Pular para o conteúdo principal

No combate à pandemia da ansiedade

Tão importante como combater o vírus é controlar a ansiedade durante a pandemia
fonte: theclinicondupont.com

                

" Transtornos de ansiedade podem acometer indivíduos em qualquer idade, sendo associados a vários fatores estressantes, como nervosismo, insônia e diversas queixas somáticas(comunicação de sofrimento psicológico em forma de sintomas físicos).A relação dos benefícios do exercício físico com a ansiedade vem sendo apontada em diversos estudos, que abordam os benefícios psicológicos da prática regular de atividades físicas. Este estudo tem como objetivo identificar, através de uma pesquisa bibliográfica, a influência dos exercícios físicos regulares no combate aos sintomas da ansiedade em populações com variações de características, tendo sempre em comum a presença de níveis consideráveis de ansiedade, e a busca da redução de tais níveis através da prática regular de exercícios físicos." Esse é um trecho do artigo Ação dos exercícios físicos regulares no controle da ansiedade em diferentes populações, cujo autor é Juliano Agapito, graduado em Educação Física,  mestre em Educação e especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho.

    A pandemia da Covid 19 tem sido origem de ansiedade para muitas pessoas, por diversos motivos: o isolamento, as preocupações com as questões econômicas e o pânico gerado por distorções de informações sobre o contágio. As próprias incertezas com relação ao fim da pandemia podem provocar alterações no humor e gerar insegurança. Nesse artigo, podemos compreender como o exercício físico realizado regularmente pode propiciar redução de sintomas de ansiedade. Antes, vamos tentar entender como o corpo humano reage ao exercício.

O exercício físico regular promove o aumento dos neurotransmissores
fonte: .greenandgrowing.org


                         Como o exercício físico regular controla a ansiedade
Uma das maneiras pelas quais os exercícios promovem a saúde mental é normalizando a resistência à insulina, aumentando os hormônios e neurotransmissores naturais associados ao bem estar e ao controle de humor, incluindo endorfinas, serotonina, dopamina, glutamato e GABA ( o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos). Entretanto esta não é única forma de ação. Os exercícios físicos, além de promover a síntese de neurotransmissores e hormônios, ajudam a metabolizar substâncias associadas ao estresse.
Músculos bem treinados têm níveis mais elevados de uma enzima que ajuda a metabolizar uma substância química do estresse chamada quinurenina. O aumento da produção de quinurenina pode precipitar sintomas depressivos. O músculo bem treinado produz uma enzima que limpa o corpo de substâncias nocivas.
Todos os transtornos mentais podem ser beneficiados por uma prescrição regular de exercício físico com um especialista na área de educação física. O trabalho em conjunto com a equipe de psicólogo e psiquiatra produz melhores resultados.(fonte: plenamente.com.br).

Quais os fatores relacionados à ansiedade?
"Quando colocamos em questão a ansiedade, acabamos relacionando-a com sentimentos de medo e insegurança, causados por algum tipo de expectativa ameaçadora. A ansiedade, por ser uma vivência especificamente humana, acompanha permanentemente todos os seres humanos durante seu desenvolvimento, tendo um caráter natural na maioria das vezes, experimentada por todos os tipos de pessoas, nas mais variadas situações, mas podendo também atingir níveis patológicos."

Qual a diferença entre medo e ansiedade?
"Em muitas situações a ansiedade é relacionada, ou confundida com o medo, mas a diferenciação é facilmente feita uma vez que se entende que a ansiedade é uma apreensão difusa, não específica, vaga e sem objeto, diferentemente do medo, que é uma reação a um perigo específico. As principais características que identificam a ansiedade são os sentimentos de incerteza e impotência em face do perigo. Trata-se de uma apreensão deflagrada por determinada ameaça aos valores que o indivíduo considera essenciais para sua existência e para a afirmação de sua personalidade." 
É melhor perder tempo exercitando-se do que sofrer por causa da ansiedade e suas consequências negativas
fonte: coachmag.co.uk

Qual seria a definição mais pontual para ansiedade?
"A ansiedade pode ser entendida como um estado emocional negativo, que pode gerar nervosismo, angústia, preocupação e apreensão, caracterizando seu componente de pensamento."

Como se classificaria esse fenômeno?
"Em busca de uma maior compreensão costuma-se considerar a ansiedade adotando duas formas distintas e complementares de classificação: ansiedade-traço e ansiedade estado. A ansiedade traço é considerada uma característica relativamente permanente da personalidade do indivíduo. A ansiedade-estado, por outro lado, é considerada como um estado emocional transitório e que representa uma resposta à percepção da situação ameaçadora, estando ou não presente o perigo real. "  

O exercício físico é uma ferramenta importante para combater a ansiedade
fonte: nbcnews.com

Em que fase da vida costuma ocorrer a ansiedade?
"Os transtornos de ansiedade podem ocorrer em qualquer idade, e são associados a vários sintomas estressantes, como nervosismo, insônia e queixas somáticas. Os transtornos da ansiedade são os transtornos psiquiátricos mais comuns na prática médica geral."

