Pular para o conteúdo principal

Benefícios do treinamento funcional e do Core

O treino do Core, que faz parte dos exercícios funcionais, agiliza a recuperação do abdômen após o parto
fonte: tudoela.com
"Recentemente, o treinamento funcional vem conquistando seu espaço dentro de academias e de forma personalizada devido a sua forma de aplicação e por auxiliar as pessoas nas suas funções cotidianas. No entanto, esta metodologia de treino não é recente, o treinamento funcional originou-se com os profissionais da área de fisioterapia, já que estes foram os pioneiros no uso de exercícios que simulavam o que os pacientes faziam no seu dia-a-dia no decorrer da terapia, permitindo, assim, um breve retorno à sua vida normal e às suas funções habituais após uma lesão ou cirurgia. Foi fundamentado no sucesso obtido na sua aplicação na reabilitação, que o programa de treinamento funcional passou a ser empregado em programas de condicionamento físico, desempenho atlético, bem como para minimizar possíveis lesões.
    Sabe-se que o treinamento funcional está amparado na proposta de melhoria de aspectos neurológicos que conduzem a capacidade funcional do corpo humano, empregando exercícios que estimulem os diferentes componentes do sistema nervoso, gerando, dessa forma, sua adaptação." Esse é um trecho do artigo Treinamento Funcional, benefícios, métodos e adaptações de Joyce de Jesus Oliveira Teotônio, Lilian Maria Blumer, Monica da Silva Santos , Telmo Bahia Carvalho e Helena Brandão Viana, os últimos dois professores e os demais graduados em Educação Física, todos da Faculdade Adventista de Hortolândia, SP. O artigo foi publicado pela EFDesortes.com.Revista Digital, Buenos Aires.
  Muitas pessoas conhecem o treinamento funcional e associam o treino aeróbico e a musculação com  exercícios para o fortalecimento do Core. Há pessoas que desconhecem essas técnicas e talvez sejam refratárias a aderir a essa proposta.O importante é saber que não se trata de mudar seu programa de exercícios, apenas de proteger melhor sua musculatura de possíveis lesões e também melhorar seu desempenho, prevenindo possíveis acidentes. Peço um pouco de paciência ao leitor pelo vocabulário técnico que compõe o programa, o qual tentei explicar como pude. Aos poucos iremos nos familiarizando com esses termos e compreendendo a proposta, que é de eficiência cientificamente comprovada. O leitor que ainda não leu, talvez gostasse de ler postagem anterior intitulada O treino do Core e a nota dez da ginasta, da qual essa é um complemento.
O treinamento funcional vem sendo muito procurado por seus benefícios
fonte: www.nimblefitness.com
O que significa a expressão "movimentos funcionais" ? 
 "Os movimentos funcionais referem-se a movimentos associados, multiplanares (os três planos anatômicos do corpo) e que abrangem redução, estabilização e produção de força; ou seja, os exercícios funcionais referem-se a movimentos que empregam mais de uma fração corporal simultaneamente, podendo ser realizados em diversos planos e envolvendo diversas ações musculares. Em outras palavras, o treinamento funcional trabalha movimentos, e não músculos isoladamente, envolvendo, dessa forma, todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência - de forma integrada por meio de movimentos multiarticulares e multiplanares e no envolvimento do sistema proprioceptivo ( A propriocepção é um dos sentidos do corpo humano, responsável pelos movimentos produzidos pelos membros, ou seja, a percepção das sensações recebidas nos músculos, tendões, ligamentos e articulações) , este último, relacionado com a sensação de movimento (sinestesia) e posição articular, sendo que, dentre as principais funções deste sistema, estão a manutenção do equilíbrio, a orientação do corpo e a prevenção de lesões.


Mais um exercício do treinamento funcional
fonte:www.fitdist.ie
Quais são os objetivos do treinamento funcional ?
" Como já foi dito anteriormente, o treinamento funcional explora não somente os músculos, mas também o movimento, este último, com maior enfoque, para que a produção de movimento pelo indivíduo seja de forma eficiente.
  O principal objetivo do treinamento funcional é promover um resgate da aptidão pessoal do indivíduo utilizando-se de um planejamento individualizado e personalizado, independente do seu grau de condição física e das atividades que ele desenvolva, usando exercícios que incluem atividades específicas do indivíduo e que transferem seus ganhos de forma eficaz para o seu cotidiano. Portanto, o trabalho com o treinamento funcional propõe utilizar-se de todas as capacidades físicas do indivíduo e aprimorá-las, sendo que este treinamento ocorre de forma integrada, pois o treinamento funcional vê o corpo humano de forma complexa."

