Pular para o conteúdo principal

Exercício para ser feliz

O simples hábito de praticar exercícios regularmente pode prevenir e servir de apoio no tratamento da ansiedade e depressão
fonte: livemint.com

"Diante do marcado avanço tecnológico e das mudanças socioeconômicas inerentes à sociedade moderna, as pessoas passaram a sofrer com as pressões do cotidiano e em decorrência disso, os transtornos mentais se tornaram proeminentes na vida dos indivíduos. No Brasil os transtornos mentais já são a terceira causa de afastamento do trabalho, sendo a ansiedade e a depressão os mais prevalentes. Os tratamentos disponíveis para esses transtornos são medicamentoso e psicoterapia; alguns estudos têm sugerido haver relação da redução de ansiedade e depressão com prática de atividade física. Assim, o objetivo do presente estudo foi destacar as possibilidades de aplicação da atividade física como recurso auxiliar terapêutico destes transtornos." Esse é um trecho do artigo Efeitos da Atividade Física na Ansiedade e Depressão: uma revisão bibliográfica, cuja autora é Maria Eulalia Baleotti, fisioterapeuta, mestre em Biociências pela  Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.
A prática regular de exercícios em equipe combate a pressão alta, os problemas cardiovasculares e previne a ansiedade e depressão
fonte: heart.org

  Infelizmente, o estilo de vida que muita gente adota nos dias de hoje não contribui com a saúde física: sedentarismo e alimentação desregrada são considerados fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis. O que as pessoas desconhecem é que o estilo de vida também pode facilitar o surgimento de transtornos como ansiedade e depressão. As pressões no trabalho e o isolamento podem desencadear esses transtornos. Paralelamente aos remédios, é possível procurar apoio na atividade física regular, através da adoção de um programa de exercícios. Além de propiciar mais saúde física, é uma estratégia que permite um maior convívio com outras pessoas, o que também contribui para sanar esses problemas.


Qual seria a definição de ansiedade ?
Segundo o National Institute of Mental Health, a ansiedade ocasional faz parte da vida em determinados períodos, como em situações de trabalho, antes de uma prova ou na tomada de uma decisão importante.



Quando a ansiedade deixa de ser normal para tornar-se um transtorno ?
Sabe-se que a ansiedade considerada como normal é inerente à sobrevivência. Nas pessoas acometidas por transtornos de ansiedade, esses sentimentos persistem e podem piorar com o tempo, interferindo em seu cotidiano, rendimento escolar e relacionamentos. Nesses casos, a ansiedade passa a ser compreendida como patológica caracterizando-se como persistente, excessiva, desproporcional ao evento que a desencadeou, causando sofrimento e prejudicando os relacionamentos interpessoais, causando prejuízo nas atividades sociais e funcionais do indivíduo.
Adotar um programa regular de exercícios supervisionados é uma forma de garantir saúde física e mental
fonte: uwa.edu.au

Há pessoas que acreditam que a depressão é apenas um sentimento ou uma sensação de tristeza. Isso estaria correto ?
De acordo com o National Institute of Mental Health  depressão é uma doença real, que tem tratamento, atinge indivíduos de todas as idades e não deve ser considerada como fraqueza ou falha de caráter e sim como um transtorno comum e sério que afeta as atividades da vida diária dos indivíduos, como trabalho, alimentação, sono e relações interpessoais.

E como doença, ao que está relacionada ?
Está associada a fatores genéticos, biológicos e ambientais resultando em desequilíbrio químico de áreas cerebrais relacionadas com humor e emoção. Pode ser desencadeada por situações traumáticas, como perda de parentes, situações de estresse, dificuldade de relacionamento e experiências desagradáveis na infância.

Como poderíamos definir atividade física ?
De acordo com a ciência, poderíamos definir atividade física  como uma forma de movimento humano, estruturado, ou terapêutico, produzido por músculos esqueléticos resultando em um aumento substancial de dispêndio de energia, usualmente se manifestando em jogos ativos, desportos, ginástica, dança e formas de lazer ativo como cuidar do jardim, passear com o cachorro, caminhar, correr, pedalar, nadar, etc.
Além de elasticidade e boa forma, a yoga é um poderoso exercício para conter a ansiedade, proporcionando relaxamento
fonte: foreverfit.tv


A atividade física traz benefícios à saúde?
A atividade física, quando feita de maneira apropriada e prescrita de acordo com as possibilidades do indivíduo, pode trazer benefícios, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

  Como temos comentado em diferentes postagens nesse blog, a atividade física tem um impacto forte e positivo em vários  fatores  de risco – pressão arterial, glicemia e peso corporal, além do risco geral de incidência de doenças cardiovasculares e mortalidade.

E qual seria o efeito positivo da atividade física em relação à ansiedade e depressão ?
 A atividade física em conjunto com outros métodos terapêuticos, como remédios e outras terapias, pode ser utilizada como recurso viável para o tratamento e prevenção da ansiedade e depressão.
O contato com a água é relaxante não apenas para os nadadores profissionais
fonte: sportindustry.biz
O que se observou de  nas pesquisas que relacionam a atividade física e esses transtornos ?
Os resultados sugerem que indivíduos que não praticam atividade física têm, pelo menos parcialmente, maior chance de apresentar sintomas de depressão e ansiedade quando comparadas àquelas que praticam atividade física regularmente. Também se observou que o exercício físico regular e frequente pode auxiliar na redução dos escores indicativos para a depressão e ansiedade.

Qual seria a conclusão dessa pesquisa?
A atividade física pode ter um papel importante em relação aos transtornos analisados, o que poderia sustentar a prescrição da atividade física como recurso terapêutico em conjunto com outras terapêuticas já instituídas no tratamento e prevenção da ansiedade e depressão. 



 É confortante saber que existe tratamento para a ansiedade e a depressão, pois são transtornos que abalam a vida das pessoas até ao ponto de torná-las incapazes de trabalhar, além de tirar a coragem e a alegria de viver. Melhor ainda é saber que adotar alguns hábitos saudáveis como atividade física regular e alimentação balanceada, além de outros bons hábitos como moderação para beber, procurar ter um sono restaurador e a convivência com amigos e familiares, pode ser um grande apoio na prevenção e tratamento desses transtornos. Todos nós estamos sujeitos a ser vítimas desses problemas e, por isso, devemos tomar as precauções adequadas. Saber que é prudente prevenir e tratar essas doenças também pode nos tornar mais humanos e compreensivos para com aqueles amigos e familiares em que notamos sintomas desses transtornos. Isso já pode servir de consolo e apoio para eles.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,