Pular para o conteúdo principal

Com a flexibilidade do homem - aranha

Os treinos de flexibilidade são vitais para quem tem a rotina diária de um super - herói
fonte: wisdomsofhealth.com

" A flexibilidade é um termo geral que inclui a amplitude de movimento de uma articulação simples e múltipla e a habilidade para desempenhar as tarefas específicas. A amplitude de movimento de uma dada articulação depende primariamente da estrutura e função do osso, músculo e tecido conectivo ( grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos) e de outros fatores tais como o desconforto e a habilidade para gerar força e potência muscular suficiente. O envelhecimento afeta a estrutura destes tecidos assim como a função, sendo uma variável extremamente importante associada não somente com a qualidade de vida na terceira idade mas também com a longevidade. Diversos trabalhos evidenciam a relevância da flexibilidade e de seu treinamento demonstrando serem efetivos na melhoria das capacidades funcionais (capacidade funcional é a resultante da relação harmônica entre saúde física, mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica). Atualmente existe ainda a preocupação na promoção da saúde vinculada na manutenção ou melhoria de uma vida fisicamente ativa e independente. Pensando desta maneira, a flexibilidade possui relação direta com o movimento humano, sendo passível de adaptações fisiológicas e mecânicas com o treinamento." Esse é um trecho do artigo Flexibilidade e seu Treinamento de Luis Eduardo Viveiros de Castro, graduado em Educação Física e pós–graduado em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (RJ), doutor em Neurologia, com concentração em Neurociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Roberto Simão, mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (RJ), pós–graduado em Musculação e Treinamento de Força e em Treinamento Desportivo e doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho.

Exercícios de flexibilidade podem melhorar a vida diária do super-herói  que sofre de artrite
fonte: livehealthy.chron.com


  Flexível ou inflexível ? É interessante notar que o conceito de flexibilidade parece ser, ao menos dentro do mundo ocidental, relativamente recente. Talvez tenha sido a necessidade de compreender as diferenças culturais e de temperamento o que acabou gerando a ideia da flexibilidade. Se foi assimilada quanto ao aspecto abstrato, quer dizer, a nível psicológico, a flexibilidade física também é um conceito relativamente recente dentro do treinamento esportivo. É possível fazer uma relação entre essas duas realidades: o ser humano foi descobrindo a necessidade de ser mais flexível, de saber ceder em algumas questões, sem prejudicar o que existe de essencial na forma de enxergar a realidade. Isso nos torna menos rígidos, mais flexíveis. Pois é exatamente isso o que ocorreu com o conceito de flexibilidade dentro da Educação Física: é um elemento relativamente recente, está sendo muito estudado mas ainda faltam mais pesquisas para tentar saber qual o método mais apropriado para treinar a flexibilidade. É um assunto que vem sendo definido de maneira...flexível. Vamos tentar compreender esse conceito através desse estudo, sempre tendo em conta que não obteremos respostas rígidas. 
A ioga possibilita uma série de exercícios de flexibilidade muito efetivos
fonte : chourishi.co

A falta de flexibilidade corporal pode gerar danos aos indivíduos ? 
 "Baixos índices de flexibilidade podem estar associados a problemas posturais, algias (dores), níveis de lesões, diminuição da vascularização local e aumento de tensões neuromusculares. Alguns estudos evidenciam também a necessidade do treinamento da flexibilidade em diferentes faixas etárias em função das perdas de amplitude em diversas articulações, podendo afetar negativamente a saúde na qualidade de vida." 

Os treinos com exercícios específicos de flexibilidade podem reverter o quadro acima citado? 
 "O treinamento da flexibilidade parece ser capaz de melhorar o movimento em sua amplitude músculo-articular, diminuindo as resistências dos tecidos musculares e conjuntivos (tecidos de conexão, que preenchem espaços entre os tecidos e os nutrem) e deformando os mesmos de forma elástica ou plástica." 
Assim como o homem-aranha, é preciso aquecer antes de alongar-se no frio, para evitar lesões
fonte: www.mensjournal.com

De que forma se realiza o treino de flexibilidade ? 
 "O treinamento da flexibilidade possui em síntese o objetivo de aumentar ou manter a amplitude dos movimentos, para tanto possui tradicionalmente três métodos amplamente discutidos na literatura, na busca de identificar seus benefícios e malefícios que são: o método estático, balístico e facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP)". 
Os exercícios de flexibilidade preparam o atleta profissional ou amador para a atuação esportiva
fonte : www.mensjournal.com

Qual seria o método mais recomendável ? 
  "O método estático, com uma movimentação lenta até o limite de desconforto e a posterior manutenção da postura, parece ser o mais difundido pela sua facilidade de aplicação, aprendizado, menores riscos de lesões e eficiência. Parece também ser o método prioritário para o desenvolvimento da flexibilidade quanto à segurança. Esse método permite criar melhores adaptações aos tecidos muscular e conjuntivo favorecendo as propriedades mecânicas. Outro fator abordado é o menor consumo de energia com diminuição do sofrimento muscular, favorecendo o relaxamento e o alívio de algias. Estudiosos, comentam como maior benefício do método estático a diminuição do estresse físico do tecido muscular, tentando identificar o volume e intensidade para tal atribuição."
O treino de flexibilidade deve começar na infância para dar os melhores resultados
fonte: treinamentoesportivo.com

