Pular para o conteúdo principal

"Projetos Cintura Fina", programas de saúde divertidos como forró


Participantes do Projeto Cintura Fina, em Manaus;  completou uma ano de existência e promete ir muito longe...
fonte: facebook
   Nessa postagem, vamos comentar sobre dois projetos que, coincidentemente tem o mesmo nome e a mesma finalidade: o Projeto Cintura Fina de Manaus e o Projeto Cintura Fina de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.
   Gostaria de fazer um esclarecimento, pedindo perdão à querida turma do Projeto Cintura Fina de Manaus. Quando fiz a postagem, tentei pesquisar fotos do projeto e não compreendi que essas eram as fotos de um projeto realizado em Manaus no bairro do Novo Reino, que teve início em 1 de Outubro de 2018. Recebi um comunicado do sr. Luciano J. Cunha de Cena que me explicou sobre o equívoco.Então, antes de tudo,gostaria de explicar que as fotos desta postagem são da turma maravilhosa que participa do Projeto Cintura Fina de Manaus. Gostaria de explicar que esse projeto tem o intuito de proporcionar saúde, em especial à mulher. Como sabemos, atividade física é peça fundamental na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. E esse projeto tem como objetivo integrar a comunidade e possibilitar lazer saudável e bom divertimento. Isso  é muito importante para a saúde, pois ninguém persevera em um programa de atividade física se não se sente estimulado pela turma. Então vamos hoje comemorar com essa turma a festa de um ano do Projeto Cintura Fina de Manaus! E que muitas outras cidades tenham esse núcleo como modelo, para o bem da saúde de todos.  
 O outro projeto, Cintura Fina: prevenção e controle da obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis foi implantado em 2012 pelo Centro Acadêmico de Vitória/ Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE), com o objetivo de realizar gratuitamente intervenções voltadas para a redução da prevalência da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis entre os usuários de Unidades de Saúde da Família (USF) do município. O projeto foi elaborado pelo CAV/ UFPE, em parceria com a Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão.
Vitória de Santo Antão, com um céu azul que se repete em várias fotos
fonte: wordpress.com
  O município da Vitória de Santo Antão é localizado na zona da mata Pernambucana, a 53 km da capital, e tem uma população de 133 mil habitantes.

Localização do município de Vitória de Santo Antão, a 53 km de Recife
fonte:ufrj.br

Quando e como se iniciou o projeto Cintura Fina de Vitória de Santo Antão ?
"No mês de setembro de 2012 iniciaram-se as atividades do projeto, com a reavaliação nutricional, avaliação física, além de uma avaliação do consumo alimentar.

E quanto à atividade física ?
"Iniciou-se também a realização de atividade física três vezes por semana, com duração de 50 a 60 minutos para grupos de cerca de 20 indivíduos. Nas terças-feiras são realizadas sessões aeróbias de ginástica, dança e circuito de exercícios Na quinta-feira é realizado um trabalho de força, ginástica localizada e resistência muscular. Na sexta-feira o objetivo da sessão é trabalhar a flexibilidade, coordenação e/ou relaxamento muscular. Cada sessão é dividida em três momentos; a)uma fase de alongamento e aquecimento; b) atividades específicas para o dia, e; c)exercícios de relaxamento".

Há acompanhamento individual e avaliação da saúde de cada participante? 
"A pressão arterial dos participantes é aferida no início e no final das sessões. A intensidade é monitorada por meio da escala de percepção subjetiva do esforço de Borg ( forma de monitorar o trabalho físico). As sessões são planejadas mensalmente pela equipe da educação física do projeto, quando são definidos os dias e os tipos de atividades a serem realizadas durante o período. A equipe também se reúne duas vezes por mês, para planejar e discutir as ações e atividades com a coordenação do Projeto."

Aula de zumba do Projeto de Manaus: as integrantes curtem as aulas e compreendem a importância do projeto
fonte: facebook
Os participantes também recebem orientação nutricional ?
"Os indivíduos inseridos no projeto recebem orientações nutricionais semanalmente por meio de consultas individuais ou atividades em grupos e orientações relacionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças pela equipe multiprofissional do projeto. São realizadas atividades educacionais  sobre a importância da atividade física e da alimentação saudável, e ministradas dinâmicas de grupo sobre temas como obesidade e sedentarismo.A avaliação nutricional e física é repetida bimestralmente e após 6 meses de intervenção os exames bioquímicos são reavaliados e os resultados entregues e discutidos com os usuários."

É possível fazer uma avaliação dos resultados do programa?
"Observou-se melhora significativa no peso, índice de massa corporal e circunferência da cintura, além de melhora na autoestima e qualidade de vida dos usuários, o que demonstra que a metodologia empregada vem apresentando um resultado favorável e pode ser utilizada como base para a elaboração de políticas e estratégias públicas. Espera-se, a longo prazo uma redução na ocorrência da obesidade e outras DCNTs e a diminuição dos custos diretos e indiretos com saúde no município."
O Projeto Cintura Fina de Manaus torna gostoso poder conviver em comunidade e possibilita fazer amizades... e que linda turma!
fonte: facebook


  Esses projetos foram idealizados tendo em vista o estilo de vida e a disponibilidade dos grupos que participam das atividades programadas. Envolvem toda a comunidade. Os participantes se empenham para suar e ficar em forma e acabam se divertindo, deixando os problemas de molho por um tempo. Isso promove a saúde física pois diminui o colesterol, contribui para reduzir a pressão arterial, eliminar o excesso de peso (na verdade, massa gorda) e dar mais força (com o aumento da massa muscular). Os participantes fazem amizades, divertem-se e, quando retornam aos problemas que deixaram de molho, estão revigorados e com mais energia para enfrentá-los. Junto com o corpo,  a vida também fica mais leve. E parabéns a todos os que participam dos dois projetos; como o de Manaus é o caçula, e, como a gente costuma ter um carinho especial pelo filho caçula, fica aqui meu desejo de que vocês continuem e cresçam cada vez mais fortes e saudáveis e perseverando nesse caminho sem abandonar o Projeto!


























Comentários

  1. Parabéns.... nossa obrigado pelas palavras do projeto cintura fina de Manaus♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço perdão mais uma vez pela confusão que fiz por causa do nome dos Projetos. A verdade é que os dois programas são vitoriosos! E como o de vocês é mais recente, precisa de mais atenção e carinho... que toda turma continue firme e com o compromisso de contagiar mais gente para participar, levando saúde e disposição a todo mundo que aderir ao programa! Parabéns ao Projeto Cintura Fina de Manaus!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,