Pular para o conteúdo principal

Exercício físico no combate aos vírus

O exercício físico regular aumenta a defesa do organismo contra a ação de células tumorais ou infectadas por vírus
fonte: cardiff.ac.uk
 

"O sistema imunológico é o mecanismo de defesa contra agentes agressores, agindo de forma organizada em oposição a agentes infecciosos e quaisquer outras possíveis ameaças. Esse sistema é composto por alguns órgãos, células e moléculas, que são responsáveis por respostas específicas ou não específicas, e ainda, é característico por sua complexidade, visto a interação no funcionamento dos mecanismos de resposta. Esses mecanismos são precisamente coordenados para proteger os tecidos corporais  e, entre estes, este sistema conta com a ação das células natural killer (NK). As células NK  têm como principais funções a destruição de células tumorais ou infectadas por vírus. O exercício físico pode alterar a contagem e a função das células NK. Essa alteração depende do tipo de exercício, da intensidade, da duração e do nível de treinamento de cada indivíduo. A presente revisão tem por objetivo descrever a influência do exercício físico na contagem e função das células NK." Esse é um trecho do artigo O exercício físico e as células natural killer: uma revisão sistemática da literatura, cujos autores são Fabiano Dall’Asta Rigo, Moacir Pereira Junior, Daiane da Rosa, Francisco Navarro e Fabio Henrique Ornellas. Todos eles têm grande experiência na área de Educação Física e Saúde.

       Que o exercício físico pode ser um grande aliado para manter a forma é uma realidade muito fácil de compreender. Talvez não seja tão óbvio para nós que o exercício físico possibilita ter mais saúde e que nos ajude na batalha contra muitos tipos de doenças como o câncer e as doenças virais como gripes e infecções. Esse artigo nos possibilita entender como o exercício físico regular pode nos ajudar a ter uma resistência melhor, possibilitando um aumento na imunidade. E isso pode ser de grande utilidade na nossa rotina e nos proteger em relação a um possível contágio. Antes de analisar esse artigo, seria interessante ter uma noção do que é o sistema imunológico.


As Células NK (Natural Killer), ou células exterminadoras, desempenham um papel importante nas defesas do organismo contra o câncer e várias infecções
fonte: t4h.com.br


                                                       Sistema imunológico
O sistema imunológico é o sistema biológico de defesa do corpo. O sistema imunológico identifica e defende o corpo de proteínas não-próprias, vírus, bactérias, fungos, parasitas e outros patógenos (organismos que são capazes de causar doença).O sistema imunológico compreende muitas células, órgãos e tecidos diferentes que trabalham juntos para combater infecções, danos celulares e doenças.(fonte: nutrindoideias.com)
     Dentro do sistema imunológico, as células NK atuam como a linha de frente das defesas do organismo: elas podem reconhecer e matar células cancerígenas, bem como células infectadas por vírus.
      A sua principal função está relacionada com as infecções virais e o seu controle, através da eliminação das células infectadas, evitando assim a multiplicação dos vírus. Identificadas pela primeira vez em 1975, foram rotuladas de Exterminadoras Naturais (Natural Killer); o termo natural killer deriva do fato de que sua principal função é a morte das células infectadas.(fonte: wikipedia.org)


 Começar um programa regular de exercícios pode proteger-nos melhor das doenças virais e do cãncer
fonte: livfitness.ca

O que são as células natural killer? Qual o papel delas?
"As células NK são uma classe de linfócitos e, tem como principais funções a destruição de células tumorais ou infectadas por vírus.'" Linfócitos são um dos diversos tipos de células de defesa do organismo e pertencem a um grupo de células chamadas de leucócitos ou glóbulos brancos. Essas células são produzidas na medula óssea e defendem o organismo contra doenças, infecções ou alergias.



Qual é a porcentagem dessas células em nosso organismo? 
"Entre os linfócitos presentes no organismo humano, as células NK representam aproximadamente 10% da contagem total." 

Como se realiza a "batalha" das células natural killer? 
"As células NK ativadas respondem de duas formas: destruir células infectadas e ativar macrófagos." Macrófagos são as células de grandes dimensões do tecido conjuntivo; intervêm na defesa do organismo contra infecções.

Além de aumentar a imunidade, os exercícios trazem mais benefícios: abdominais fortalecem as costas e evitam dores e lesões na rotina diária
fonte: farmingdalephysicaltherapywest.com


Há uma relação entre exercício físico e as células natural killer?
"Sabe-se que o exercício físico, tanto estímulo agudo quanto crônico, pode promover mudanças na concentração, proporção e na função das células NK." 


Como se explica o fato de o exercício físico possibilitar um incremento dessas células? 
"Isso se deve ao fato de que as células NK apresentam notável sensibilidade ao estresse promovido pelo exercício físico, o qual promove sua redistribuição do sangue periférico para os outros tecidos, sugerindo que as células NK podem ser um potencial elo entre exercício físico regular e o estado de saúde geral. Entretanto, durante exercícios muito prolongados a concentração de células NK circulantes pode tornar-se menor do que os valores basais (basal é o nível de atividade de uma função orgânica durante o repouso e o jejum).' 


Através desse estudo, o que foi observado ? 
"Nos estudos analisados observa-se variedade na resposta quantitativa e qualitativa das células NK, de acordo com as características do estímulo físico. Contudo, algumas particularidades referentes a alguns grupos reforçam a hipótese que as particularidades fisiológicas, o estado de saúde e o tratamento clínico também podem influenciar as células NK."



  Boa nutrição também é fundamental para a saúde: as frutas cítricas têm vitamina C , dando suporte ao sistema imunológico
fonte: thewholeu.uw.edu

As células Natural killer podem ajudar a combater o câncer? 
"Sabe-se que exercícios físicos induzem a produção de Interleucina 2 (IL-2) no microambiente do tumor, resposta que, consequentemente, auxilia o recrutamento das células NK para a regressão do câncer." A Interleucina 2 é uma proteína que regula as atividades das células brancas do sangue (leucócitos) que são responsáveis pela imunidade.



Quais seriam as conclusões desse estudo? 
"A intensidade e a duração do exercício físico, em uma ampla margem, podem influenciar quantitativa e qualitativamente as células natural killer. Nessa resposta, normalmente, ocorre elevação na contagem e função das células circulantes imediatamente com o término do estímulo físico e, posteriormente, observa-se uma queda na contagem, sendo, muitas vezes, abaixo dos níveis basais e, por conseguinte, retornado em no máximo 24 horas." 

   Pois é... muitas vezes temos uma preguiça danada para fazer exercícios físicos. Falta de tempo, de disposição, de aptidão ou de identidade com a atividade física são as desculpas mais frequentemente utilizadas. Pode ser que, considerando o fato de o exercício físico aumentar nossa imunidade, compreendamos a necessidade de vencer todas essas barreiras e tomar uma decisão inteligente. Não precisamos ser atletas profissionais, não somos obrigados a participar de competições, nem ao menos precisamos ter muita habilidade e destreza. Precisamos é ter consciência de que a atividade física é necessária e muito importante para a saúde. Para a saúde de cada um, de maneira particular e para a saúde de todos, o que chamamos de Saúde Pública.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,