seriam os benefícios do condicionamento físico diante desses riscos ?
 "Para o idoso e pessoas em geral o descondicionamento é um fantasma que vai se instalando em suas vidas ao longo dos anos, sendo o sedentarismo uma arma mortal silenciosa. Os benefícios do condicionamento físico apropriado são enormes: a) melhora a densidade mineral óssea, b) previne perda de massa óssea, c) aumenta o consumo máximo de oxigênio, d) melhora a circulação periférica, e) aumenta a massa muscular, f) melhora o controle da glicemia, g) melhora o perfil lipídico, h) reduz o peso corporal, i) melhora o controle da pressão arterial, j) melhora a função pulmonar, k) melhora o equilíbrio e a marcha, l) diminui a dependência para a atividade diária, m) melhora a auto-estima, n) melhora a autoconfiança, o) melhora a qualidade de vida, p) diminui as quedas e fraturas, q) diminui a mortalidade nas doenças de Parkinson, esclerose múltipla e Alzheimer e r) ajuda a prevenir doença coronária. Além disso, as pessoas saudáveis e aquelas com doenças congênitas podem melhorar, com o treinamento, sua habilidade de usar oxigênio para derivar energia para o trabalho." (ibidem)
                                                                                  


É comprovado que exercícios ao ar livre facilitam a absorção de vitamina D, dando saúde e lazer 
fonte: blissproducts.com
Dentro do contexto democrático, como poderíamos idealizar uma sociedade ativa fisicamente ?
 "Quando imaginamos uma sociedade ativa fisicamente, sonhamos com uma sociedade na qual crianças, jovens, adultos e idosos de diferentes gêneros, classe social, etnia e outras opções, mantenham e possam realizar um hábito inerente ao ser humano que é exercitar-se. Apesar de vivermos em uma sociedade industrializada, imaginamos que essa sociedade priorize uma escola ativa fisicamente, práticas sociais ativas fisicamente, acesso ao conhecimento dos benefícios de fazermos exercícios regulares e acesso a programas públicos de atividade física. Para isso, é necessário que o planejamento público e o privado da sociedade incorporem condições tais como segurança pública, parques e jardins, centros comunitários que proporcionem diferentes atividades físicas, etc." (ibidem)
                                                                                     
Torre de observação Spinnaker Tower: estilo escolhido por moradores da cidade de Portsmouth
fonte : www.timeout.com
  Quando pensamos em saúde e qualidade de vida, costumamos associar esses termos à juventude. De certa forma, temos razão. Contudo, há alguns componentes da juventude que fogem à idade cronológica, como por exemplo, a disposição de escalar a Spinnaker Tower, que é uma torre de observação de 170m, localizada em Portsmounth, na ilha de Portsea, na Inglaterra. Nem todo mundo, mesmo sendo bem mais jovem, tem a disposição que a inglesa Doris Long teve, em Julho de 2015, após completar 101 anos. Ela disse ao jornal britânico "The Guardian" que não sentiu medo; gostou de olhar para baixo, para ver a multidão que a observava, para sentir como reagiam. 
   Se você quiser imitá-la, fica aqui o endereço : Gunwharf Quays; Portsmouth PO1 3TT, Reino Unido. A torre fecha às 18 hs.
Topo da escalada:aos 101 anos, a inglesa Doris Long subiu a Spinnaker Tower em Portsmounth
fonte : coolerlifestyle.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,