Pular para o conteúdo principal

Exercício físico é o mais pleno tratamento estético

Propiciando saúde, força, agilidade e juventude, o exercício é o mais pleno tratamento estético
fonte: 92y.org
  "Este texto discute informações relacionadas à Educação Física, mais especificamente ao treinamento físico para o desenvolvimento e manutenção da aptidão física necessária à qualidade de vida das pessoas, e propõe abordagens em programas de treinamento com seus diferentes objetivos. Destaca-se também sua importância na incorporação de um estilo de vida saudável. O professor de Educação Física, através de seu conhecimento, pode aplicar este conteúdo e favorecer a implantação de programas de qualidade de vida dentro e fora das escolas com alunos e com a comunidade."
  Esse é um trecho do artigo Treinamento físico e Qualidade de vida: princípios de Educação Física, cujos autores são Dênis Marcelo Modeneze, graduado em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, e em Metodologia de Pesquisa pela Universidade de Campinas, UNICAMP, doutor em Educação Física pela UNICAMP, e Roberto Vilarta, graduado em Fisioterapia, mestre em Ciências Biológicas pela UNICAMP e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, USP; é Professor Titular em Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física da Faculdade de Educação Física  da UNICAMP.
   O apelo estético tem crescido enormemente em nossa sociedade. O interesse por ter boa  aparência física tem garantido as vendas de cosméticos e de todo tipo de produto e tratamento que prometa dar ao usuário uma pele mais jovem e um corpo mais elegante. É  pena que poucas pessoas tenham se conscientizado de que a boa aparência é o resultado de uma série de fatores: boa alimentação, hábitos saudáveis e  adoção de um programa regular de exercícios. Para parecer mais atraente, uma pessoa precisa, em primeiro lugar, ter boa saúde. Não é simplesmente a maquiagem nem o trabalho dedicado do mais exímio cabeleireiro que garantirão resultados perfeitos. Se praticar exercícios seguindo as orientações de especialistas e profissionais da área de saúde, certamente terá mais chances de estar em forma e de parecer mais elegante. O esforço físico  também permitirá que  a própria transpiração provoque eliminação de toxinas, o que pode ajudar  a ter pele  mais limpa e saudável; o coro cabeludo sofrerá o mesmo efeito, o que poderá conferir mais brilho aos cabelos.  A conscientização da necessidade de abandonar hábitos sedentários, ter vida ativa e disciplina que permita levar adiante, regularmente, um programa de exercícios físicos, e, paralelamente, fazer opção por uma alimentação saudável, é o grande diferencial que pode nos propiciar saúde e, consequentemente, boa aparência e juventude. 
 O programa de exercícios é um compromisso que uma pessoa deve  assumir  livre e conscientemente; só desta forma se obtém bons resultados
fonte: healthline.com
Como se processa a resposta do exercício no corpo humano ?
 "Seres biológicos experimentam adaptações bioquímicas, estruturais e funcionais desde o princípio da vida. O treinamento físico contempla um conjunto de estímulos capazes de originar variadas respostas dos tecidos biológicos. As bases teóricas que sustentam as relações de causa e efeito relacionadas às mudanças teciduais são explicadas por regras de adaptação funcional." Ou seja, o programa de exercícios físicos promove resultados em função do trabalho realizado pelo corpo humano e é por isso que deve ser bem planejado e exercido com orientação profissional. O ganho que se obtém em relação à questão estética é uma das respostas das adaptações provenientes do esforço físico.

As respostas ao treinamento físico são sempre favoráveis ?
"A ocorrência de mudanças estruturais e funcionais favoráveis ao processo adaptativo dependerá da modulação apropriada da intensidade, frequência e duração dos estímulos da atividade física experimentada pelo organismo durante um processo de treinamento físico."
O programa de exercícios físicos não pode ser encarado sem seriedade. Ir para academia bater papo não dá condicionamento para ninguém, além de ser uma grande perda de tempo. Quando alguém se conscientiza da necessidade de adotar um programa de exercícios, deverá tomar essa atitude com maturidade. E entenda-se aqui maturidade como a capacidade de comprometer-se com um plano bem pensado e compatível com o estilo de vida de cada um. Aí sim, é que esse programa vai realmente trazer resultados, não apenas a nível estético mas, principalmente a nível de saúde.

Como estaremos seguros de que o treinamento nos levará a ter um ganho na Qualidade de vida ?
 "A relação entre Qualidade de Vida e Treinamento Físico ocorre na medida em que necessitamos desenvolver e manter um bom condicionamento físico à custa de um programa de exercícios que deve incluir todos os componentes básicos da aptidão física relacionados à saúde: resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, resistência e força muscular e composição corporal. Dessa maneira, devemos programar e planejar nosso trabalho para que o mesmo venha a ser eficaz, seguro e regular, e que, além de otimizar os componentes básicos da aptidão física, venha a desenvolver e manter habilidades de equilíbrio e coordenação."