E quanto ao método balístico ? 
 "O método balístico, caracterizado por movimentos realizados com velocidade de forma ritmada, apresenta uma proposta de treinamento menos monótona e mais específica. Uma variação importante parece ser o aumento da temperatura corporal, com maior tempo de duração e menor aplicação de força. Existem evidências que são poucos os esportes que necessitam de graus elevados de uma flexibilidade estática e sim da especificidade para a melhoria da performance, sugerindo a utilização da técnica de flexibilidade dinâmica, variante do método balístico atuando no aprendizado motor. Acredita-se que essa técnica dinâmica pode ser utilizada como aquecimento para uma atividade física em função de elevação da temperatura corporal." 
Exercícios de flexibilidade são muito recomendados por fisioterapeutas  em reabilitações
fonte: hsjose.com.bs

E o treino de método FNP, facilitação neuromuscular proprioceptiva ?
   A técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP), método kabat, surgiu em 1946 , e consiste em uma técnica de terapia manual que estimula os receptores neurais com o objetivo de aumentar a amplitude de movimento e estabilidade corporal, direcionamento e a coordenação de movimentos ativos. É recomendada para reabilitar pacientes que sofreram ou que sofrem de doenças musculares e/ou neurais, sempre objetivando a ampliação da mobilidade articular. (fonte: www.fisioweb.com.br) 
  "O método FNP parece ser considerado o mais efetivo no ganho de amplitude do movimento. Seus benefícios estão associados ao ganho de flexibilidade, equilíbrio das forças atuantes, melhoria da coordenação inter e intra muscular, circulação sanguínea e relaxamento. Porém considera-se que o método seja doloroso e perigoso, pela tensão aplicada à musculatura. O método FNP se apresenta superior aos demais, em função das conquistas neurofisiológicas.

Embora estejam definidos, parece ainda não existir um método que seja ideal para o treino de flexibilidade. A Ciência ainda não encontrou uma resposta ? 
 "Surpreendentemente existe pouca pesquisa recente na área de intervenção dos métodos e o incremento da flexibilidade em indivíduos em diversas faixas etárias. A preponderância de evidência é que a flexibilidade desenvolvida através de seus métodos pode ser útil em um programa de exercícios para indivíduos com mobilidade total reduzida ou para aqueles que buscam aumento de performance desportiva." 
 Os exercícios de flexibilidade protegem o atleta para  a movimentação e melhoram o desempenho
fonte: capitaltennis.net

O que se recomenda quanto ao volume de treinamento ? 
 "Quanto ao volume de treinamento, temos recomendações variadas. Através das observações da adaptação do tecido conjuntivo e muscular nos primeiros estímulos realizados em cada sessão de treinamento parece ser em torno de quatro o número ideal de repetições por exercício, com uma duração de 12 a 18 segundos em cada posição." 

E quanto à frequência do treinamento ? 
  "Em um estudo , observamos que a recomendação do método estático por um tempo de duração entre 15 a 30 segundos para um grupamento muscular por dia, é suficiente para a maior parte das pessoas, relacionando desta forma sua importância na diminuição do encurtamentos musculares através da força requerida para produzir mudanças em seu comprimento conjuntamente com as mudanças viscoelásticas ( melhora da elasticidade e resistência). O estudo comenta brevemente que, para algumas pessoas, existe a necessidade de maior tempo de duração na tensão e repetições para respostas mais imediatas na amplitude articular, com o efeito analgésico do treinamento por um período superior a 30 segundos, aumentando desta forma a tolerância para os exercícios, ou seja, o indivíduo sentiria menor desconforto a uma mesma tensão aplicada." 
Os exercícios de flexibilidade fazem parte da vida dos que correm regularmente
fonte: thegearhunt.com

Quais seriam as conclusões desta pesquisa? 
  "Uma das conclusões é que parece ser o método FNP o mais eficiente para o aumento da amplitude de movimento, da atividade elétrica do músculo e da contração excêntrica ( ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo) durante os exercícios, produzindo uma ação analgésica, porém pouco se sabe a respeito de possíveis lesões com o treinamento. Uma consideração importante parece ser o desenvolvimento da força com o treinamento da flexibilidade, observado na musculatura agonista (músculo responsável pela realização do movimento) solicitada na sustentação da postura durante o treino, possibilitando tempos de duração diferenciados em função de uma maior ou menor capacidade de gerar força, podendo desta forma alterar o planejamento do treinamento.
  Percebemos com a revisão de literatura a necessidade de novos estudos sobre o treinamento da flexibilidade, investigações podem ser recomendadas quanto ao destreino, efeitos fisiológicos ( efeitos no funcionamento do organismo) ao treinamento, intervalos entre os exercícios e o somatório do tempo de duração das tensões ( o esforço exigido pelos exercícios para alongar os músculos) em cada postura." 
O Pilates também possibilita muitos exercícios de flexibilidade
fonte: centeredonnorth.com

  Pelo que você pode notar, há mais de uma maneira de treinar a flexibilidade e cabe a você , através de uma boa orientação, escolher a que achar melhor. O importante é treiná-la ao menos três vezes por semana. Muitas vezes, os exercícios de flexibilidade já estarão no seu programa regular de exercícios, outras vezes será necessário acrescentar dois ou três exercícios entre as séries que você já faz. Assim, vamos aprendendo a ser menos rígidos, não só em relação aos movimentos, o que nos protege de uma série de possíveis lesões e de problemas nas articulações, como em relação à própria vida, estando mais abertos a novos conceitos, sendo menos intransigentes em um assunto de pouca relevância. Uma pessoa que trabalha a flexibilidade corporal talvez ganhe em esperteza e em perspicácia, aprendendo a agir com mais diplomacia. No final ganhamos nós, com uma musculatura mais ágil e mente mais ampla. O fato é que a vida atual exige muito preparo físico e flexibilidade pois, muitas vezes, temos que conciliar várias atividades profissionais, além de tarefas domésticas e, para quem os têm, a educação dos filhos; em resumo, um verdadeiro torneio olímpico. Os treinos de flexibilidade podem ser muito úteis nessa rotina de super- heróis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,