Como o exercício físico atinge o sistema neurológico?
"Quando simplesmente nos mechemos, são necessárias funções bastante complexas dos nervos e do músculo esquelético, que devem ser realizadas em frações de segundos. Esses eventos realizados podem ser repetidos por segundos, minutos e até horas. Realizamos movimentos voluntários e involuntários, e obviamente precisamos que nosso sistema neuromuscular organize de modo diferente as funções nervosas e musculares, dependendo do padrão de movimento exigido."

Atividade física, estilo de vida ativo e um programa regular de exercícios são a mesma coisa?
"O conceito de exercício físico é inadequadamente confundido com outros conceitos quando tratado por pessoas que não dominam com clareza o assunto. Expressões como atividade física e estilo de vida ativo são muitas vezes usadas para designar o exercício físico, bem como o termo exercício também é usado muitas vezes para designar atividades de diferentes características. O exercício físico é na verdade uma atividade realizada com o objetivo de melhorar, manter ou expressar um tipo específico de aptidão física, que é um estado de funcionamento corporal caracterizado pela capacidade de tolerar o estresse desse exercício."

 Orar pode ser também uma medida terapêutica para conter a ansiedade, uma forma de relaxar e orientar as emoções  
fonte: dnyuz.com

Poderíamos afirmar que há um ganho de saúde quando nos exercitamos regularmente?
"Quando o exercício físico passa a ser utilizado de forma regular a fim de melhorar a aptidão física, ele remete a mais um conceito comumente utilizado na fisiologia do exercício, o conceito de treinamento físico. Tal conceito é importante primeiro por revelar que uma cessão de exercícios precisa aplicar um estímulo para melhoria dos componentes da aptidão física, e também, o corpo deve ser capaz de realmente melhorar em certas funções quando exposto de uma forma rotineira a esse exercício."  

Quais seriam as conclusões desse estudo?
"Fazendo o levantamento dessas informações através dos 20 artigos pesquisados, pode-se concluir que existem efeitos benéficos dos exercícios físicos regulares nos níveis de ansiedade, associada ou não com outras patologias. Exercícios aeróbios são os mais utilizados nas pesquisas visando redução da ansiedade, e também são os que apresentam até então os melhores resultados." 

   Podemos concluir que, ao adotar um programa regular de exercícios, estamos prevenindo uma série de alterações nocivas que o sedentarismo pode gerar. O exercício físico regular afasta o risco de uma série de doenças crônicas como o diabete do tipo 2 e a síndrome metabólica, que hoje se consideram relacionados com os transtornos de humor como a ansiedade e a depressão. E é um apoio real para quem faz uso de  medicamentos para conter a ansiedade, com resultados muito positivos tanto no combate como na prevenção desse transtorno. Além disso, há um acréscimo na aptidão física e um ganho real de saúde e qualidade de vida. Não é um bom negócio?















  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da musculação para a vida longa

  A musculação é uma ótima atividade para grupos de meia idade e terceira idade fonte:gmacademia.com.br "Doenças geriátricas no Brasil começam aos 40 anos, idade em que surgem os grandes problemas degenerativos, coronariopatias (danos ou doenças nos principais vasos sanguíneos do coração), diabetes e hipertensão.    A atividade física regular torna o idoso mais dinâmico e com menor incidência de doenças. Com isso o indivíduo da terceira idade terá melhor qualidade de vida e autoestima. Uma das atividades mais recomendadas para o idoso é a musculação, a qual mantém e até mesmo pode aumentar a força muscular, melhorando os movimentos básicos diários. Diante disso, a atividade física parece ser sem dúvida, um dos meios para se evitar que o homem passe por um processo normal de envelhecimento para um envelhecimento mais saudável. Através desta pratica, muito dos problemas dos idosos podem ser amenizados, proporcionando-lhes uma vida saudável e tranquila . " Esse é um

Treinamento do Core e a nota dez da ginasta

A ginasta Katelyn Ohashi tem a região do Core extremamente fortalecida fonte : www.abola.pt  "O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.   Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas, psicológicas e sociais de tal indivíduo. Desta forma, pode-se interpretar que o treinamento deve ser global desenvolvendo o indivíduo integralmente.    Em tradução literal do inglês, a palavra Core significa centro, núcleo. O Core se refere aos músculos que controlam e estabilizam os movimentos da pelve e da coluna lombar, e pode ser identificado como

Começar um programa de exercícios físicos é de muitos, perseverar, de poucos

Adotar um programa regular de exercício é incorporar um hábito e definir um estilo ativo de vida fonte: sportadvisory.com  "A necessidade de se compreenderem os condicionantes e as consequências da adesão ao exercício físico estende-se desde o contexto de programas médicos supervisionados até o domínio da saúde pública. Esse campo de estudo, cujo acúmulo de conhecimentos ainda é pequeno diante de sua importância (principalmente no Brasil), não pode ser visto como domínio exclusivo de uma área específica de conhecimento. Já em meados da década de 1990, cientista da área apontava não ter havido avanços significativos no nível de prática de exercícios em nações industrializadas. Essa situação parece perdurar, haja vista que mais de 60% da população adulta em quase todos os países desenvolvidos e nas áreas urbanas do mundo menos desenvolvido apresenta níveis insuficientes de atividade física." Esse é um trecho do artigo Programas e campanhas de promoção de atividade física,