O treinamento aeróbico é  importante no programa de exercícios mas muita gente não leva isso a sério
fonte: mindbodygreen.com
Por que é importante manter uma frequência no treinamento físico ?
"O American College of Sports Medicine (ACSM) recomenda que, para manter o efeito do treinamento, o exercício ou estímulo tem que ter uma continuidade sobre uma base sólida de treinamento. Significantes reduções na aptidão cardiorrespiratória foram encontradas em algumas pesquisas, após duas semanas de interrupção dos exercícios; após dez semanas, alguns indivíduos já se encontravam nos níveis iniciais (pré-treinamento). Diminuição de 50% nos ganhos iniciais na capacidade aeróbia foi mostrada após 4 a 12 semanas de interrupção dos trabalhos aeróbicos. O ACSM encontrou ainda que, embora a parada do treinamento mostre dramática redução na capacidade aeróbia, treinamentos reduzidos mostram modesta ou nenhuma redução significativa dessa capacidade por um período de 5 a 15 semanas. Tal informação vem colaborar no processo de periodização em que devemos distribuir as cargas de treinamento procurando otimizar todos os componentes básicos da aptidão física relacionados à saúde."

Como poderíamos definir o princípio de flexibilidade ? Qual é a importância dela ?
"Esse princípio afirma que o ser humano deve manter suas articulações em uma extensão regular de movimento para o qual elas são destinadas. Articulações inativas tornam-se crescentemente inflexíveis até a imobilidade instaurar-se. A inflexibilidade é um sinal de idade avançada e as evidências mostram que a maiorias das pessoas está se tornando velha por volta dos 27 anos de idade. Uma pessoa não deve negligenciar a manutenção da flexibilidade corporal. "

A musculação feita com orientação previne a osteoporose e dá força e resistência à musculatura
fonte: hellomagazine.com
O que é densidade óssea e qual é a importância dela ?
"Este princípio explica que a atividade física desenvolvida durante a vida preserva a densidade óssea do ser humano. A densidade dos ossos de um ser humano não é fixa e permanente e o declínio, depois dos 35 anos, pode ser mais rápido comparado ao que ocorre no caso da gordura e do músculo. Depois de uma inatividade prolongada, o aporte de cálcio adequado na dieta do indivíduo e a atividade física direcionada para o controle de peso são essenciais para a preservação dos ossos. A prevenção da perda óssea é mais efetiva do que esforços posteriores para reparar qualquer dano ósseo ocorrido. A sobrecarga através do exercício tem influência positiva na densidade mineral óssea; a força mecânica, imposta durante o exercício ao esqueleto proporciona um estímulo osteogênico, que leva a um incremento significativo na massa óssea reduzindo, assim, o estresse a partir de cargas mecânicas similares. O estímulo físico a partir de exercícios não reverte os efeitos negativos das deficiências de cálcio ou estrógenos. Estes princípios demonstram adaptações específicas."

O alongamento no final do treino é um bom relaxamento, sendo necessário para evitar lesões
fonte: verywellfit.com
Como poderíamos compreender o princípio de relaxamento e sua importância?
"O princípio afirma que a habilidade de relaxar é imprescindível no mundo estressante de hoje. Por mais estranho que pareça, as pessoas frequentemente precisam ser ensinadas a relaxar. O desenvolvimento de uma compreensão de como um indivíduo pode evitar uma fadiga crônica ou anormal no ambiente social e físico, o qual é frequentemente hiper-carregado, poderia ser parte de qualquer programa de atividade física total. O relaxamento pode ser trabalhado juntamente com exercícios de alongamento, ao final das sessões ou em uma sessão única, através de movimentos suaves e harmônicos ou, simplesmente, através de uma massagem ou outras técnicas alternativas, como banhos, saunas, massagens e acupuntura. O relaxamento colabora para a pessoa ter um sono saudável, caracterizado por uma determinada profundidade e um rápido adormecimento. Assim, sono e relaxamento são essenciais para a regeneração do organismo e determinantes da capacidade de desempenho físico e mental, pois, durante o sono, espalha-se pelo córtex cerebral uma inibição protetora que provoca a regeneração das células cerebrais e o protege de sobrecargas."