O agachamento é um importante exercício para fortalecer o Core
fonte: carilionclinicliving.com


No treinamento funcional encontramos uma grande preocupação com o treino do Core. Qual é o motivo ?
  " Como elemento do treinamento funcional temos o Core Training, que é o treinamento da região central do corpo. O Core se refere ao conjunto de músculos que controlam e oferecem estabilidade aos movimentos da pelve e da coluna lombar, podendo ser identificado como o complexo lombo-pélvico, contendo, aproximadamente, 29 músculos. Logo, entende-se que o Core se refere a um programa de treinamento que visa o fortalecimento da região do corpo onde se localiza o centro de gravidade e o centro de força, e é nessa região que todos os movimentos que realizamos têm início.Torna-se evidente que o fortalecimento do CORE possui bases teóricas no tratamento e na prevenção de várias condições músculo esqueléticas.
  Quando procuramos no dicionário o significado da palavra CORE, encontramos como significado núcleo ; logo, podemos entender por CORE o mesmo que núcleo do corpo. Deste modo, tendo um núcleo fortalecido, cria-se a estabilização imprescindível para o treinamento funcional a partir do qual os músculos possam realizar a contração."

                                    Esse atleta treina o Core para ser mais eficiente no jogo de beisebol
                                                                  fonte: http: www.fullwindup.com
Sabemos que o treino funcional e, especificamente o treino do core não exclui o aeróbico e o de força, pelo contrário, completa-os. Como se define essa proposta ? 
  "O Core Training traz uma proposta individualizada nos programas de treinamento convencionais. A aplicação deste método visa estabilizar os músculos do Core e preparar a postura do indivíduo para se sujeitar as atividades cotidianas e práticas esportivas. Ou seja, um dos alicerces dessa prática reside no treinamento de grupos musculares do complexo lombo-pélvico para determinadas finalidades específicas. Consequentemente, as atividades funcionais propostas pelo método exigem a conservação do alinhamento postural e do equilíbrio dinâmico entre as diferentes estruturas do corpo. Logo, o benefício dessa metodologia de treinamento é a conquista de um sistema integralmente desenvolvido, promovendo seu funcionamento de maneira eficaz."
Os três treinam o Core para depois melhorar o desempenho no karatê
fonte : karatescienceacademy.com
Como se explica a estabilização do Core ?
  " A estabilização do CORE é abordada na literatura de medicina do esporte como competência de controle motor e produção da força muscular da coluna lombar, da musculatura pélvica e do quadril . Sabe-se que o CORE atua como uma unidade funcional unificada, através do qual toda a cadeia cinética (ação das forças nas mudanças de movimento dos corpos) opera sinergicamente (sinergia é a ação associada de dois ou mais órgãos, sistemas ou elementos anatômicos ou biológicos, cujo resultado seja a execução de um movimento ou a realização de uma função orgânica) para produzir força e estabilizar dinamicamente contra uma força atípica. Dessa forma, o controle do centro de força promove o alinhamento e o equilíbrio postural dinâmico no decorrer das atividades funcionais com um menor gasto energético.
Ela demonstra que tem muita força na região do Core, o que dá estabilidade para o corpo inteiro
fonte : breakingmuscle.com
Para concluir, qual deve ser a orientação para quem quer ter um programa regular de atividade física?
 "Podemos concluir que o treinamento funcional e o treinamento resistido possuem benefícios e podem ser exploradas juntos, onde cada metodologia trará ao executor (aluno ou atleta) acréscimos ao seu vocabulário motor, sendo aplicadas em diferentes estágios de evolução do aluno. No entanto, podemos perceber que a metodologia funcional vem, dia a dia, conquistando mais adeptos devido aos desafios propostos tanto para o aluno quando para o profissional de Educação Física no que se refere a equipamentos e execução de exercícios, proporcionando ao aluno maiores ganhos de propriocepção corporal (a propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo), fortalecimento do CORE, dentre outros.
    O treinamento funcional representa uma nova metodologia de condicionamento, norteada pelas leis basais ( mais básicas) do treinamento e amparada cientificamente por meio de pesquisa e referências bibliográficas em todos os seus pontos principais e, sobretudo, avaliadas extensivamente nas salas de treinamento, onde foi possível definir suas linhas básicas. No entanto, a essência do treinamento funcional está fundamentada no progresso dos aspectos neurológicos que comprometem a capacidade funcional do corpo humano através de treinos estimulantes que desafiam os vários componentes do sistema nervoso e, por isso, geram sua adaptação."
   
O treino do Core também melhora a postura e o equilíbrio das crianças
fonte: eastlinkcentre.ca
  Bem, depois que você sofreu um pouco para compreender o vocabulário técnico, talvez esteja pronto para sofrer um pouco no treino funcional, e, mais especificamente, para melhorar a região do Core. Tanto os homens como as mulheres podem ganhar muito com esses exercícios que já são recomendados às mães que querem tentar o parto normal. O sofrimento no treino é muito pequeno se compararmos aos grandes benefícios que gera melhorando a vida de atletas ou praticantes de exercícios físicos, corrigindo a postura, dando equilíbrio e força e fortalecendo a região do abdômen. Se a aparência do abdômen melhora com os exercícios do Core, pense no que acontece internamente, em relação à proteção dos órgãos que ocupam essa parte do corpo, um ganho especial para quem passou por uma gestação e quer recuperar a boa forma e, muito além disso, a saúde plena  e a resistência física.
Alguns exercícios para treino do Core são atualmente recomendados às gestantes
fonte: www.miami-obgyn.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,