Respeitando o biotipo de cada um, o exercício melhora a aparência em todos os aspectos,dando juventude, força, agilidade e equilíbrio
fonte: aurorabaycare.com
 

Como poderíamos definir o princípio estético e compreender que também tem importância em relação à qualidade de vida ?
"Este princípio explica que uma pessoa tem uma necessidade inata, ou culturalmente determinada, de parecer bonito para si mesmo, para a família, amigos e aqueles com quem se encontra diariamente no trabalho ou durante o lazer. Bilhões de dólares são gastos anualmente por pessoas esforçando-se para parecer com algo que normalmente eles não são naturalmente. Por que as pessoas fazem isso? Muito provavelmente eles fazem esses rituais corpóreos para agradarem a si mesmos e por causa de várias pressões sociais. Este princípio está diretamente ligado aos aspectos da composição corporal, em que a atividade física sistematizada tem forte influência, principalmente quando associada a uma reeducação alimentar, proporcionando um equilíbrio energético favorável à saúde."

Como deveria ser estruturado o nosso programa de exercícios em relação a esses princípios ?
 "Todos esses princípios podem ser levados em consideração durante o planejamento de um programa sistematizado de treinamento físico quando temos por objetivo colaborar na melhoria na qualidade de vida das pessoas." Para quem precisa perder muito peso, é necessário fazer uma dieta, paralelamente à adoção de um programa de exercícios. Muita gente que frequenta a academia está bem acima do peso; é sempre melhor fazer exercício do que não fazer, mas o ideal seria eliminar o excesso de peso, não tendo em vista prioritariamente o apelo estético, mas por uma questão de saúde. O excesso de peso gera sobrecarga ao coração e às articulações e costuma ser indício de uma série de alterações perigosas, além de gerar desconforto e cansaço. Lutar contra esse inimigo da saúde e vencê-lo, ainda que a longo prazo, é uma meta que faz parte da qualidade de vida que o indivíduo tem direito a conquistar.

   Depois de ler sobre a importância de adotar um programa de exercícios que contenha os princípios de resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, resistência e força muscular e composição corporal e de levá-lo de forma séria, como um compromisso assumido livre e conscientemente, o leitor pode concluir que esse programa vai funcionar. Se não funcionar, poderíamos certamente fazer o diagnóstico: ainda não houve tempo suficiente para detectar os resultados ou não está sendo levado como manda a regra. Cabe a cada um fazer a análise para descobrir onde está a falha : pode parecer pequena, mas ser significativamente grande. Lembro-me de ter ouvido que uma médica obstetra não conseguia compreender como ocorria o misterioso fato de uma de suas pacientes, gestante, engordar tanto, mesmo calculando e recalculando as calorias da sua dieta diária, que parecia estar dentro do padrão das necessidades calóricas dela. Finalmente, depois de muita investigação, concluiu que a paciente, que dizia tomar uma xícara de leite diariamente, havia esquecido de especificar de que se tratava de uma xícara de leite condensado...
  Apesar de todo o ganho que o exercício levado a sério pode nos gerar, é imprescindível aceitar nosso biotipo e tentar tirar proveito dele. É dessa maneira inteligente e realista que trabalham os profissionais de estética chamados visagistas. Eles tentam, após estudarem meticulosamente os traços e a personalidade da pessoa, captar qual seria o corte de cabelo e outros detalhes estéticos que mais se harmonizam com essas características. Há nesse trabalho um apoio na filosofia e na psicologia e o cliente passa a ser tratado como um paciente que tem  autoestima baixa e está sempre procurando copiar o visual de uma celebridade ou seguir os ditames da moda. E aquele profissional tem um remédio poderoso para sanar essa forma depressiva de viver, mostrando alguns pontos interessantes e exclusivos daquela pessoa que ela mesma ainda não se tinha dado conta. O resultado é  incrível : acaba com a depressão instantaneamente. Os visagistas certamente vão gostar desse parágrafo. Os psiquiatras talvez não se entusiasmem tanto...
     E, finalmente, não podemos esquecer que ter conteúdo é um fator adicional que torna uma pessoa mais atraente. Adotar um programa de exercícios é uma decisão inteligente, se é pensada de maneira equilibrada. Passar quatro horas diárias na academia só pensando no ganho estético indica que uma pessoa não tem outros interesses na vida, o que talvez explique que não seja alguém interessante para aqueles  a quem desejaria atrair. É preciso também exercitar o intelecto, querer ganhar densidade cultural e aprender que cada idade tem sua própria beleza. É uma questão de marketing para quem quer arranjar um namorado ou conquistar fatalmente o que já tem.

A ponderação com relação à questão estética indica que cada idade tem o seu próprio potencial atrativo
fonte: clevelandclinic.org





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,